Eu acredito
muito, mas MUITO na terapia multidisciplinar. Especialmente nos transtornos do
desenvolvimento, onde na maioria das vezes, vários aspectos motores e
cognitivos estão envolvidos, olhar essa criança como um todo, estimulando todas
as áreas do desenvolvimento é a melhor abordagem.
Só para lembrarmos, o termo avaliação ou terapia multidisciplinar descreve a parceria entre diversos profissionais da área da saúde para a avaliação diagnóstica e o tratamento de um paciente.
Hoje trabalhamos com várias especialidades interligadas para melhor cuidar de nossas crianças. Temos a neurologia infantil e a neuropsicologia para diagnóstico e intervenção.
A fisioterapia, a terapia ocupacional (com a sala de integração sensorial), a fonoaudiologia (para linguagem e disfagia), a terapia ABA (uma psicoterapia comportamental), a psicoeducação para pais, os acompanhantes terapêuticos (AT) para as escolas e a musicoterapia já faziam parte do nosso arsenal terapêutico, além da acupuntura e da nutrição.
Este ano, passamos também a contar com a presença da psicopedagoga Romy Bernardes. Especializada em dificuldades na matemática e alfabetização de crianças com dislexia, ela vem somar na abordagem de crianças e adolescentes com distúrbios do aprendizado. A ideia é montarmos ainda neste primeiro bimestre um núcleo específico de atendimento a esses pacientes com várias possibilidades terapêuticas interligadas, desde a avaliação, diagnóstico, proposta de tratamento, orientação escolar e parental, além de adaptação curricular.
Um abraço
Dra Alessandra
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