sexta-feira, 19 de agosto de 2011

FORUM DE NEUROCIÊNCIAS


Olha eu aqui, pontualmente, como era minha proposta inicial... rs.

O dia hoje foi lindo, ensolarado, o mar morno convidava ao ócio e ao relaxamento, mas firmemente fui animada para aula. E não me arrependi. As palestras foram muito boas.

Começamos o dia com o professor Jaderson Costa da Costa da PUC-RS nos brindando com os estudos com células-tronco. Muitos estudos e pesquisas em andamento, para nós neurologistas especialmente em epilepsia. Os estudos ainda são incipientes e sua utilização clínica ainda deve demorar alguns anos,porém são animadores.

A conclusão da aula foi que "o que acontece na China, fica na China"... rs, ou seja, o uso indiscriminado desse recuso sem base clínica e científica não é ético e nem resolutivo.

Seguimos com os convidados internacionais - o alemão Tobias Banascewski e a inglesa Katya Rubia - que nos brindaram com os avanços na neurobiologia e neuroimagem no TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e a boa notícia é que provavelmente em alguns anos teremos exames de imagem ajudando no diagnóstico e no tratamento deste transtorno.

À tarde, discutimos um caso clínico de TDAH com os palestrantes Paulo Knapp, Luis Rohde e os convidados internacionais.

E finalizamos com a brilhante palestra do Dr Diogo Lara, também do RS, com o enfoque em traços de personalidade como preditor de afecções psiquiátricas e melhor ainda, como um tratamento ou um manejo prévio para a prevenção de transtornos psiquiátricos.

A dica é o site www.temperamento.com.br

Chega lá, faça o teste e receba um perfil de sua personalidade e dicas de como lidar com ela.

Amanhã, mais um dia pleno de sol, mar e estudos!!


Bom final de semana

Dra Alessandra

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TEMPOS CORRIDOS


Tento, verdadeiramente, ser organizada!! Ter um rotina mínima, não deixar as coisas passarem numa velocidade maior que minha capacidade de observá-las. Todos aqueles conselhos que compartilho com vocês neste espaço eu realmente tento colocar em prática.

Entretanto, às vezes isso não funciona como eu gostaria. Minha proposta pessoal é postar pelo menos uma vez na semana,mas nesses últmos meses, não tenho conseguido. Estive em férias e a volta é cruel. Como se todo o trabalho ficasse paradinho me esperando voltar. Em parte isso é real, já que sou a única neuro na maioria dos locais onde trabalho.

Mas aprendi que sem pressa e sem me culpar por esse momentos, eu volto a me organizar, porque o mais importante nesse processo é não perder o foco e as minhas prioridades. E relaxar quando as coisas não saem exatamente como eu quero.

Difícil?? MUITO! Um exercício de tolerância e humildade, onde às vezes me saio bem, em outras nem tanto!!

Semana passada estive em Manau para dar aula e aproveitei para conhecer aquela cidade linda e quente e aquela natureza exuberante, que me renovou.

Hoje estou num lugar lindo, com uma natureza paradisíaca, pronta para dois dias intenso de aulas e atualização em TDAH. Animada com sempre e com a proposta pessoal de compartilhar com vocês todas as novidades!

Vamos torcer para funcionar!! E ter paciência, caso não aconteça!!

Essa é minha proposta: vamos aproveitar o dia de hoje, estabelecer metas básicas e dar o espaço necessário ao improviso. Eu estou tentando!!!


Bom final de semana

Um abraço

Dra Alessandra

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....