quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Neurologia infantil e do adolescente

A Neuropediatria (também denominada Neurologia Pediátrica ou Neurologia Infantil) constitui uma sub-especialidade da pediatria dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam na criança ou no adolescente.
O Neuropediatra tem como função essencial o diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e aconselhamento dos problemas neurológicos que afetam a criança ou o adolescente, mas a sua atividade clínica exige frequentemente um contato estreito com outros especialistas não só da pediatria ou da neurologia mas ainda da genética, bioquímica, neuroradiologia, neurofisiologia, neuropatologia, neurocirurgia, psiquiatria infantil e reabilitação.

Area de atuação
Acompanhamento (neuro-puericultura) de bebês de risco (prematuros ou asfíxicos)
Alterações no Desenvolvimento Neuro-psico-motor (DNPM)
Epilepsia (convulsão)
Cefaléia (dor de cabeça)
Disfunções musculares
Transtornos no aprendizado (dislexias, discalculia)
Transtornos do neurodesenvolvimento (Transtornos do espectro do autismo, deficiencia intelectual, TDAH)
Distúrbios do comportamento
Distúrbios do sono

Consultório - Clínica Vivere
Rodovia Raposo Tavares, km 22 - The Square Open Mall
Sala 107F - Cotia - SP
Tel (11) 9 8876-2992
Www.vivereclinica.com

Fazemos avaliação Multiprofissional para Transtornos do Aprendizado e do Desenvolvimento

Curtam também minha página no facebook
www.facebook.com/draalessandrarussoneuro
www.facebook.com/clinicavivere

69 comentários:

  1. Boa noite Dra Alessandra a minha filha tomava depakene 6 ml de 12 em 12 horas mas começou a ter que queda de cabelo ai dra substitiui pelo gardenal so que achei muitas gotas são 90 gotas a noite e ela pesa 18 kg não é muito dra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Essas dúvidas devem ser discutidas com o neurologista responsável pela prescrição da medicação.
      Boa sorte

      Excluir
  2. Boa tarde Dra Alessandra, tenho um bebê q acabou de completar 10 meses mais ele ainda não senta sozinho não engatinha nem tenta ficar de pé segurando nos móveis... de resto ele me parece normal pega os objetos coloca na boca rola pros lados levanta a cabeça demonstra interesse por objetos quando colocados longe dele até chora por não conseguir alcanca-los porém parece não ter força pra levantar ele pesa 8kg e mede 70 cm, gostaria de saber sua opinião será q ele tem algum problema neurológico? Ou seu desenvolvimento é mais lento mesmo? A pediatra encaminhou para fisio. Ela disse que ele tem atraso no desenvolvimento motor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna
      Sem examiná-lo ó posso dizer que há mesmo um atraso no desenvolvimento. A indicação da fisioterapia está correta, mas vale também uma avaliação neuropediátrica para investigar a causa do atraso.
      Abraço

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho crises epileticas durante o sono.
    fiz todos os exames necessários e nao identificaram nada.
    nao e sempre que tenho crises, geralmente e quando passo muito estresse.
    o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu não posso dar opinião diagnóstica sem te examinar e ver seus exames complementares. Converse com seu neurologista sobre suas dúvidas quanto ao diagnóstico.
      Boa sorte

      Excluir
  5. Oi doutora tenho uma filha de 2 anos e 5 meses ela tem dificuldade pra dormir a noite toda dorme e acorda durante a noite passei a dar apevitin bc e ela dorme e come bem, dou 5 ml antes dela dormir, até agora não vi nenhuma reação contrária já vou no segundo vidro, tem alum problema estou preocupada se faz mal dar todo dia mesmo que seja só uma dose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Você pode discutir isso com o pediatra dela, mas a princípio não há nenhum problema com essas conduta.
      Abraço

      Excluir
    2. Muito obrigada, abraço que Deus te ilumine cada vez mais nessa sua linda profissão.

      Excluir
  6. Por favor me responda preciso muito saber, ela acorda durante a noite, e demora ou até mesmo nem dorme desde já lhe agradeço, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Dra gostaria de saber se atende pelo convenio Amil 400 se nao qual o valor da consulta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Nós não trabalhamos com convênios. Mas para maiores informações, favor ligar no 11 2898-9851
      Abraço

      Excluir
  8. Ola, tive gemeas, as duas sofreram na barriga e foram tiradas rochinhas quase sem vidas foram pra encubadora com dificuldades respiratorias... 02 dias depois a Livia Maria uma das minha bebes morreu no hospital. e a Ana Luísa hoje com 01 ano e 01 dia toma 50 gotas de Fenobarbital ao dia ,com apenas 04 meses começou a ter uns transtornos musculares involuntarios, tremia o corpo e jogava a cabeça e ombros. Eram rapidos, com 06 meses se tornou constante, 8 9 vezes ao dia. o Neuro pediu o encefolograma mas neste não notou-se nada de anormal aquele de sono induzido que ficam somente as ondas... enfim, passou 25 gotas ao total. Com poucas semanas tornou a dar as 'crises" e ele aumentou para 50 gotas. Ficou 02 meses sem nada e à 01 semana teve algumas "crises" bem rapidas de novo. Não fui ao neuro ainda pois é em Porto Velho e moro no interio do Amazonas muito longe e ate la quase 700 km de chão.. o medico hoje falou pra aumentar pra 54 gotas, mas estou com muito medo. Será que não prejudica tomar tanto?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Polliana
      A dose da medicação depende do peso da sua criança. Acho que o médico levou isso em consideração ao aumentar a dose. De qualquer forma, converse com ele sobre suas duvidas.
      Boa sorte

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga tem um filho aparentemente normal até mais ou menos os quatro meses. Após isso ele só fica puxando a cabeça com força para tr´s, tipo escorregando, que se não segurar direito ele cai. Segundo ela os medicos chegaram a dizer que ele tem epilepsia o qual ele toma remedido até hoje. Estranho ele chora muito, fica inquieto, pelo que vejo não tem uma percepção legal, ou seja acho ele desatento e fixa o olhar em uma direção. Por favor me dê uma luz. Esta criança é forte fisicamente, mas não consigo entender o que ele tem. Nos ajude, pois a familia são pessoa humildes assim como eu, sem condições financeiras para correr atrás e descobrir de verdade o que ele tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não posso dar uma opinião sem examinar a criança.
      Boa sorte

      Excluir
  11. Boa Noite Dra. Alessandra!! É normal dormir muito tomando Depakene? Meu bebê tem 6 meses, teve uma parada de quarenta minutos e agora iniciou o tratamento neurológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente sonolência não é um efeito comum do depakene, mas cada criança reage de uma forma.
      Abraço

      Excluir
  12. Boa noite dra gostaria de saber se eu posso dar pro meu bebe de 1 ano e 10 dias fosfato de predsolonia ?
    porque ele toma Gardenal fenobarbital .

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, por favor dra.
    Tenho um menino de 12 anos, ele tem acordado algumas noites agitado, com.taquicardia. isso tudo começou depois de uma febre em que ele teve alguns delírios. Quero levá lo a um especialista, mas qual? Um Cardiologista ou um Neurologista?
    Desde já obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Acho melhor começar pelo pediatra dele e depois provavelmente para o neuro.
      Boa sorte

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, por favor dra.
    Tenho um menino de 12 anos, ele tem acordado algumas noites agitado, com.taquicardia. isso tudo começou depois de uma febre em que ele teve alguns delírios. Quero levá lo a um especialista, mas qual? Um Cardiologista ou um Neurologista?
    Desde já obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  17. Dr. Minha bb aos 5meses apresentou febre altas por 1 mes e nos exames constou toxoplasmose. Começou a tomar os medicamentos pirimetamina, sulfadiazina e acido folinico. Com 1 mes e meio de tratamento apresentoj convulsão forte e foi parar na UTI e uma segunda crise no final do mesmo mes. Fez TC de cranio deu normal. Fez agora o ECG deu Lesão Estrutural Difusa. Oq é isso? Pode ser da toxoplasmose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica
      Provavelmente essa alteração é sim uma consequencia da toxoplaasmose, mas para maiores esclarecimentos sobre o diagnostico vc deve conversar com o neuro dela.
      Abraço

      Excluir
  18. Dr. Minha bb aos 5meses apresentou febre altas por 1 mes e nos exames constou toxoplasmose. Começou a tomar os medicamentos pirimetamina, sulfadiazina e acido folinico. Com 1 mes e meio de tratamento apresentoj convulsão forte e foi parar na UTI e uma segunda crise no final do mesmo mes. Fez TC de cranio deu normal. Fez agora o ECG deu Lesão Estrutural Difusa. Oq é isso? Pode ser da toxoplasmose?

    ResponderExcluir
  19. Bom dia dra , tenho um bebê de 1 ano e 10 meses estou dando a ele apevitin bc três vezes ao dia meia hora antes das refeições 2,5ml , mas tô preocupada se não é muito três vezes ao dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle
      Vc não deve administrar medicação sem o conhecimento do pediatra dele. Converse com o seu médico.
      Abraço

      Excluir
  20. oi, meu sobrinho tem 5 anos e está com tosse a duas semanas, essa tosse so acontece a a noite. tambem acorda com choque na perna e braço direito. isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Não há como saber sem examina-lo.
      Boa sorte

      Excluir
  21. Minha filha tomava frisium e gadernal mas mesmo assim minha filha teve crise então o médico pediu p acrescentar o depakene e ficar diminuindo as gotas do gardenal e depois ela teve outra crise aí pediram p voltar a dosagem do gardenal 52 goyas dando os 3 remédios a ela faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Essas dúvidas você deve tirar com o neuropediatra da sua filha. Não posso falar sobre conduta de um paciente que não examinei.
      Um abraço

      Excluir
  22. Minha filha tem 4 anos e pesa 14 kilos toma 52 gotas de gardenal, essas gotas estão certas pelo peso dela desde já agradeço doutora.

    ResponderExcluir
  23. Meu filho têm 7 meses e desde os 3 meses ele têm umas crises que faz com q ele revire os olhos p cima e se encolhe, levei no neuro aí passaram um mapeamento fiz e deu normal o que será que ele têm doutora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen
      Não tenho como saber sem examinar seu filho.
      Boa sorte

      Excluir
  24. Minha sobrinha tem 10 anos ,prescisa fazer um eletroencefalograma, porém como ela é agitada só será possível com sedação tem alguma clínica em Salvador q possa me indicaw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Puxa, eu não conheço nada em Salvador.
      Boa sorte

      Excluir
  25. Olá, meu nome é Liara.
    Meu filho início tratamento com esses dois medicamentos, mas estou escandalizada com os efeitos colaterais da ritalina e por essa razão parei nesse exato momento com o uso em meu filho, até pq ele é inteligente, ativo, saudável.
    Mas, referente a oxcarbazepina esse trata a bipolaridade, ou seja, cuida do bem estar diário da criança e gostaria de manter esse tratamento até pq sinto q meu filho é uma criança ansiosa e se irrita com facilidade do que uma criança q precise de uma droga como a ritalina, classificada como cocaína.
    Então, minha pergunta é, posso manter apenas a oxcarbazepina?
    Obrigada e agradeço seu retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Liara
      Você deve tirar essas dúvidas com o neuro do seu filho. Não posso comentar conduta sem examinar o paciente.
      Boa sorte.

      Excluir
  26. Boa noite Doutora e possivel um eletrocefalograma dar foco epiletico sem a pessoa ter crise?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Eliane. Cerca de 4% das pessoas podem ter eletro alterado sem apresentar crises convulsivas.
      Um abraço

      Excluir
  27. Boa noite, meu filho tem 1 ano e 10 meses. Ele não fala e não compreende o que a gente faça. Fez o EEG em sono e deu sem alterações. Queria saber se com o EEG tenho como saber se o meu filho é autista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      O diagnóstico do autismo é clínico. Não há nenhum exame que confirme. Eletro normal não confirma nem afasta o diagnóstico.
      Abraço

      Excluir
  28. Bom dia doutora,meu filho tem 11anos ele otimo no colegio,mais muito timido ele participa das coisa que na escola e muito travado e outra ele nao gosta ser contrariado ele ficar muito nervoso e todo se tremendo eu queria opiniao qual a especialidade eu devor levar ele doutora.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia tenho filho de 11anos ,ele e muito timido e outra ele nao de ser contrariado ficar muito agitado e nervoso na sua opiniao qual o especialista eu devor levar ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Maria
      Inicialmente você pode procurar um psicólogo que trabalhe com crianças. Ou eventualmente até o neurpediatra ou o psiquiatra da infância.
      Boa sorte

      Excluir
  30. Bom dia doutora tenho um de 11anos ele muito timido na escola o comportamento e otimo mais na de fazer a prova ele nao so q a tia estiver perto dele e outra participar das coisa do colegio ele muito travado e outra tb nao gosta de ser contrariado ficar muito e agitado na sua opiniao qual especealista eu devor levar.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia doutora tenho um de 11anos ele muito timido na escola o comportamento e otimo mais na de fazer a prova ele nao so q a tia estiver perto dele e outra participar das coisa do colegio ele muito travado e outra tb nao gosta de ser contrariado ficar muito e agitado na sua opiniao qual especealista eu devor levar.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia tenho uma fha de 2 e 5 meses e estou preocupada com a reação dela quando entra em contato com outra pessoas ela tem uma crise e começa a gritar assustando quem fala com ela e até a mim essa reação acontece quando alguém diferente chega a falar ou até mesmo tocar em seus cabelos séra que devo procurar por um médico a pediatra acha normal .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Se você esta preocupada, acho que vale a pena ouvir a opinião de um neuropediatra.
      Abraço

      Excluir
    2. Agradeço pela orientação doutora Alessandra

      Excluir
    3. Agradeço pela orientação doutora Alessandra

      Excluir
  33. Eu pergunto pq não acho normal essa.reação preciso de ajuda pra poder ajuda lá e saber o que está errado com ela ou sou eu que estou vendo demais.

    ResponderExcluir
  34. Olá Dr meu filho tem 1 ano e 5 meses e costuma cair bastante e bater a cabeça, fico preocupada em relação a neurisma ,cogulo de sangue etc , devo marcar neuro somente para pedir estes exames para ele pra ver esta tudo bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      Converse com o pediatra dele para ver a necessidade de consultar o especialista.
      Boa sorte

      Excluir
  35. Olá, minha filha tem 3 anos e nasceu prematura, com 1,5 kg devido a pré-eclapsia na minha gravidez. Ocorre q desde bebê, com uns 4 meses, ela já se assustava com muita facilidade, e é assim até hoje. Não faço medo nela com absolutamente nada (lobo mau, bicho, etc), sempre a estimulo a brincar com tudo, e ainda assim ela é muito medrosa, se assusta com tudo, e também cai com muita facilidade, sempre está com os joelhos ralados. Isso pode ser algum tipo de transtorno ou doença, algo q precise mais de atenção? Seria conveniente leva-la a algum neuropediatra? Agradeço desde ja. Bruna.

    ResponderExcluir
  36. Olá Dra., meu filho tem 3 anos e 2 meses e ainda fala enrolado, tem coisas que só eu como mãe entendo. Devo procurar um especialista? O que a Sra. me orientaria?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Doutora minha sobrinha de 3 meses está com a moleira fechada e normal nessa idade?

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Doutora minha sobrinha de 3 meses está com a moleira fechada e normal nessa idade?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia!
    Meu filho é prematuro de 34 semanas. Mas não precisou de UTI. Vem evoluindo de acordo com a sua idade. Hoje ele tem 1 ano e cinco meses, comecou a andar com 13 meses, mas ainda cai muito e anda um pouco desequilibrado. E normal? Devo procurar um profissional?

    ResponderExcluir
  40. Meu filho tem 4 anos e prescisa fazer um eletroencefalograma, porém como ela é agitada só será possível com sedação tem alguma clínica em sp q possa me indica urgente

    ResponderExcluir
  41. Socorro alguem mim ajude dei 10 ml de apetivin a minhas filhas como diz na bula depois fiquei comedo o que devo fazer uma tem 5 anos a outra 1 ano e 6 messes

    ResponderExcluir
  42. Doutora meu filho tem 14 anos e a uns 12 nao tinha mais convulsões e ontem pela manhã ele teve uma. Isso é normal na síndrome de west? Fiquei muito assustada.

    ResponderExcluir
  43. Boa noite doutora...meu filho tem 5 anos e essa tarde teve 39° de febre e dores nis membros,voltando a febre agora a noite,mediquei e ele adormeceu,e quando acordou foi muito estranho...era como se estivesse muito assustado,com as pernas encolhidas,suando e com uma das maos espalmadas e a outra como se estivesse com uma pinca...eu o chamei e fiquei com muito medo...ele estava assustado e disse q queria fazer xixi,tive q levalo ao banheiri...e aos poucos ele voltou ao normal...isso nunca tinha acontecido...pode me orientar??

    ResponderExcluir
  44. Boa noite doutora...meu filho tem 5 anos e essa tarde teve 39° de febre e dores nis membros,voltando a febre agora a noite,mediquei e ele adormeceu,e quando acordou foi muito estranho...era como se estivesse muito assustado,com as pernas encolhidas,suando e com uma das maos espalmadas e a outra como se estivesse com uma pinca...eu o chamei e fiquei com muito medo...ele estava assustado e disse q queria fazer xixi,tive q levalo ao banheiri...e aos poucos ele voltou ao normal...isso nunca tinha acontecido...pode me orientar??

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!