quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Neurologia infantil e do adolescente

A Neuropediatria (também denominada Neurologia Pediátrica ou Neurologia Infantil) constitui uma sub-especialidade da pediatria dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam na criança ou no adolescente.
O Neuropediatra tem como função essencial o diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e aconselhamento dos problemas neurológicos que afetam a criança ou o adolescente, mas a sua atividade clínica exige frequentemente um contato estreito com outros especialistas não só da pediatria ou da neurologia mas ainda da genética, bioquímica, neuroradiologia, neurofisiologia, neuropatologia, neurocirurgia, psiquiatria infantil e reabilitação.

Area de atuação
Acompanhamento (neuro-puericultura) de bebês de risco (prematuros ou asfíxicos)
Alterações no Desenvolvimento Neuro-psico-motor (DNPM)
Epilepsia (convulsão)
Cefaléia (dor de cabeça)
Disfunções musculares
Transtornos no aprendizado (dislexias, discalculia)
Transtornos do neurodesenvolvimento (Transtornos do espectro do autismo, deficiencia intelectual, TDAH)
Distúrbios do comportamento
Distúrbios do sono

Consultório - Clínica Vivere
Rodovia Raposo Tavares, km 22 - The Square Open Mall
Sala 107F - Cotia - SP
Tel (11) 9 8876-2992
Www.vivereclinica.com

Fazemos avaliação Multiprofissional para Transtornos do Aprendizado e do Desenvolvimento

Curtam também minha página no facebook
www.facebook.com/draalessandrarussoneuro
www.facebook.com/clinicavivere

95 comentários:

  1. Ola, doutora sou enfermeira e tenho um filho de 3 anos e 8 meses, a aproximadamente 9 meses meu filho vem apresentando dores de cabeça diariamente, na região do olho direito, vc coloca a mão nas regiões próximas como temporal, frontal e pergunta se dói, ele responde não, fala que só dói o olho e a sobrancelha, ele sempre foi uma criança normal com desenvolvimento normal, os neurologistas que faço o acompanhamento, fizeram todos os teste clínicos, normal, realizei tomografia, normal, exames de sangue normal, já passei com 3 neurologistas e 1 pediatra, os diagnósticos são diferentes, 2 acharam q é cefaleia em salvas, um optou dar remédio pra ele dormir pra ver se a dor passa, outro me passou uma terapia com oxigênio a 100% por 15 dias, então uma me passou cobavital, mais ambos me disseram q isso é raro em crianças e vão partir pra outras linhas, apesar de todos os sinais e sintomas estarem relacionados, a dor dura cerca de 2 a 10 minutos, olho fica caidinho só do lado da dor, ele reclama muito de nariz entupido, o olho lacrimeja e o nariz escorre, ele fica pressionando na hora da dor, outros 2 falaram em enxaqueca e enxaqueca migranea basilar, os medicamentos foram vertix e depakene 250 mg, não sei o que fazer, por conta dessa divergência de opiniões por meu filho ser uma criança acho é difícil vc ficar no achismo, outra coisa o EEG deu atividade paroxística de projeção temporal esquerda. Preciso de ajuda não sei o que fazer, tento observar ao máximo pra passar tudo pros médicos mais não sei o que fazer, ele tem uma média de 6 crises durante o dia, e a noite umas duas porém são mais forte na madrugada e ao acordar, o que esta me ajudando um pouco é o fosfato sódico de prednisolona, mais sei tbm que não posso dar por muito tempo, então dou algumas pausas, porq os medicamentos pra dor não estão resolvendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutora, complementando ele nunca teve convulsão, e o depakene , as doses são de 3ml 2x ao dia, por 10 dias, 4 ml 2x ao dia por mais 10 dias, 5 ml 2x ao dia por 10 dias, e 6 ml 2x ao dia, atè voltar a consulta ou seja 12 ml/ 600mg por dia, mais que que o dobro da dose inicial pra uma criança de 10 anos.

      Excluir
    2. Oi Lais
      Infelizmente não consigo opinar sem examinar seu filho, mas existem alguns neurologistas especializados em cefaléia e talvez seja uma opção.
      Todos os medicamentos profiláticos são de uso continuo e necessitam de algum tempo para seu melhor efeito. Então sugiro que vc escolha um e use pelo menos por 2 meses seguidos para um melhor efeito.
      Boa sorte

      Excluir
  2. Ola Dr.
    Me chamo Nardy tenho um menino de 2 anos e 9 meses super esperto a 6 meses atras ele teve uma convulsao com 37.8 no pronto socorro fizeram exame de sangue e ele apresentou infecçâo posterior a isso procuramos um neuro que solicitou um EEG onde deu uma pequena alteração, mas o neuro preferiu não dar medicaçao por se tratar de uma alteraçao muito minina 6 meses depois voltou a convulsionar agora com 37.3 fomos denovo para o hospital e denovo no exame de sangue constou infecçao la deram apenas um antitermico e nos liberaram em casa deu denovo ele estava com 39,5 voltamos para o hospital e ficamos a madrugada toda em observação e nos receitaram gardenal. Fomos denovo para o neuro que pediu outro EEG que deu normal o neuro mandou suspender o gardenal e receitou depakene xarope em quantidade minima e nos disse que o que causa a convulsao dele é o aumento repentino de temperatura mas minha preocupaçao é que no frasco diz para crianças acima de dez anos isso é normal no caso dele é necessario o uso de medicaçao? desde ja agradeço sua ajuda vc nos tira muitas duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardy
      O depakene é bastante seguro acima dos 2 anos de idade.
      Quanto a indicação do tratamento, vc precisa elucidar isso com o médico dele. Não posso opinar na conduta sem examinar o paciente.
      Boa sorte

      Excluir
  3. Boa Noite Dra. Meu filho tem 11 meses e descobri que ele tem Cisto aracnoide do lado direito temporo frontal de 8 cm e do lado esquerdo de 2 cm......!!! Já fui em uns 4 neurocirurgioes e as opiniões estão divididas.... na sua opinião é necessário operar ou não? agradeço desde já...... Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina
      Eu não sou neurocirurgiã. Não posso opinar sem examinar seu filho.
      Boa sorte

      Excluir
  4. olá doutora, eu queria saber o que significa quando um exame eletroencefalográfico da moderada disfunção de natureza irritativa, bilateral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Depende do motivo que levou a fazer o exame e do quadro clinico apresentado.
      Abs

      Excluir
  5. Olá Dra. meu nome e SARAH tenho um filho de 2 anos e 7 meses, ele já fala de tudo é muito inteligente, come bem, só tem um coisa que me incomoda muito que se quando ele quer um coisa e não der para ele na hora ele chega a tremer de tanto nervoso, ele é extremamente nervoso já dei para ele um medicamento chamado maracujina calmante mas não resolveu ele continua nervoso... e o nervoso dele é tremendo e grita e se deixar ele agride também por favor me ajude com sua opnião.
    Atenciosamente SARAH A.R

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah
      Me parece realmente um quadro comportamental. Sugiro que vc procure uma psicóloga comportamental para algumas orientações de manejo.
      Abs

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr. tenho um bebê de 2 meses que chora muito. Descobriu que ele tem RGE grave, pq ele não vomita. Descobrimos qdo ele foi mamar e engasgou, teve apnéia e foi para UTI, lá que descobriu esse refluxo! No decorrer, a pediatra pediu os seguintes exames: EEG, cariotipagem e o teste do pezinho máster. NO EEG deu distúrbio epileptiforme generalizado. Oque significa?? Ele é um bebê com os reflexos normais, acompanha, sorri.. me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O exame só tem significado de acordo com o exame clínico, por isso não posso opinar sem examinar seu bebê.
      Tem uma postagem do blog sobre EEG. Dê uma lida.
      Boa sorte

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. oi doutora ,meu filho esta´com 5 anos e não fala nada ,apenas algumas palavras ,já nas frases e pior ,já levamos ao pediatra a fonaudiologo e nada,o que fazer estamos muito preocupados ,ele estuda ,saber falar o alfabeto e algunas cores do seu ,jeito ,e nos tentamos reconhecer o que ele diz ,sera que pode ser alguma ,coisa no cérebro dele que estaja impedindo.Desde já deus lhe ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Inicialmente é muito importante que ele esteja em seguimento terapeutico com uma fono.
      Depois acho que vale uma avaliação com o neuropediatra.
      Abs

      Excluir
  11. olá doutora tenho um menino om 3 meses, que fiz o teste do olhinho, e acusou que ele tem uma problema no olho que atinge a cabeça, a pupila dele é nao foto reagente, e pra isso preciso passar ele em um neuro urgente, como faço pra passar em vc. ele nao chorou ao nascer. ele ja teve dois periodo de convusão. tem muitos tremores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamella
      Eu não estou atendendo em consultório esse final de ano
      Boa sorte

      Excluir
  12. Meu bebê vai completar sete meses dia 10 e desde que nasceu não dorme mais que três horas seguidas, nesses três últimos meses tem dormido menos ainda acorda de duas em duas horas e tem dias que acorda de hora em hora, e se eu não o coloco para dormir ele desperta e fica brincando como se não estivesse com sono.Nem durante o dia ele dorme bem, tira apenas duas sonecas uma por volta do meio dia que dura uma hora, uma hora e meia e outra por volta das quatro horas que dura meia hora.Não sei o que devo fazer ele tem uma rotina da hora do sono estabelecida,mas mesmo assim não dorme, mesmo quando fica cansado chora muito mas não dorme. percebi que no último mês ele só cresceu 1 cm e ele desde que nasceu sempre cresceu mais do que três centímetros.Ele é um bebê bem ativo, mas tenho medo que por não dormir bem isso prejudique o desenvolvimento dele.Procuro ou não um neuropediatra? Preciso muito de ajuda Desde já agradeço a Dra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela
      Inicialmente procure o pediatra dele para descartar causas clinicas. Se ele não encontrar nada, aí sim, procure o neuro.
      Abs

      Excluir
  13. Dra boa noite,tenho um bebe de35 dias e ele e muito nervoso,e perde o folego varias veses seguidas quando chora,e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Ele é muito novinho para ser nervoso! Deve ser a cólica normal do recém nascido. Mas procure o peditatra dele para ver se está tudo certo clinicamente.
      Abs

      Excluir
  14. Boa noite Dra Alessandra!
    Minha filha tem 11 anos e estou muito preocupada. Quando pequena a escola me orientou a procurar um neuropediatra pois ela era muito lenta para copiar os execicios e tinha muitas dificuldades na pratica de exercícios. Levei ela ao médico que me pediu uma ressonância, que apresentou algumas alteraçoes de pequenas manchas por todo o cérebro (gliose e/ou desmielinização) na época a neurologia falou que nao era serio e que era preciso observar. Atualmente ela apresenta um bom desenvolvimento, mas o que me preocupa é que ela, na maioria das vezes ao virar a cabeça para o lado ou para traz acaba por girar a cabeca, esta constantemente com a cabeçá caida para um lado, o que ja está causando problemas com auto estima. Como se a cabeça estivesse pesando para um lado. Além disso ela tem dificuldades motoras para pentear os cabelos de um dos lados. Gostaria de sua ajuda, para saber se isso é um refelxo do caso e como proceder no caso dela, se temos algo na linha de psicomotora para trabalhar com ela. Eu moro em Osasco e vi que voce atende em Osasco também. Agradeço desde já a ajuda! Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda
      Infelizmente não tenho como opinar sem examinar sua filha. Eu trabalho na AACD e lá só atendemos crianças com deficiencia física. Tente o Instituto Bem Estar aí em Osasco que eles tem uma otima equipe.
      Abs

      Excluir
  15. O pediatra receitou um remédio para que ele dormisse sem nem ao menos se questionar o porque de ele não dormir, dei esse remédio que foi feito em farmácia de manipulação por 3 dias, como não vi resultado parei com a medicação(fico um pouco receosa de medicá-lo sem saber o que ele tem ao certo), estou super cansada, o que devo fazer procurar um outro pediatra ou um neurologista? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena procurar o neuro.
      Boa sorte

      Excluir
  16. Boa tarde Dra Alessandra...
    Sou pai de uma criança linda que teve o nascimento normal, mas o mês passado ela teve um convulsão leve e estava com febre em torno de 39º C quando chegamos no hospital ai o medico lhe deu um antitérmico e ela voltou a normal..
    minha duvida é que o medico disse que foi devido a febre e mesmo assim ele pediu um eletroencefalograma e nesse exame detectou uma mancha na cabeça da minha filha que tem 1 aninho e 5 meses e estou muito preocupado por ser minha unica filha, ai o Dr mandou procurar um neuro, mas a final Drª Alessandra é preocupante ou não, e se caso a senhora sabe o que poderia ser no meu bebezinho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco
      A crise convulsiva febril é geralmente um quadro de boa evolução e geralmente nem necessita tratamento. Mas é necessário a avaliação do neuro pois o exame neurológico deve estar normal.
      Boa sorte

      Excluir
  17. ola , meu nome e maria daniela ,bom meu marido tem uma filha de 5 anos ela começou a apresentar algumas coisas ,como de repente ela fica parada e fica revirando os olhos e quando perguntamos alguma coisa pra ela ela não responde fica calada ,mais depois volta o normal ,a mae dela tomou remédio pra abortar ,mais não conseguiu queria saber se pode me dizer mais ou menos o que seja ou se influi em alguma coisa que a mae dela tenha tomado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela
      Não tenho como opinar sem examinar a menina. Mas acho interessante procurar um neuropediatra.
      Abs

      Excluir
  18. Dra. Boa noite!
    Meu nome é Agnaldo e meu filho tem 9 meses. O pediatra, ao examinar a cabeça dele, verificou que a moleira já está praticamente fechada, sendo que o normal é o fechamento com aproximadamente 18 meses. Meu filho é saudável, tem peso e tamanho dentro dos padrões normais e suas atitudes não levantam nenhuma anormalidade. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agnaldo
      Deve procurar um neurocirurgião e confirmar com exames se fechou mesmo ou não pois as vezes ao exame clínico parece fechada, mas ainda tem um pouquinho de fontanela aberta e isso pode ser suficiente para o crescimento normal.
      Boa sorte

      Excluir
  19. bom dia doutora tenho um filho de 4 anos ja e 2 ves que pego ele parado fica uns 4 minutos parado vc chama ele nao responde peguei no colo ele fica molinho como se tivesse com sono ou dormindo com olho aberto destes 4 abos aconteceu 2 veses ele e muito brincalhao vai bem na escola so estou com esta duvida o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alan
      É necessario uma avaliação clínica com o especialista para saber o que esta acontecendo. Procure um neuropediatra.
      Abs

      Excluir
  20. Olá Dra a aproximadamente uns 15 dias o meu filho teve febre de 38°c derrepente ele paralisou e quando peguei ele ele começou a se bater , virar os olhos ,ranger os dentes levei-o na emergência e no caminho ele vomitou por duas vezes ,no dia do acontecido ele ñ foi diagnosticado com nada porem no outro dia levei-o na pediatra que o acompanha ela o encaminhou para um neuropediatra , que pediu um mapeamento cerebral é o resultado foi epilepsia de gral leve a mesma receitou depakene 3ml 2 vezes ao dia ,so que o meu filho fica sonolento assim que toma o remédio porem quando ele acorda chora muito coisa que ñ era de costume esse efeito é normal desse medicamento?por favor me ajude estou super preocupada desde já agradeço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara
      O principal efeito colateral do depakene é o aumento de apetite e ganho de peso. De qualquer forma, é preciso checar com o médico dele.
      Boa sorte

      Excluir
  21. Bom dia dra, tenho uma bebê de 9 meses, aos 7 meses ela teve alguns espasmos por uns 10 dias, fomos ao neuro, ela esta tomando vigabatrina e não teve mais nada, seu desenvolvimento está normal. Fez eletro e tomo, o eletro deu alterado e a tg normal, porém a médica diz que pode ser west e outro médico ( ambos neuro) diz que não é west. O q faço? Procuro uma terceira opinião? Ela vai fazer ressonância e outro eletro agora no começo do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      A síndrome de West é uma encefalopatia epiléptica cujo diagnostico se faz através do tipo de crise e do resultado do EEG. De qualquer forma, o diagnóstico de epilepsia é evidente e ele está sendo tratado, o que é fundamental. Acho que você deve escolher um médico e seguir com aquele que vc mais gostou e confiou.
      Boa sorte

      Excluir
  22. Olá doutora,
    tenho um bebê de 9 meses do sexo masculino e desde recém nascido nunca dormiu uma noite inteira, sei que é normal até certo tempo o bebê acordar durante a madrugada, mas o meu bebê acorda mais de 3x tem noites q acorda até 6x, ele possui o sono muito agitado, diversas vezes chegono quarto dele de madrugada com ele sentado no berço de olhos fechados e chorando, as vezes em pé também. tenho babá eletrônica no meu quarto e escuto ele resmungando ou gemendo (não sei definir bem) muitas vezes durante o sono dele até chegar ao ponto dele chorar, ele se mexe bastante também, rola de um lado para o outro no berço. Será que o meu filho possui algum distúrbio no sono? Durante o dia ele dorme muito pouco e acorda muito cedo, mesmo tendo uma noite agitada, ele também é elétrico tem muita energia.

    ResponderExcluir
  23. Olá Doutora! Tenho um bebê que completará 1 ano dia 13.01.14 e desde os 6 meses ele acorda toda hora a noite, ate 6x por noite, mexe na cama muito, não tem uma noite de sono tranquila, coloquei o colchao do berço dele no meu quarto (no chão) pra eu dormir mais segura já que acorda tantas vezes e passa a noite toda resmungando e observei que as vezes ele levanta, senta e com os olhos fechados começa a engatinhar e chora ai eu em silencio deito ele e balanço um pouco e ele dorme, já é a 5º vez que ele acorda no meio da noite chorando muuuito como se tivesse caido da cama, parece assustadissimo mas continua com os olhos fechados e chorando muuuito, tem hora que acho queé sonambulismo, hora acho que é algum transtorno do sono, meu bebê é bem parecido com o bebê relatado pela Daiana 5 de janeiro de 2014

    ResponderExcluir
  24. Olá Doutora. Meu filhote tem 9 anos, fez um eletro e o neuro diagnosticou Enxaqueca. Receitou ntão Depakote Sprinkle 125 mg.
    Lendo a bula, vi que esse remédio é para o tratamento de epilepsia e convulão.
    Estou preocupada, já que o problema dele é enxaqueca, e não tem nada de epilepsia e convulsão.
    Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara
      Apesar de ser originalmente um remédio anti-epiléptico, o depakote é usado na profilaxia da enxaqueca há muito tempo, com segurança e ótimos resultados. Fique tranquila.
      Abraço

      Excluir
  25. Queridos
    Não sei o que aconteceu, mas algumas perguntas apagaram antes que eu respondesse. Por favor, postem novamente.
    Abraço

    ResponderExcluir
  26. Ola doutora me ajude por favor o eletrocefalograma do meu filho deu epileptiforme frontopolar direita e sincronia bilateral ele tem 11 anos e teve uma crise a sete meses me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Não há como eu opinar sem avaliar seu filho e o exame. Procure um neuropediatra.
      Boa sorte

      Excluir
  27. Dra Alessandra, tudo bem? Meu filho tem 5 anos e ele teve um atraso na aprendizagem, precisando de auxilio de psicomotricidade e tambem tem dificuldade em se relacionar com outras crianças, tem fobia de estalinhos, trovões e tambem canta a mesma música várias vezes. Está na psicóloga mas não vejo muita melhora. já levei no psiquiatra que disse que ele tem fobia social e receitou remédio, mas achei prematuro. Fico em dúvida do que fazer, já levei numa neurologista há 2 anos atrás, mas ela não viu nada demais. Qual sua opinião? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu sugiro que você o leve a uma neuropsicóloga especializada em avaliar crianças e depois retorne ao neuro ou ao psiquiatra.
      Abç

      Excluir
  28. Ola DR tenho uma bebe de 8 meses e aos 5 ela apresentou uma convuncao sem febre dia 14 de fevereiro teve 3 crises no msm dia ela ficava piscando e dura roxa e babava e quando voltava fikava paralidada por uns 3 mela fikou internada 6 dias e foi pra casa tomando depakene depois de 15 dias eu fui na neuro e ela troco o remedio para o trileptal e ela fiko bem agora dia 13 de abril ela volto aconvuncionar msm tomamdo o remedio levei ao hospital e estamos aqui ate hoj internadas e ela ja tomo todos anticonvucivos mais usados e nao funciona agora esta tomamdo clobasan topramato depakene juntos ela chega a ter 40 convuncoes por dia de 15 segundos e volta normal e nm cai a saturacao ela ja fez todos isames e deu tudo normal oq vc axa dr?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ingrid
      Infelizmente não consigo dar uma opinião sem examinar sua filha.
      Boa sorte

      Excluir
  29. Ola doutora no exame de minha filha acusou epilepsia parcial ela esta tomando hidantal tem10 anos e teve uma convulçao a 8 meses unica gostaria de saber se ela ficar nervosa com algo els pode ter outra crise e se esse problema tem cura me rrsponda linda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a crise epiléptica não é desencadeada por nervoso. Entretanto a evolução depende muito do tipo de epilepsia. Sugiro que você discuta essas dúvidas com o neurologista que a acompanha.
      Boa sorte

      Excluir
  30. Olá Dra Alessandra meu bebê nasceu com 2,390 45 cm e 31 de pc apos ao nascimento teve hipoglicemia refratária e policitemia, 26 internado, quando ele ganhou alta achei que estava tudo bem, mas no segundo mês sua moleira começou a fechar e no quinto mês já estava toda fechada, ele está com 8 meses agora mas na consulta de 7 meses ele estava com 7,300 68 cm e 42 de pc, a pediatra pediu vários exames sangue, urina e um eletroencefalograma que no resultado deu
    AUSÊNCIA DE ATIVIDADE EPLEPTIFORME
    CONCLUSÃO: Distúrbio lento moderado difuso e inespecífico da atividade de base.
    Dra ele até hoje não rola, não senta e agora que começou pegar brinquedinhos pois até sua era fechada, Dra o fechamento da moleira tem alguma coisa a ver ou ta normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janete
      Temos muitas variáveis no caso do seu bebê, mas de qualquer forma o fechamento da moleira deve ser avaliado por um neurocirurgião e independente da causa, se ele estiver atrasado, deve começar mais cedo possível a reabilitação fisioterápica.
      Boa sorte

      Excluir
  31. Olá Dra, tenho um bebê de sete meses, desde os 40 dias de vida ele passou a dormir a noite toda, no começo do mês de maio, de uma hora para outra deixou de dormir, fica cochilando durante o dia e a noite, e quando acorda chora muito. Começou a ficar doente apresentando várias infecções.... na última sexta não parou de chorar o dia todo, fui para o plantão meu bebê estava apático, olhar fixo, cabeça pendida e sem conseguir ficar em pé.... os olhos dele estão caídos como se fosse uma pessoa dopada. Fomos encaminhados para um neuro, foi colhido o liquor e descartado meningite etc... O neuro disse que pode ser uma intoxicação por remédios, mas e o sono contínuo que parou o pode ser? E acorda sempre chorando e puxando a cabeça para trás! O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda
      Infelizmente não tenho como opinar sem examinar seu bebê.
      Boa sorte

      Excluir
  32. Olá Drª meu filho vai composto,letar 8 anos em agosto, itadoé super inteligente,carinhoso,super falante,agitado e a professora reclama desta agitação dele,converso,tiro o que ele gosta,e não adiante.Ele chora e fala que não consegue se acalmar,fes exames neorologicos qdo tinha 4 anos e não deu nada.Mas o pediatra receitou Dogmatil gotas 25 gotas ao dia.Mas fiquei super insegura pois falam q calmante vicia,to super preocupada, por favor me ajuda.(ele é meu filho adotivo desde 3 meses de idade).desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Acho importante vc falar da sua dúvida com o neuro dele e perguntar qual o diagnóstico que ele está tratando. Eventualmente vale a pena uma avaliação neuropsicológica.
      Abraço

      Excluir
  33. Ola DRa meu filho tem 1 ano e 7 meses e toda vez que ele corre ele transpira muito e começa a ficar gelado fizemos um eletro e um ultrasom do coração e ele tem um soprinho porem o DR disse q era insignificante q era uma passagem muito pequena estava tudo normal q ele poderia levar uma vida normal gostaria de saber se o q q pode levar ele a ficar gelado,desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago
      Acho interessante você conversar com o pediatra dele.

      Excluir
  34. Doutora Alessandra gostaria que me desse uma luz,tenho um filho de 15 ano que treme muito as mãos, não sei se está relacionado a um acidente que ele teve quando tinha 3 anos.Entenda o caso ele subiu em uma moto e quando foi decer a moto caiu em cima dele da cintura para baixo.Na época levei ele ao médico clínico geral mais o mesmo me encaminhou para o neurologista,por causa da pancada na cabeça mais fiz todos os exames até a tumografia computadorizada e não deu nada,mais de 3 anos pra cá as mãos tá tremendo muito.Me ajuda doutora o que eu faço pois o sonho do meu filho é ser médico e ele tá terminando o ensino médio e disse que vai fazer vestibular pra medicina.Um abraço de uma mãe desesperada.Me chamo silvia Campos da Silva e moro no Pará.

    ResponderExcluir
  35. Oi Silvia
    Acho que vale sim consultar o neurologista. Pouco provável que tenha alguma relação com um evento que ocorreu há tanto tempo atrás.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  36. Obrigada doutora assim que eu levar ele ao nero eu entro em contato com a senhora pra te dizer o que ele falou.Agora vou cuidar do meu filhote.Beijos e fica com DEUS!

    ResponderExcluir
  37. Digo ao Neurologista.

    ResponderExcluir
  38. Ola Dra, bom dia! Meu filho, de 15 anos, fala muito durante o sono, no mínimo 3 vezes por noite, levanta, às vezes bem atordoado. Por este motivo, abri uma porta do meu quarto para o dele e mantenho a porta do quarto dele trancada, para que não saia... sempre acordo e o conduzo para a cama, mas, ele ja esta com um porte fisico que dificulta deita-lo de volta na cama, e ele fica relutando, às vezes esmurrando a porta querendo sair... no dia seguinte não lembra de nada. O que pode ser isso? Que tipos de exames se faz para constatar algo? Desde pequeno fala muito. Ja levei à neuropediatra 2 vezes, fiz eletroencefalograma em vigilia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Acho que realmente vale retomar o seguimento com o neuro, mas de preferencia especializado em sono. O melhor exame para essas alterações é a polissonografia.
      Boa sorte

      Excluir
  39. Bom dia Dr Meu filho tem 5 anos agora mais aos 9 meses ele teve a primeira crise febril.Toda vez ue estava com febre ele convulsionava por ser alérgico a Dipirona,Ass e Ibuprofeno ele passou com uma neuropediatra e receitou Gardenal para ele quando estava com 2 anos mesmo com o medicamento a ultima crise foi com tres anos.Agora em maio de 2014 seu neuro pediu em Eletroencefalograma para poder começar a retirar o Gardenal mais ele disse que deu alterado como ATIVIDADE EPILEPTIFORME GENERALIZADA.Ele pediu pra retirar uma gota de cada vez do Gardenal até acabar e Receitou o Depakene 3ml duas vezes ao dia.Mas até agora não retirei o Gardenal e nem dei o Depakene estou com medo de misturar os remédios e dar alguma reação no meu filho. O que vc me recomendo faço o que o Neuro está pedindo ou não e o Depakene o efeito colateral mais comum dele qual é...Obrigada.Aguardo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane
      Infelizmente essas dúvidas você deve discutir com o seu neurologista. O depakene é bastante seguro e quando fazemos troca de medicamento é bastante comum a criança ficar com dois remédios ao mesmo tempo.
      Abraço

      Excluir
  40. Dra. Tenho um bebê de 5 meses que ao adormecer mamando no seio teve uma tremedeirinha no braço e cabeça, o pediatra disse para eu não me preocupar porque isso começou aos 3 meses que houveram cerca de 8 episódios e quando ocorreram chamei por ele e ele acordou. Outra coisa que me deixou preocupada foi que ele sempre foi muito durinho, com 3 meses fica firme em pé segurando nas nossas mãos e agora beirando os 6 meses parece estar com as pernas mais moles e quando o coloco em pé ele fica menos firme que antes, as vezes flexiona o joelho. A senhora acha normal ou devo procurar um neuro? Ele é esperto e vem evoluindo bem. Vira procurando vozes, atende pelo nome é ativo e já treina engatinhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu não posso opinar com certeza sem examinar seu bebê, mas você refere que ele vem se desenvolvendo bem. Retome essas dúvidas com o pediatra e veja se ele acha necessário encaminhar para o neuro.
      Mioclonia benigna do sono pode ser realmente uma possibilidade e não é uma anormalidade.
      Boa sorte

      Excluir
  41. Ele comentou algo sobre mioclonia benigna do sono.

    ResponderExcluir
  42. Dra. meu nome é Carina;
    meu filho tem 09 anos, foi diagnosticado com ADNPM e hipotonia em uma das pernas desde muito cedo, fez tratamento com equipe multidisciplinar por muito tempo, teve alta e até hoje sinto certas diferenças com ele, como: amarra o cadaço do sapato com muita dificuldade, não sabe recortar direito, é desatento, lento e apresenta dificuldade de guardar informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carina
      Não entendi exatamente a sua dúvida.
      Abraço

      Excluir
  43. Olá doutora boa tarde!
    Meu nome é Marco Aurélio
    Tenho um menino de 09 anos por nome de Eliabe,que desde os 5 anos de idade sem dor,do nada ele dizia: Pai peidei mole.Parece brincadeira mas não era.Eu então olhava a cueca e eu observava que a cueca esta apenas com um pingo molhado de coco mole.E isto Doutora sempre ele tinha creio que umas 10 vezes no mês.E o tempo foi passando e quando ele estava com 7 anos,as três horas da madrugada ,acordamos com tantos gritos.Era o nosso filho com tantas dores no abdômen.Bom levei urgentemente ao medico,e os mesmos fizeram todos os tipos de exames e nada acusou.Bom trouxemos o mesmo pra casa. Tinha vez que ele passava 1 mês sem peidar mole,e quando voltava ficava uns dois dias direto e depois parava.Hoje Doutora,meu filho está com nove anos e tem sofrido com tantas dores abdominais dores estas tão fortes que chega rolar no chão.Já fez exame de fezes,deu normal,fez ultrassom,raio x e deu tudo normal.O único exame que deus alguma alteração foi o teste de lactose,mas não entendo,porque a muito tempo que nós cortamos leite e derivados , mesmo assim nosso filho do nada passa mal do abdômen.Estamos desesperados e não sabemos mais o que fazer.Temos convenio com a Unimed mesmo assim está difícil dos médicos acertarem.Inclusive um médico "Gástrico" até me pediu pra passar meu filho em um psicólogo,só que acho estranho esta atitude do mesmo,e ai o que a Doutora acha que devo fazer? Será que existe algum exame rigoroso pra meu filho e talvez nós desconhecemos?
    Obrigado pela vossa atenção
    Tenho medo dos médicos demorarem e as coisas também piorarem pra o nosso filho.Me ajude Doutora,pois não queremos perdê-lo pois amamos muito nosso filho.Meu filho e nós estamos sofrendo muito.
    Marco Aurélio Soares
    E-mail:marco.boleto@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco
      Realmente não sei se posso ajudar muito porque me parece realmente um caso para o gastroenterologista. Acho que talvez seja interessante ouvir uma segunda opinião na área.
      Boa sorte

      Excluir
  44. Olá Dra! Sou a Daniela e tenho uma filha de 1 ano e 8 meses que nasceu absolutamente normal (sem intercorrências na gravidez), é esperta, inteligente, andou com 11 meses. Aos 10 meses teve sua primeira convulsão febril, com mais dois episódios até 1 ano. Começou então o tratamento com uma neuropediatra, tomando Gardenal. Após 5 meses começou a ter novas crises febris, sempre em resposta a infecções virais (gripes/resfriados/catapora), tendo mais 6 crises com febre baixa (37,5 graus). A última convulsão, mesmo com o uso do Gardenal (78 gotas ao dia), foi bem complexa, demorando quase uma hora entre convulsões e espasmos. Após as crises ela volta rapidamente ao normal (apenas um pouco sonolenta). Após essa última crise (1 ano e 7 meses) a neuro entrou com Depakene. Gostaria de saber se existe tratamento eficaz, se o Depakene pode ser melhor com o Gardenal e prevenir as crises...pois já recorri a tantos tratamentos e estou preocupada. Peço a Deus que me mostre o melhor caminho para a cura de minha filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela
      O Depakene é um excelente medicamento. Acho que o caminho é esse mesmo. Eventualmente crises febris podem ser mais dificeis de controlar mesmo. Mas vamos torcer que com a mudança de medicação, tudo fique bem.
      Boa sorte

      Excluir
  45. Boa noite Dra. sou conselheiro tutelar e acompanhei um adolescente de 16 anos que colidiu de bicicleta com um carro em velocidade e bateu a cabeça, caiu desmaiado e vomitou, foi levado ao pronto atendimento e medicado, mas foi liberado sem nem mesmo fazer um raio-x ou uma tomografia, continuando a vomitar sangue e com um enorme galo na testa de cima a baixo vertical e na nuca também, intervi e chamei uma ambulância que o encaminhou ao pronto atendimento, pedi que fosse encaminhado por lá não ter os aparelhos para fazer os exames (raio-x ou uma tomografia craniana) etc, mas a médica disse que não precisa , pois é só em urgência que não era o caso do mesmo (adolescente) exigi que fosse feito e depois de muita discussão saí de lá e a mãe me ligou dizendo que estavam procurando vaga nos hospitais pra ele, pensei, se não é necessário porque agora vai? Sei que já teve outros casos do pronto atendimento não encaminhar e a mãe ou responsável pedir ajuda e levar por conta e o médico do outro local se espantar com o caso a ponto de dizer que cabe processo. pode me ajudar, Precisa ou não desses exames? uns dizem que tem que ser na hora com maior urgência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos
      A necessidade do exame é decidida pelo médico que avaliou o paciente. Não há protocolos fechados para solicitar esse ou aquele exame.
      Quanto ao processo, acho mais indicado consultar um advogado. Se realmente foi um caso de negligencia, com certeza cabe processar.
      Abç

      Excluir
  46. Bom dia, levei meu filho ao neurologista ontem pois ele está com 1 ano e dois meses e após algumas perguntas e o exame de reflexo, percebi que a perna direita reagiu mais ao reflexo que a esquerda e a médica passou tomografia do cranio e eletroencefalograma, ela deixou claro que está pedindo o exame por rotina e que tem quase certeza que não vai ter nenhuma alteração, indicou sessão de fisioterapia e disse que em breve ele estará andando. Hoje descobri que o exame só pode ser feito cedado e que na cidade que eu moro não realiza esse exame, o pediatra dele disse que não tem necessidade, que ele ta com o passo de bailarina e que até aos dois anos ele vai estar andando. Disse que os exames são muito traumáticos e que não vê necessidade de uma atitude dessas, não sei como agir e estou perdida. o que me aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Infelizmente não tenho como opinar sem examinar seu filho. Acho que vale vc voltar no neuro e discutir a opinião do pediatra com ele.
      Boa sorte

      Excluir
  47. OI DR,minha filha toma dous depakote 125 de manha e dois a noite outro dia fiquei em duvida se dei os da noite o que fazer neste caso sera q o nivel serico cai assim depois so dei os da manha fiquei com medo de dobrar a dose!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela
      Essas orientações vc deve discutir com o neuro que a acompanha porque depende do caso.
      Abraço

      Excluir
  48. ola Dra meu filho fez um mapeamento cerebral e o resultado deu ativivdade ictal instavel,surgindo na regiao temporal esquerda,gostaria que me diga o que deu, pois a medica dele so respondeu que tinha dado uma alteraçao,mais eu queria que ela tivesse me explicado direitinho.me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  49. Ola Dra. Tenho uma filha de 2 anos e 1 mês que desde bebê não atende quando a chamo. Ao 1 ano de idade a levei ao neurologista e ao fonoaudiologista mas ambos me disseram que estava tudo normal. Ela continua sem atender quando a chamo, e para piorar agora ela chora de repente, do nada, e demorar a parar, tento a acalmar mas mesmo assim ela demora a parar de chorar, além disso ela está mordendo o sofá, jogando as coisas no chão e demora para dormir, as vezes ela fica batendo a cabeça para dormir isso está me deixando muito preocupada. O parto dela não foi fácil, fiz uma cessaria de urgência pois estava com pre eclampsia, ela nasceu roxa e tiveram que levar ela para reanimar, sua pontuação foi baixa e isso me deixa muito preocupada. Gostaria de uma outra opnião, poderia me ajudar ou indicar algum neurologista na região do ABC??? Grata.

    ResponderExcluir
  50. Ola dr....
    A minha filha tem uma microcefalia grave e nunca souberam o porque ... ela fez ok teste do pezinho deveria de acusar algo certo? Yara Pereira Lino

    ResponderExcluir
  51. Olá Dra. tenho um filho de 2 anos e ele fala muito pouco fica só gritando qnd quer alguma coisa e é muito nervoso qnd contrariado, descobri que ele tem o freio lingual curto, quando ele nasceu não chorou e tava roxo, gostaria de saber se o fato de ele ainda não falar e ser tão nervoso pode ser por conta da lingua ou seria problema nervoso?

    ResponderExcluir
  52. Olá dra.
    Tenho uma filha que tem sindrome de down ela ingere objetos que não são comestivéis e toma um medicamento chamado fluoxetina desde os 5 anos de idade hoje ela tem 10 e só piorou, ela tbm é muito agressiva com os colegas de classe e não obedece a mim nem a professora da escola.
    Queria saber o q posso estar fazendo?
    Obrigado Cristina.

    ResponderExcluir
  53. Ola Dra, minha filha está com 3 meses e tenho observado que durante a noite ela fica dando umas resmungadas antes de acordar, mexe a cabecinha constantemente de um lado para outro (como se estivesse procurando uma melhor posição) até que finalmente ela acorda. Os espasmos tem diminuído mas é algo que me preocupa pq eles fazem ela acordar e algumas vezes chorar, para ajuda la enrolo num lençol para aliviar esses espasmos. Poderia me ajudar a entender esses comportamentos?
    Desde já sou grata

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde! Minha filha tem um 1 ano e 10 dias, e percebi que a perna direita e só a direta fica tremendo muito, de repente, as vezes duas outra três vezes no dia, fiquei muito assustada ja tenho consulta marcada mais não estou aguentado tanto com a espera, pois o Neuro pediatra só tem vaga mês que vem! Poderia me da uma dica por favor! Se isso é normal ou devo me preocupar? Desde já agradeço sua ajuda.

    ResponderExcluir
  55. Boa noite. .. meu filho vai fazer três meses. ..e ele tem mania de dar ums espasmo tipo ums tremiliques quando ta com sono e vai dormir e agora deu em gritar mordendo a mãozinha ou meu ombro , como se tivesse com raiva... isso é normal...

    ResponderExcluir
  56. oi dotora meu nome e silmara e tenho uma filha 7 anos estou passando muita dificuldade com ela porriso levei ela no neirologista e ela fez eeg ecostou que ela tem insutos cerebrais recentes imaturidade eletrogenica cerebral o que siginifica ela temmuito nervoso nao vai mas a escola tem medo nao comsegi ficar na igreja nao vai mas na natasao e tudo eu tenho que falar por ela e fazer nao toma mas banho sosinha nao se limpa quando vai no banheiro comesou chupar chupeta e naescola que erra muito inteligente travou nao le mas nao comsege escrever eu tive que parar de trabalhar nao posso ficar lomge que sobe presao e la tem comvulsao sem febre intorta boca vira o olho eroxeia os labios e baba mas tudo isso com ela acordadaela pede ajuda e fala que nao imcherga nada uma ves foi o dia imteira assim ate ela ser trasfirida de samu para outra cidade para ser avaliada por neurologista ela toma depaquene 3x au dia 5de manha 5 depois do almoso e2emeia a noite toma resperidona1ml cedo e noite clo em comprimido1 a noite mesmo asim ela comtinua com tudo esses poblema e quando eu vou no nero ele pergunta como ela esta e eu falo que cada dia que passa ela fica pior e le fala que ela nao vai ser mas como antes alegre inteligente estou com medo lla fas tratamento com pisicologo a um ano e nao vejo melheras e nao tenho nem uma orientasao nem como lida com ela por favor me ajuda oque eu faso

    ResponderExcluir
  57. Olá doutora, minha sobrinha tem 9 meses e na passagem dos oito para os nove meses por trez vezes ela sofreu uma crise que ela fica com o pescoço mole e o olhar perdido e logo depois ela vomita. o que seria a causa dessa crise doutora?

    ResponderExcluir
  58. olá doutora , eu tenho um filho de 3 anos ,prematuro de 29 semanas , e venho me preocupando com seu comportamento ,ele é muito inteligente ,mas também e muito nervoso ,quando esta bravo ,chora grita treme e seus batimentos aceleram muito , gostaria de saber se isso é normal ou pode ser um distúrbio.

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!