sexta-feira, 8 de junho de 2012

O mundo da epilepsia

Cercada de mistérios e preconceito desde a antiguidade, a epilepsia é sempre um tema interessante de estudar e tratar. Com uma prevalência de 1% na população geral, é importante olhar sem medo para esse assunto.

O congresso está sendo muito interessante. A epilepsia foi amplamente discutida, em todos os seus aspectos. Um programa abrangente, com convidados bastante expressivos no cenário atual, fizeram deste um proveitoso encontro.

Iniciamos com o dificil diagnostico diferencial da epilepsia com outros eventos paroxisticos. Muitos eventos podem ser confundidos com epilepsia, desde doenças do movimento, até as chamadas CNEPs, que são as crises não epilépticas psicogênicas, diagnóstico esse só esclarecido com a realização do vídeo-EEG.

Passamos então, ao estudo da nova classificação proposta pela ILAE - liga internacional contra a epilepsia. E novamente voltamos a utilizar o termo convulsão como sinonimo de epilspsia.

Muito se falou das possibilidades de exames na investigação etiológica, com exames de imagem e genética. Indicações cirúrgicas das epilepsias foram bem exploradas também.

Outro tópico bastante revisitado foi o da associação da epilepsia com os transtornos psiquiátricos. Há tempos essa associação é conhecida, mas só agora vem sendo mais profundamente estudada.

E finalmente, tratamento e prognóstico em longo prazo das mais diversas síndromes epilépticas, com o advento de novas medicações e o olhar mais abrangente do paciente epiléptico como um todo, visando não só o controle das crises, como também uma melhor qualidade de vida e um impacto funcional menor. Enfim uma abordagem mais humana do individuo com epilepsia.

Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....