quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Neurologia infantil e do adolescente

A Neuropediatria (também denominada Neurologia Pediátrica ou Neurologia Infantil) constitui uma sub-especialidade da pediatria dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam na criança ou no adolescente.
O Neuropediatra tem como função essencial o diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e aconselhamento dos problemas neurológicos que afetam a criança ou o adolescente, mas a sua atividade clínica exige frequentemente um contato estreito com outros especialistas não só da pediatria ou da neurologia mas ainda da genética, bioquímica, neuroradiologia, neurofisiologia, neuropatologia, neurocirurgia, psiquiatria infantil e reabilitação.

Area de atuação
Acompanhamento (neuro-puericultura) de bebês de risco (prematuros ou asfíxicos)
Alterações no Desenvolvimento Neuro-psico-motor (DNPM)
Epilepsia (convulsão)
Cefaléia (dor de cabeça)
Disfunções musculares
Transtornos no aprendizado (dislexias, discalculia)
Transtornos do neurodesenvolvimento (Transtornos do espectro do autismo, deficiencia intelectual, TDAH)
Distúrbios do comportamento
Distúrbios do sono

Consultório - Clínica Vivere
Rodovia Raposo Tavares, km 22 - The Square Open Mall
Sala 107F - Cotia - SP
Tel (11) 9 8876-2992
Www.vivereclinica.com

Fazemos avaliação Multiprofissional para Transtornos do Aprendizado e do Desenvolvimento

Curtam também minha página no facebook
www.facebook.com/draalessandrarussoneuro
www.facebook.com/clinicavivere

42 comentários:

  1. Olá, minha filha tem 3 anos e nasceu prematura, com 1,5 kg devido a pré-eclapsia na minha gravidez. Ocorre q desde bebê, com uns 4 meses, ela já se assustava com muita facilidade, e é assim até hoje. Não faço medo nela com absolutamente nada (lobo mau, bicho, etc), sempre a estimulo a brincar com tudo, e ainda assim ela é muito medrosa, se assusta com tudo, e também cai com muita facilidade, sempre está com os joelhos ralados. Isso pode ser algum tipo de transtorno ou doença, algo q precise mais de atenção? Seria conveniente leva-la a algum neuropediatra? Agradeço desde ja. Bruna.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dra., meu filho tem 3 anos e 2 meses e ainda fala enrolado, tem coisas que só eu como mãe entendo. Devo procurar um especialista? O que a Sra. me orientaria?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Doutora minha sobrinha de 3 meses está com a moleira fechada e normal nessa idade?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Doutora minha sobrinha de 3 meses está com a moleira fechada e normal nessa idade?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Meu filho é prematuro de 34 semanas. Mas não precisou de UTI. Vem evoluindo de acordo com a sua idade. Hoje ele tem 1 ano e cinco meses, comecou a andar com 13 meses, mas ainda cai muito e anda um pouco desequilibrado. E normal? Devo procurar um profissional?

    ResponderExcluir
  6. Meu filho tem 4 anos e prescisa fazer um eletroencefalograma, porém como ela é agitada só será possível com sedação tem alguma clínica em sp q possa me indica urgente

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Doutora meu filho tem 14 anos e a uns 12 nao tinha mais convulsões e ontem pela manhã ele teve uma. Isso é normal na síndrome de west? Fiquei muito assustada.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite doutora...meu filho tem 5 anos e essa tarde teve 39° de febre e dores nis membros,voltando a febre agora a noite,mediquei e ele adormeceu,e quando acordou foi muito estranho...era como se estivesse muito assustado,com as pernas encolhidas,suando e com uma das maos espalmadas e a outra como se estivesse com uma pinca...eu o chamei e fiquei com muito medo...ele estava assustado e disse q queria fazer xixi,tive q levalo ao banheiri...e aos poucos ele voltou ao normal...isso nunca tinha acontecido...pode me orientar??

    ResponderExcluir
  10. Boa noite doutora...meu filho tem 5 anos e essa tarde teve 39° de febre e dores nis membros,voltando a febre agora a noite,mediquei e ele adormeceu,e quando acordou foi muito estranho...era como se estivesse muito assustado,com as pernas encolhidas,suando e com uma das maos espalmadas e a outra como se estivesse com uma pinca...eu o chamei e fiquei com muito medo...ele estava assustado e disse q queria fazer xixi,tive q levalo ao banheiri...e aos poucos ele voltou ao normal...isso nunca tinha acontecido...pode me orientar??

    ResponderExcluir
  11. Olá Dra, meu filho tem sete meses, mas desde um mês que ele tem umas crises... quando ele chora muito, ele começa a esticar as pernas e braços e puxar folego. Isso é uma crise convulsiva?
    Ele fez exames e não deu nada.
    No momento ele esta tomando gardenal

    ResponderExcluir
  12. Olá Doutora! Minha filha tem diagnóstico de convulsão febril desde os 10 meses. Hoje está com 3 anos e 7 meses...e mesmo com o Depakene de 8h/8h ainda tem crises com o limiar de temperatura bem baixa! A médica indicou o Depakote de 12h/12h. A Senhora acredita que possa haver melhor controle das crises com essa nova formulação do valproato? Obrigada Daniela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela
      Não posso opinar no tratamento de um criança sem examiná-la.
      Abraço

      Excluir
  13. Boa tarde Dra Alessandra
    Meu filho tem 1 ano e 5 meses o neuro passou o eletroencefalograma em vigília para fazer porém em todas as clínicas q ligo só fazem apartir de 5 anos. A Sra saberia me informar se tem clínicas q fazem com ele acordado pela idade dele...
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde

      Fiz do meu filho nesta clinica e muito boa

      Neurologia Funcional - IFN, localizado na Rua Padre Machado, 42 - Bosque da Saúde (próximo ao Metrô Santa Cruz), o telefone para agendamento é 5904-7178.

      Excluir
    2. Obrigada Marcinha Deus abençoe

      Excluir
    3. Olá Nane
      O hospital Samaritano e Sabará são bons locais, assim como o Instituto da Criança.
      Abraços

      Excluir
  14. meu bebe tem 2 meses e meio e a moleirinha quase fechada li sobre o assunto e e assustador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Desculpe, não entendi sua dúvida.
      Abraço

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. OLá Dr. Meu filho teve convulsão por 4 vezes ele realizou diversos exame no hospital sao luiz e não acusou nada e n febre ele teve.O neuro de lá receitou gardenal de 12 em 12 horas com 16 gotas cada vez e a vitamina piridoxal 200 MG por dia. Ele tem 4 meses estou preocupada por ele estar tomando muito medicamentos. Isso está correto?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Obs ele não teve mais convulsão porém continua tomando remédio.

    ResponderExcluir
  19. Olá Dra. Tenho uma sobrinha de 3 e 8 meses, ele é prematura de 7 meses. Não anda e não fala. Só engatinha. Só usa o lado direito do corpo, o esquerdo é como se tivesse "morto". Por favor, me dê sua opinião sobre o caso. Desde já agradeço sua atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Acho indicado uma avaliação com o neuropediatra
      Boa sorte

      Excluir
  20. Minha filha não anda, não fala ja tem 1 ano não senta ela está tomando blacofeno

    ResponderExcluir
  21. Ola,você é Neuropediatra? Queria tirar uma dúvida, pois a medica de minha pequena está com a agenda cheia,e só Consulto o mês que vem. E hj peguei o EEG dela que a medica pedido para fazer.nunca deu convulsão nela,e 3 dias antes de fazer o EEG,deu uma convulsão. Queria saber o que está escrito aqui,mas não intendo. O resultado saiu assim:
    EEG realizado em sono natural apresentando ritmos de base desorganizados,ansicronose de muito baixa voltagem,porém não se observam assimetrias.
    Descargas focais de pontas repetitivas de grau severo ocorrem nas áreas temporais do hemisfério direito.
    Não foram registrados paroxismos generalizado. Por favor queria saber este resultado. Poderia me responder? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O resultado do exame deve ser discutido com o médico solicitante.
      Abraço

      Excluir
  22. dr meu neto nasceu pre maturo tem 12 dias de vida ,esta no hospital estao dando ele 6 gotas de gadernal ele so dorme nao consegue mamar e certo pediatra receita

    ResponderExcluir
  23. Boa noite minha filha teve uma convulsão em agosto fico por 1 minuto, levamos hospital e fico por observação algumas horas e tudo deu certo, fizemos todo bateria de exames e os resultados todos ótimos até exame do sono deu ótimo, mas desde que ela teve a convulsão ela dorme,mas parece q com tics nervosos, seguidamente mexe uma da pernas,maos, pálpebras, movimentos rápidos como fosse choquizinhos, o neuro disse q é normal, mas antes da convulsão ela não tinha isso. O q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Infelizmente não posso opinar sem examinar sua filha.
      Boa sorte

      Excluir
  24. Boa tarde, Dra. Tenho uma dúvida, na bula do depakote sprinkle diz que só deve ser dados após 10 anos de idade. Tenho uma filha de 2anos e meio que toma 250mg 2x ao dia para epilepsia, estou com receio depois que li isto, inclusive com medo e atrofia cerebral. Este remédio pode ser usado nesta idade mesmo??

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, Dra. Tenho uma dúvida, na bula do depakote sprinkle diz que só deve ser dados após 10 anos de idade. Tenho uma filha de 2anos e meio que toma 250mg 2x ao dia para epilepsia, estou com receio depois que li isto, inclusive com medo e atrofia cerebral. Este remédio pode ser usado nesta idade mesmo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lilian
      Essa dúvida deve ser discutida com o médico que a acompanha.
      Um abraço

      Excluir
  26. Boa Tarde Dra,

    Tive 02 crises convulsivas aos 18 anos, fiz EEG, Tomografia e Ressonância Magnética, onde nada foi acusado em nenhum dos exames.
    Mesmo assim, ainda tenho um medo súbito , uma ansiedade, onde eu prendo a respiração sem querer, fico agitado movimentando os membros do corpo, será que isso esta relacionado com Síndrome do Pânico ?

    Grato desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliezer
      Muito difícil responder sua dúvida sem examiná-lo. Acho que vale a pena vc retornar ao seu neurologista.
      Abraço

      Excluir
  27. Bom dia, meu filho tem 4 anos e há cerca de 2 meses, faz uso de Depakote Sprinkle pois ele foi diagnosticado com epilepsia benigna da infância, porém, tenho notado que seu apetite tem diminuído. Pode ter alguma relação com o medicamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Normalmente o depakote aumenta o apetite e não diminui, mas cada criança reage de uma forma. Um abraço

      Excluir
  28. Olá Dra Eu tenho 16 anos e desde os 14 eu tenho como convulsões só quando estou dormindo e dura segundos, só tenho as vezes é no dia seguinte minha cabeça dói, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      É muito dificil emitir alguma opinião semte examinar.
      Um abraço

      Excluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!