sábado, 29 de dezembro de 2012

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES



Caminhando e cantando e seguindo a canção, assim começa a bela canção de Geraldo Vandré, símbolo da resistencia à ditadura dos anos 60/70.
Comecei esse texto com a letra desta música tão forte e tão atual, para refletirmos sobre o ano que passou e o que virá.

Nossa vida é um retrato fiel de nossas escolhas. Eu caminho cantando e confiando. Com o olhar atento ao bom da vida, mesmo quanto ele parece ter se perdido na rotina, nos problemas, na corrupção, na violência, na injustiça. Eu caminho e confio!

E ele continua dizendo na música, que somos todos iguais. Sim, iguais! Acredito que somos iguais e vivo isso, luto por isso. Essa é uma das minhas escolhas. Meu trabalho, minhas crianças, que me ensinam a olhar o mundo com mais suavidade.  E eu aprendo com elas a sorrir e a ser feliz, mesmo quando a maré está adversa.

Esse ano foi um bom ano, com boas escolhas e boa colheita. Mas não foi fácil, acho que nunca é. Um anos, doze meses, 365 dias é muito tempo para não termos nenhum aborrecimento. Tive alguns, é claro, mas escolhi o sorriso. Escolhi tentar me manter leve na medida do possível. E olhar as flores, sentir a relva, contemplar o belo. 

Vocês já sabem que gosto de usar datas comemorativas para refletir, mas nenhuma delas me toca tanto quanto o Ano Novo. Novo! Fresco! Cheio de possibilidades de mudança, crescimento, aprendizagem. Limpo armários em casa e no meu emocional. Observo, não julgo, perdoo. Pelo menos tento e sinto que melhoro um pouco a cada ano. É um processo lento, mas muito bonito. Mais belo que o lugar da chegada é o caminho. Aprecie!

E sigo, como dizia Cora Coralina, derrubando minhas pedras e plantando flores.

Escolhendo o amor, acima de tudo. O amor que traz em si o perdão, a compaixão, a caridade, enfim, tudo o que de melhor há no mundo.


Esse é meu desejo, que cada um de nós olhe 2013 como um ano de enormes possibilidades para a prática do amor em todas as suas nuances. Amar a si mesmo, amar sua família, seu amigo, seu vizinho, os animais, as plantas, todos como irmão e companheiros de caminhada. Se for assim, cada um fazendo um pouquinho, tenho certeza que constuiremos um ano inesquecível, o melhor do resto de nossas vidas!
Saúde! Feliz Ano Novo!
Sejam felizes. Escolham a felicidade!
Abraços
Dra Alessandra

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....