terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um caso de amor à vida e superação!!!

Semana passada num dos milhares de empregos que tenho (rs), atendi um rapaz que me emocionou muito.

Iniciamos há poucos meses um serviço de informática para deficientes visuais (ou cegos), e devo confessar que a cegueira pura é muito nova para mim.

Vou explicar: eu estou acostumada a atender casos de deficiencia visual no contexto de situações clínicas graves, como paralisia cerebral grave ou deficiência mental.

A cegueira pura, em pessoas com mobilidade e cognição normal é para mim um novo mundo, onde os pacientes me relatam suas experiências, suas dificuldades e sua percepção sobre a situação.

Pois bem, esse rapaz, B. de 23 anos, estava saindo do seu curso de informática à noite, quando tinha 16 anos e foi abordado por 2 assaltantes, que levaram seu pouco dinheiro e na fuga dispararam 2 tiros na direção de B. Os dois disparos acertaram a cabeça na região posterior (occipital). Uma bala entrou e saiu e a outra continua alojada. Após várias cirurgias e cerca de 3 meses de internação, B. foi liberado do hospital com poucas sequelas motoras e sem sequelas cognitivas, mas sem enxergar nada em ambos os olhos e com uma epilepsia controlada com medicamentos que ele toma até hoje.

A região occipital é a responsável pela visão e embora seus olhos continuem normais, ele não enxerga pois o cérebro não processa essa informação – é o que chamamos cegueira cortical.

A partir daí, surge uma história de superação, B. vai à escola, onde se alfabetiza em Braile, quer fazer computação e violão e está aprendendo a tocar violino para fazer parte do grupo de música de sua igreja. Em casa, é independente para todas as atividades (toma banho, se troca, vai ao banheiro, come). E se recusou a receber o auxílio doença (LOAS) pois ele quer mesmo é trabalhar e não se sente incapacitado em momento algum.

Terminou a consulta me dizendo: Doutora, acho que a bala destruiu a parte ruim do meu cérebro! Aquela que sentia raiva e tristeza. Ficou só a parte boa, que sente alegria de viver e que ama à todos!

Terminei a consulta sentindo um misto de emoção e admiração e agradecendo a oportunidade de conhecer pessoas tão diversas e tão ricas em suas diferenças!!

Boa semana! Um abraço!
Dra Alessandra

sábado, 28 de agosto de 2010

II Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Nossa, uma semana de evento!!!

Como dá trabalho e como cansa. Ainda mais porque à tarde trabalhei normalmente todos os dias!! Ufa!!!

Mas o evento foi lindo. Palestras de altíssima qualidade, com profissionais de ponta em suas especialidades, bom público todos os dias, enfim, um sucesso.

Sentimos falta dos empresários da região no dia dedicado à empregabilidade!! Realmente lamentamos que a luta pela inclusão do deficiênte no mercado de trabalho ainda estaja tão incipiente na nossa região.

Porém, assistimos emocionados o relato do Sr Pedro Funke da empresa MWM, que tem um trabalho fantástico e duradouro na capacitação e inclusão do deficiente especialmente intelectual no mercado. Provando que com boa vontade e amor, é possível sim, realizar um bom trabalho.

As palestras do dia dedicado à saúde foram muito bem elaboradas, com a Dra Simone Spadafora falando sobre terapias complementares e nos deixando a mensagem que o indivíduo deve ser olhado como um todo. E após, a Dra Priscilla Cezarino da AACD falou sobre os avanços na reabilitação, nos deixando com água na boca com todas as novidades nesta área. Temos muito trabalho pela frente.

No dia da educação, a Dra Marina Guimarães nos falou brilhantemente sobre autismo e as situações no espectro do autismo e como lidar com esses indivíduos em sala de aula!!

Não posso ainda deixar de citar, o Dr Alexandre Palermo e sua palestra sobre uso de drogas, muito eficiente em tocar os jovens sobre esse problema de saúde pública.

E finalmente, nossa palestra na câmara dos vereadores foi fundamental para iniciar uma tão necessária parceria com o poder público de forma amistosa, porém séria e responsável.

Enfim, muita novidade, muito conteúdo de qualidade. Uma semana para entrar oficialmente no calendário de Cotia!!

E agora, de volta à vida!!! Semana que vem, já teremos postagens inéditas!!!


Um abraço
Dra Alessandra

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência - Está chegando!!!

Pessoal, está chegando o nosso evento!!! De 23 a 27 de agosto de 2010. O CMDDPcD - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cotia preparou uma programação rica e profunda, com profissionais de variados setores, empresas, saúde, educação, juntos na luta pela valorização da pessoa com deficiência.

Dia 23(2ª feira): abrimos a programação com políticos da região no Pequeno Cotolengo. Venha conhecer seus representantes e saber quais providencias estão sendo tomadas por eles ns mais variadas áreas.

Dia 24 (3ª feira): o encontro será no colégio Desafio. Voltado para o público adolescente, o tema central é o uso de drogas e a tolerância na convivência com as diferenças.
Às 18h vamos à Câmara dos Vereadores de Cotia mostrar nosso trabalho e entregar o projeto de lei que torna a semana oficial no nosso município.

Dia 25 (4ª feira): a Secretaria de Educação de Cotia abre suas portas para falarmos sobre autismo, reabilitação desportiva e o trabalho desta secretaria na inclusão dos deficiêntes do município. Pais e professores!! Esse dia é imperdível.

Dia 26 (5ª feira): vamos à ASSEC (Sociedade Espírita de Cotia) falar de saúde. Terapias complementares (foco no idoso) e Novidades em Reabilitação, com renomado especialista da AACD. Finaliza Dr Cláudio Saraiva, secretário da saúde de Cotia, com as propostas da secretaria para o atendimento do deficiênte.

E finalmente dia 27 (6ª feira): o CIESP recebe mais uma vez nosso evento com os empresários na região com foco na formação e empregabilidade do deficiente.

Um bom café, abertura com apresentações de entidades que trabalham com o deficiênte na região (APAE, CEIC, Cotolengo), exposição de trabalhos dos atendidos, enfim, um evento feito com muito carinho para todos os que se interessam por um sociedade mais justa e inclusiva.

Saiba mais informações no site: http://www.semananacionaldodeficiente.com.br/

Ah! Só um detalhe: semana que vem estarei trabalhando no evento, portanto meio sumida do blog!!

Um abraço
Dra Alessandra

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MAIS PRÓXIMOS


Amigos que me acompanham no blog: estive vendo minhas postagens e elas estão muito sérias e científicas!! Não que eu não seja séria...rs, mas quem me conhece sabe que sou uma pessoa leve, sorridente e que adoro contar e principalmente ouvir uma boa história (ou um causo, como era na minha infância no interior do Brasil).

Assim, inspirada no blog de uma amiga que também é neurologista (só que de adulto – e ótima por sinal), a Tatiane - http://mulhermaemedica.wordpress.com, resolvi que vamos mesclar temas neuropediátricos (claro, né?) e de acupuntura à casos e histórias da minha vida e dos meu pacientes (obviamente com o devido sigilo) que eu ache interessante e que talvez possa ajudar quem lê esse espaço de manifestação.

Como disse à vocês, sou geminiana e ADORO mudanças. Acho que flexibilidade mental é uma das minhas características mais marcantes (se isso é positivo ou negativo, depende do contexto) e estou animada para experienciar essa nova fase.

Se não gostarmos.... mudamos de novo!!! Pois como disse sabiamente meu ídolo Albert Einstein: a vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio é necessário estar em movimento!

Um abraço
Dra Alessandra

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Comunidade Aprender Criança

Congresso Aprender Criança 2010

Neste fim de semana fui ao Congresso Aprender Criança 2010, que aconteceu em Ribeirão Preto. Um final de semana interessante, primeiro porque fugi do frio e do tempo nublado de São Paulo e segundo porque esse congresso tem a finalidade de reunir profissionais de saúde e educação num só lugar para falarmos das questões médicas relativas à aprendizagem.

Palestras sobre TDAH (Transtorno de Déficit de Atençaõ e Hiperatividade), dislexia, discalculia, formas de suspeitar precocemente destas situações, a forma correta do professor abordar a situação, quando encaminhar, foram assuntos correntes no encontro.

Destaque para o meeting exclusivo de médicos onde discutimos novos medicamentos para o TDAH e para aplestra do Dr José Alexandre Bastos sobre Fatores Preditivos de Desempenho em Matemática.


Outros destaques, foram as palestras sobre neurônios espelho, metacogniçao e educando funções executivas.

Em todos os momentos se falou do papel da família em todo o processo de educação das crianças, a participação, a motivação, o empenho e o reforço positivo familiar são insubstituíveis em qualquer processo de aprendizagem, especialmente quando há alguma dificuldade.

Enfim, novidades, comunicação entre duas áreas improtantes na vida da criança, na quente e bela Ribeirão Preto, num fim de semana extremamente agradável.

Um abraço
Dra Alessandra

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Memória - continuação. Dicas para melhorar sua memória

Como vimos semana passada, a memória não está localizada em uma estrutura isolada no cérebro; ela é um fenômeno biológico e psicológico envolvendo uma aliança de sistemas cerebrais que funcionam juntos.

Você sabia que toda vez que você aprende alguma coisa ou adquire alguma experiência, as células do seu cérebro sofrem uma alteração e essa alteração refletirá em seu comportamento?
Por exemplo, se você já passou por uma rua à noite e percebeu que ali haviam pessoas com aparência estranha e perigosa, você evitará passar por aquela rua novamente.
Neste exemplo, o comportamento foi modificado em decorrência de uma experiência (aprendizagem). As alterações celulares decorrentes da aprendizagem e memória são chamadas de plasticidade neuronal.

Então, após entender os mecanismos da memória, como melhorar a sua memória?
Existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar a sua memória, entre as quais o uso de determinadas técnicas mentais, e os cuidados com a nutrição e os medicamentos.

1)Estimular a memória: Utilize ao máximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Se você trabalha em um escritório, aprenda a dançar. Se for um dançarino, aprenda a lidar com computador; se trabalhar com vendas, aprenda a jogar xadrez; se for um programador, aprenda a pintar.
Isto poderá estimular os circuitos neurais do seu cérebro a crescerem.

2)Prestar atenção: Não tente guardar todos os fatos que acontecem, mas focalize sua atenção e se concentre naquilo que você achar mais importante, procurando afastar de si todos os demais pensamentos.
Exercício: pegue um objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentre nela. Pense sobre suas diversas características: seu material, sua função, sua cor, sua anatomia, etc. Não permita que nenhum outro pensamento ocupe a sua mente enquanto voce estiver concentrado na caneta.
A meditação é também um interessante recurso para estimular sua atenção.

3)Relaxar: É impossível prestar atenção se você estiver tenso ou nervoso.
Exercício: Respire profundamente, segure o ar por cerca de 5 segundos. Solte lentamente por 8 seguntos e retenha novamente por mais 5 segundos.

4)Associar fatos a imagens: Aprenda técnicas mneumônicas.Elas são uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informação.

5)Visualizar imagens: Veja as figuras com os "olhos da mente".
Exercício:
• Feche os olhos e imagine um ovo frito.
• Sinta o o aroma e a maciez do ovo.
• Visualize a gema e a clara.
• Imagine-se saboreando o ovo, com o pão molhando a gema.
Se a sua boca se encheu de água enquanto você visualizou esta cena, então você fez um bom trabalho!
Procure identificar ingredientes dos alimentos pelo gosto e pelo cheiro.
Faça isto diariamente e depois procure recordar dos mesmos.

6)Alimento: Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: tiamina, ácido fólico e vitamina B12. São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas.

7)Água: A água ajuda a manter bem funcionante os sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas.

8)Sono: Afim de se conseguir uma boa memória, é fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória.
A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.

Dicas tais como : tomar notas, organizar-se, usar um diário, manter-se em forma, check up regular da saúde, são importante para a manutenção não só da memória, como da saúde geral.

A contínua atividade intelectual como a leitura, exercícios de memória, palavras cruzadas e jogo de xadrez auxiliam a manutenção da memória.

Um estilo de vida ativo com atividade física regular e uma dieta saudável são dicas básicas para a manutenção da memória. Portanto, aproveite o início do semestre e mãos à obra.

Para outras informações, veja: Os labirintos da Memória - Ivan Izquierdo - Ciência Hoje

Um abraço
Dra Alessandra

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....