Na prática, o brincar, atividade informal e espontânea, pode ser utilizada de maneira formal, como recurso terapêutico pelos profissionais que trabalham com crianças, por ser a maneira delas se relacionarem com o mundo externo.
Além de meio terapêutico, as brincadeiras revelam muito da personalidade e dos conflitos das crianças, sendo, portanto um excelente método diagnóstico. A simples observação do brincar pode levar um proficcional a conhecer profundamente uma criança. Pais, educadores e cuidadores podem também, ao observar e interagir com as brincadeiras, conhecer mais sobre a personalidade de seus filhos.
Crianças com necesidades especiais necesitam ainda mais da estimulação da brincadeira como método de reabilitação. Ao possibilitar o espaço de brincar, o profissional impulsiona a criança a fazer sua brincadeira acontecer, ou seja, torna-la realidade, pois estará concretizando situações próprias, conflitantes ou não. E permite-se com que venham à tona determinadas situações e fatores que de outra forma seriam muito difícil de captar e detectar.
No caso da criança com paralisia cerebral, devido ao comprometimento motor (reflexos, tônus muscular), limitar todas essas experiências citadas anteriormente, necessárias para o desenvolvimento neuropsicomotor, o brincar torna-se ainda mais importante para a estimulação. Utilizando o brincar como um recurso terapêutico, valorizamos o movimento, a imagem e o ritmo próprio – elementos básicos a serem reconhecidos, estimulados e desenvolvidos. Á partir do brincar a criança irá mostrar para o terapeuta, suas possibilidades e limitações. Ao analisar as vantagens que a atividade recreativa proporciona no atendimento à criança com Paralisia Cerebral, o profissional será capaz de potencializar as intervenções clínicas em benefício desta.
O tratamento de crianças com Paralisia Cerebral, requer uma equipe multiprofisional e nesta deve sem dúvida, esta incluso o Terapeuta Ocupacional um profissional capacitado para conduzir o brincar de forma lúdica e terapêutica, dando funcionalidade a esta.
A confecção dos brinquedos também traz uma sensação de muito prazer à criança,aumentando a sua auto-estima, bem como vários outros enfoques que podem ser trabalhados e avaliados nessa construção.
Assim, mudar nosso olhar para a importância do brincar na vida das crianças é fundamental para darmos à elas a melhor estimulação para o desenvolvimento pleno de suas capacidades motoras e cognitivas. Tirar um tempo do seu dia para brincar com filhos, sobrinhos ou netos, olhar nos olhos e se envolver de coração com a brincadeira é terapêutico não só para a criança, para o adulto, e principalmente, para o vínculo afetivo desta relação.
Um abraço
Dra Alessandra
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