quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

A equipe multidisciplinar – Novidades 2017



Eu acredito muito, mas MUITO na terapia multidisciplinar. Especialmente nos transtornos do desenvolvimento, onde na maioria das vezes, vários aspectos motores e cognitivos estão envolvidos, olhar essa criança como um todo, estimulando todas as áreas do desenvolvimento é a melhor abordagem. 

Só para lembrarmos, o termo avaliação ou terapia multidisciplinar descreve a parceria entre diversos profissionais da área da saúde para a avaliação diagnóstica e o tratamento de um paciente.

Hoje trabalhamos com várias especialidades interligadas para melhor cuidar de nossas crianças. Temos a neurologia infantil e a neuropsicologia para diagnóstico e intervenção.

A fisioterapia, a terapia ocupacional (com a sala de integração sensorial), a fonoaudiologia (para linguagem e disfagia), a terapia ABA (uma psicoterapia comportamental), a psicoeducação para pais, os acompanhantes terapêuticos (AT) para as escolas e a musicoterapia já faziam parte do nosso arsenal terapêutico, além da acupuntura e da nutrição.

Este ano, passamos também a contar com a presença da psicopedagoga Romy Bernardes. Especializada em dificuldades na matemática e alfabetização de crianças com dislexia, ela vem somar na abordagem de crianças e adolescentes com distúrbios do aprendizado. A ideia é montarmos ainda neste primeiro bimestre um núcleo específico de atendimento a esses pacientes com várias possibilidades terapêuticas interligadas, desde a avaliação, diagnóstico, proposta de tratamento, orientação escolar e parental, além de adaptação curricular.



Um abraço 
Dra Alessandra

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....