terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?



Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação. Mas minha prática clínica tem me trazido uma visão diferente. Atendo muitas crianças e adolescentes com transtornos ansiosos por vezes graves o suficiente para impactar negativamente de forma profunda a qualidade de vida.

A ansiedade pode ser entendida como um quadro composto por aspectos emocionais e por reações fisiológicas. Diferencia-se do medo e da ansiedade adaptativos por serem comportamentos excessivos ou persistirem além de períodos apropriados ao nível de desenvolvimento.

Estudos epidemiológicos indicam que os transtornos ansiosos na infância e na adolescência têm uma prevalência estimada de 8% a 12%. É uma das psicopatologias mais comum na infância e adolescência, e sua presença pode trazer impacto negativo na vida da criança, necessitando diagnóstico e tratamento precoces, além de frequentemente se apresentar em comorbidade com outras situações, especialmente com a depressão e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.

Gosto muito de uma frase que diz que ansiedade é o excesso de amanhã. Vamos então perceber nossas crianças e mostrar a elas que o amanhã é um dia cheio de possibilidades e de felicidade.

Um abraço
Dra Alessandra

Um comentário:

  1. Prezada Dra. Alessandra,
    Imagine um livro ou e-Book abordando temas da sua especialidade com seu nome na capa.
    Assim poderá compartilhar o conhecimento da melhor forma e gerar autoridade, sendo também ferramenta para fidelizar e gerar novos pacientes, entre outros benefícios, como fazem as maiores referências médicas do Brasil e exterior.
    Elaboramos todo o conteúdo a partir de informações verbais ou escritas, com agilidade e custo bem razoável. Fazemos também textos para postar em redes sociais ou com qualquer outra finalidade.
    Para conhecer o meu histórico profissional, acesse este link www.recantodasletras.com.br/autores/oscarsilbiger
    Podemos enviar exemplos de livros produzidos para médicos, preferencialmente para o seu WhatsApp.
    Estamos à disposição para mais informações.
    Obrigado e até breve.
    Oscar Silbiger / Diretor
    Vida Escrita
    Av. Rotary 125
    Campinas / SP
    Tel.: 19 99217-7849

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....