domingo, 21 de setembro de 2014

GRUPO DE TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS E DÉFICITS COGNITIVOS EM EPILEPSIA

Divulgando um serviço importante:

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP conta agora com um ambulatório para crianças com EPILEPSIA ROLÂNDICA (ou EPILEPSIA BENIGNA DA INFÂNCIA COM PAROXISMOS CENTROTEMPORAIS) e adolescentes/adultos com EPILEPSIA MIOCLÔNICA JUVENIL.
Os pacientes com estas síndromes epilépticas podem apresentar distúrbios cognitivos e psiquiátricos sutis, que podem passar despercebidos pelos familiares e demais no início do quadro. A detecção precoce e o conhecimento destas características permite a intervenção precoce, quando necessário, a fim de evitar que estes déficits se agravem posteriormente.
Pacientes com estas síndromes epilépticas que já apresentem distúrbios cognitivos, dificuldades escolares, dificuldades de aprendizado, TDAH, transtorno ansioso ou depressivo também serão avaliados e orientados.
Este se caracteriza como um programa único. Para tal, o ambulatório oferece avaliação multidisciplinar com a participação de Neurologistas, Neuropediatras, Psiquiatrias, Psiquiatras da Infância e da Adolescência, Neuropsicólogas e Fonoaudiólogas.
Ao término, o paciente e sua família receberão uma avaliação devolutiva de toda a equipe para o paciente, médico referente e família.
Está em elaboração um protocolo de reabilitação, caso haja interesse, necessidade e adesão.
Só entrarão no processo de avaliação (triagem) os indivíduos com Epilepsia Rolândica ou Epilepsia Mioclônica Juvenil (ativa ou pregressa, em tratamento ou não).
O agendamento e a triagem são realizados às 3a. feira pela manhã.
Os interessados, cujo diagnóstico preencherem os critérios acima, podem entrar em contato pelo e-mail: epilepsiausp@outlook.com


Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....