quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Neurologia infantil e do adolescente

A Neuropediatria (também denominada Neurologia Pediátrica ou Neurologia Infantil) constitui uma sub-especialidade da pediatria dedicada às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam na criança ou no adolescente.
O Neuropediatra tem como função essencial o diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e aconselhamento dos problemas neurológicos que afetam a criança ou o adolescente, mas a sua atividade clínica exige frequentemente um contato estreito com outros especialistas não só da pediatria ou da neurologia mas ainda da genética, bioquímica, neuroradiologia, neurofisiologia, neuropatologia, neurocirurgia, psiquiatria infantil e reabilitação.

Area de atuação
Acompanhamento (neuro-puericultura) de bebês de risco (prematuros ou asfíxicos)
Alterações no Desenvolvimento Neuro-psico-motor (DNPM)
Epilepsia (convulsão)
Cefaléia (dor de cabeça)
Disfunções musculares
Transtornos no aprendizado (dislexias, discalculia)
Transtornos do neurodesenvolvimento (Transtornos do espectro do autismo, deficiencia intelectual, TDAH)
Distúrbios do comportamento
Distúrbios do sono

Consultório - Clínica Vivere
Rodovia Raposo Tavares, km 22 - The Square Open Mall
Sala 107F - Cotia - SP
Tel (11) 9 8876-2992
Www.vivereclinica.com

Fazemos avaliação Multiprofissional para Transtornos do Aprendizado e do Desenvolvimento

Curtam também minha página no facebook
www.facebook.com/draalessandrarussoneuro
www.facebook.com/clinicavivere

42 comentários:

  1. Ola, doutora sou enfermeira e tenho um filho de 3 anos e 8 meses, a aproximadamente 9 meses meu filho vem apresentando dores de cabeça diariamente, na região do olho direito, vc coloca a mão nas regiões próximas como temporal, frontal e pergunta se dói, ele responde não, fala que só dói o olho e a sobrancelha, ele sempre foi uma criança normal com desenvolvimento normal, os neurologistas que faço o acompanhamento, fizeram todos os teste clínicos, normal, realizei tomografia, normal, exames de sangue normal, já passei com 3 neurologistas e 1 pediatra, os diagnósticos são diferentes, 2 acharam q é cefaleia em salvas, um optou dar remédio pra ele dormir pra ver se a dor passa, outro me passou uma terapia com oxigênio a 100% por 15 dias, então uma me passou cobavital, mais ambos me disseram q isso é raro em crianças e vão partir pra outras linhas, apesar de todos os sinais e sintomas estarem relacionados, a dor dura cerca de 2 a 10 minutos, olho fica caidinho só do lado da dor, ele reclama muito de nariz entupido, o olho lacrimeja e o nariz escorre, ele fica pressionando na hora da dor, outros 2 falaram em enxaqueca e enxaqueca migranea basilar, os medicamentos foram vertix e depakene 250 mg, não sei o que fazer, por conta dessa divergência de opiniões por meu filho ser uma criança acho é difícil vc ficar no achismo, outra coisa o EEG deu atividade paroxística de projeção temporal esquerda. Preciso de ajuda não sei o que fazer, tento observar ao máximo pra passar tudo pros médicos mais não sei o que fazer, ele tem uma média de 6 crises durante o dia, e a noite umas duas porém são mais forte na madrugada e ao acordar, o que esta me ajudando um pouco é o fosfato sódico de prednisolona, mais sei tbm que não posso dar por muito tempo, então dou algumas pausas, porq os medicamentos pra dor não estão resolvendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doutora, complementando ele nunca teve convulsão, e o depakene , as doses são de 3ml 2x ao dia, por 10 dias, 4 ml 2x ao dia por mais 10 dias, 5 ml 2x ao dia por 10 dias, e 6 ml 2x ao dia, atè voltar a consulta ou seja 12 ml/ 600mg por dia, mais que que o dobro da dose inicial pra uma criança de 10 anos.

      Excluir
    2. Oi Lais
      Infelizmente não consigo opinar sem examinar seu filho, mas existem alguns neurologistas especializados em cefaléia e talvez seja uma opção.
      Todos os medicamentos profiláticos são de uso continuo e necessitam de algum tempo para seu melhor efeito. Então sugiro que vc escolha um e use pelo menos por 2 meses seguidos para um melhor efeito.
      Boa sorte

      Excluir
  2. Ola Dr.
    Me chamo Nardy tenho um menino de 2 anos e 9 meses super esperto a 6 meses atras ele teve uma convulsao com 37.8 no pronto socorro fizeram exame de sangue e ele apresentou infecçâo posterior a isso procuramos um neuro que solicitou um EEG onde deu uma pequena alteração, mas o neuro preferiu não dar medicaçao por se tratar de uma alteraçao muito minina 6 meses depois voltou a convulsionar agora com 37.3 fomos denovo para o hospital e denovo no exame de sangue constou infecçao la deram apenas um antitermico e nos liberaram em casa deu denovo ele estava com 39,5 voltamos para o hospital e ficamos a madrugada toda em observação e nos receitaram gardenal. Fomos denovo para o neuro que pediu outro EEG que deu normal o neuro mandou suspender o gardenal e receitou depakene xarope em quantidade minima e nos disse que o que causa a convulsao dele é o aumento repentino de temperatura mas minha preocupaçao é que no frasco diz para crianças acima de dez anos isso é normal no caso dele é necessario o uso de medicaçao? desde ja agradeço sua ajuda vc nos tira muitas duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardy
      O depakene é bastante seguro acima dos 2 anos de idade.
      Quanto a indicação do tratamento, vc precisa elucidar isso com o médico dele. Não posso opinar na conduta sem examinar o paciente.
      Boa sorte

      Excluir
  3. Boa Noite Dra. Meu filho tem 11 meses e descobri que ele tem Cisto aracnoide do lado direito temporo frontal de 8 cm e do lado esquerdo de 2 cm......!!! Já fui em uns 4 neurocirurgioes e as opiniões estão divididas.... na sua opinião é necessário operar ou não? agradeço desde já...... Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina
      Eu não sou neurocirurgiã. Não posso opinar sem examinar seu filho.
      Boa sorte

      Excluir
  4. olá doutora, eu queria saber o que significa quando um exame eletroencefalográfico da moderada disfunção de natureza irritativa, bilateral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Depende do motivo que levou a fazer o exame e do quadro clinico apresentado.
      Abs

      Excluir
  5. Olá Dra. meu nome e SARAH tenho um filho de 2 anos e 7 meses, ele já fala de tudo é muito inteligente, come bem, só tem um coisa que me incomoda muito que se quando ele quer um coisa e não der para ele na hora ele chega a tremer de tanto nervoso, ele é extremamente nervoso já dei para ele um medicamento chamado maracujina calmante mas não resolveu ele continua nervoso... e o nervoso dele é tremendo e grita e se deixar ele agride também por favor me ajude com sua opnião.
    Atenciosamente SARAH A.R

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah
      Me parece realmente um quadro comportamental. Sugiro que vc procure uma psicóloga comportamental para algumas orientações de manejo.
      Abs

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr. tenho um bebê de 2 meses que chora muito. Descobriu que ele tem RGE grave, pq ele não vomita. Descobrimos qdo ele foi mamar e engasgou, teve apnéia e foi para UTI, lá que descobriu esse refluxo! No decorrer, a pediatra pediu os seguintes exames: EEG, cariotipagem e o teste do pezinho máster. NO EEG deu distúrbio epileptiforme generalizado. Oque significa?? Ele é um bebê com os reflexos normais, acompanha, sorri.. me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O exame só tem significado de acordo com o exame clínico, por isso não posso opinar sem examinar seu bebê.
      Tem uma postagem do blog sobre EEG. Dê uma lida.
      Boa sorte

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. oi doutora ,meu filho esta´com 5 anos e não fala nada ,apenas algumas palavras ,já nas frases e pior ,já levamos ao pediatra a fonaudiologo e nada,o que fazer estamos muito preocupados ,ele estuda ,saber falar o alfabeto e algunas cores do seu ,jeito ,e nos tentamos reconhecer o que ele diz ,sera que pode ser alguma ,coisa no cérebro dele que estaja impedindo.Desde já deus lhe ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Inicialmente é muito importante que ele esteja em seguimento terapeutico com uma fono.
      Depois acho que vale uma avaliação com o neuropediatra.
      Abs

      Excluir
  11. olá doutora tenho um menino om 3 meses, que fiz o teste do olhinho, e acusou que ele tem uma problema no olho que atinge a cabeça, a pupila dele é nao foto reagente, e pra isso preciso passar ele em um neuro urgente, como faço pra passar em vc. ele nao chorou ao nascer. ele ja teve dois periodo de convusão. tem muitos tremores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamella
      Eu não estou atendendo em consultório esse final de ano
      Boa sorte

      Excluir
  12. Meu bebê vai completar sete meses dia 10 e desde que nasceu não dorme mais que três horas seguidas, nesses três últimos meses tem dormido menos ainda acorda de duas em duas horas e tem dias que acorda de hora em hora, e se eu não o coloco para dormir ele desperta e fica brincando como se não estivesse com sono.Nem durante o dia ele dorme bem, tira apenas duas sonecas uma por volta do meio dia que dura uma hora, uma hora e meia e outra por volta das quatro horas que dura meia hora.Não sei o que devo fazer ele tem uma rotina da hora do sono estabelecida,mas mesmo assim não dorme, mesmo quando fica cansado chora muito mas não dorme. percebi que no último mês ele só cresceu 1 cm e ele desde que nasceu sempre cresceu mais do que três centímetros.Ele é um bebê bem ativo, mas tenho medo que por não dormir bem isso prejudique o desenvolvimento dele.Procuro ou não um neuropediatra? Preciso muito de ajuda Desde já agradeço a Dra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela
      Inicialmente procure o pediatra dele para descartar causas clinicas. Se ele não encontrar nada, aí sim, procure o neuro.
      Abs

      Excluir
  13. Dra boa noite,tenho um bebe de35 dias e ele e muito nervoso,e perde o folego varias veses seguidas quando chora,e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Ele é muito novinho para ser nervoso! Deve ser a cólica normal do recém nascido. Mas procure o peditatra dele para ver se está tudo certo clinicamente.
      Abs

      Excluir
  14. Boa noite Dra Alessandra!
    Minha filha tem 11 anos e estou muito preocupada. Quando pequena a escola me orientou a procurar um neuropediatra pois ela era muito lenta para copiar os execicios e tinha muitas dificuldades na pratica de exercícios. Levei ela ao médico que me pediu uma ressonância, que apresentou algumas alteraçoes de pequenas manchas por todo o cérebro (gliose e/ou desmielinização) na época a neurologia falou que nao era serio e que era preciso observar. Atualmente ela apresenta um bom desenvolvimento, mas o que me preocupa é que ela, na maioria das vezes ao virar a cabeça para o lado ou para traz acaba por girar a cabeca, esta constantemente com a cabeçá caida para um lado, o que ja está causando problemas com auto estima. Como se a cabeça estivesse pesando para um lado. Além disso ela tem dificuldades motoras para pentear os cabelos de um dos lados. Gostaria de sua ajuda, para saber se isso é um refelxo do caso e como proceder no caso dela, se temos algo na linha de psicomotora para trabalhar com ela. Eu moro em Osasco e vi que voce atende em Osasco também. Agradeço desde já a ajuda! Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda
      Infelizmente não tenho como opinar sem examinar sua filha. Eu trabalho na AACD e lá só atendemos crianças com deficiencia física. Tente o Instituto Bem Estar aí em Osasco que eles tem uma otima equipe.
      Abs

      Excluir
  15. O pediatra receitou um remédio para que ele dormisse sem nem ao menos se questionar o porque de ele não dormir, dei esse remédio que foi feito em farmácia de manipulação por 3 dias, como não vi resultado parei com a medicação(fico um pouco receosa de medicá-lo sem saber o que ele tem ao certo), estou super cansada, o que devo fazer procurar um outro pediatra ou um neurologista? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena procurar o neuro.
      Boa sorte

      Excluir
  16. Boa tarde Dra Alessandra...
    Sou pai de uma criança linda que teve o nascimento normal, mas o mês passado ela teve um convulsão leve e estava com febre em torno de 39º C quando chegamos no hospital ai o medico lhe deu um antitérmico e ela voltou a normal..
    minha duvida é que o medico disse que foi devido a febre e mesmo assim ele pediu um eletroencefalograma e nesse exame detectou uma mancha na cabeça da minha filha que tem 1 aninho e 5 meses e estou muito preocupado por ser minha unica filha, ai o Dr mandou procurar um neuro, mas a final Drª Alessandra é preocupante ou não, e se caso a senhora sabe o que poderia ser no meu bebezinho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco
      A crise convulsiva febril é geralmente um quadro de boa evolução e geralmente nem necessita tratamento. Mas é necessário a avaliação do neuro pois o exame neurológico deve estar normal.
      Boa sorte

      Excluir
  17. ola , meu nome e maria daniela ,bom meu marido tem uma filha de 5 anos ela começou a apresentar algumas coisas ,como de repente ela fica parada e fica revirando os olhos e quando perguntamos alguma coisa pra ela ela não responde fica calada ,mais depois volta o normal ,a mae dela tomou remédio pra abortar ,mais não conseguiu queria saber se pode me dizer mais ou menos o que seja ou se influi em alguma coisa que a mae dela tenha tomado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela
      Não tenho como opinar sem examinar a menina. Mas acho interessante procurar um neuropediatra.
      Abs

      Excluir
  18. Dra. Boa noite!
    Meu nome é Agnaldo e meu filho tem 9 meses. O pediatra, ao examinar a cabeça dele, verificou que a moleira já está praticamente fechada, sendo que o normal é o fechamento com aproximadamente 18 meses. Meu filho é saudável, tem peso e tamanho dentro dos padrões normais e suas atitudes não levantam nenhuma anormalidade. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Agnaldo
      Deve procurar um neurocirurgião e confirmar com exames se fechou mesmo ou não pois as vezes ao exame clínico parece fechada, mas ainda tem um pouquinho de fontanela aberta e isso pode ser suficiente para o crescimento normal.
      Boa sorte

      Excluir
  19. bom dia doutora tenho um filho de 4 anos ja e 2 ves que pego ele parado fica uns 4 minutos parado vc chama ele nao responde peguei no colo ele fica molinho como se tivesse com sono ou dormindo com olho aberto destes 4 abos aconteceu 2 veses ele e muito brincalhao vai bem na escola so estou com esta duvida o que pode ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alan
      É necessario uma avaliação clínica com o especialista para saber o que esta acontecendo. Procure um neuropediatra.
      Abs

      Excluir
  20. Olá Dra a aproximadamente uns 15 dias o meu filho teve febre de 38°c derrepente ele paralisou e quando peguei ele ele começou a se bater , virar os olhos ,ranger os dentes levei-o na emergência e no caminho ele vomitou por duas vezes ,no dia do acontecido ele ñ foi diagnosticado com nada porem no outro dia levei-o na pediatra que o acompanha ela o encaminhou para um neuropediatra , que pediu um mapeamento cerebral é o resultado foi epilepsia de gral leve a mesma receitou depakene 3ml 2 vezes ao dia ,so que o meu filho fica sonolento assim que toma o remédio porem quando ele acorda chora muito coisa que ñ era de costume esse efeito é normal desse medicamento?por favor me ajude estou super preocupada desde já agradeço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara
      O principal efeito colateral do depakene é o aumento de apetite e ganho de peso. De qualquer forma, é preciso checar com o médico dele.
      Boa sorte

      Excluir
  21. Bom dia dra, tenho uma bebê de 9 meses, aos 7 meses ela teve alguns espasmos por uns 10 dias, fomos ao neuro, ela esta tomando vigabatrina e não teve mais nada, seu desenvolvimento está normal. Fez eletro e tomo, o eletro deu alterado e a tg normal, porém a médica diz que pode ser west e outro médico ( ambos neuro) diz que não é west. O q faço? Procuro uma terceira opinião? Ela vai fazer ressonância e outro eletro agora no começo do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      A síndrome de West é uma encefalopatia epiléptica cujo diagnostico se faz através do tipo de crise e do resultado do EEG. De qualquer forma, o diagnóstico de epilepsia é evidente e ele está sendo tratado, o que é fundamental. Acho que você deve escolher um médico e seguir com aquele que vc mais gostou e confiou.
      Boa sorte

      Excluir
  22. Olá doutora,
    tenho um bebê de 9 meses do sexo masculino e desde recém nascido nunca dormiu uma noite inteira, sei que é normal até certo tempo o bebê acordar durante a madrugada, mas o meu bebê acorda mais de 3x tem noites q acorda até 6x, ele possui o sono muito agitado, diversas vezes chegono quarto dele de madrugada com ele sentado no berço de olhos fechados e chorando, as vezes em pé também. tenho babá eletrônica no meu quarto e escuto ele resmungando ou gemendo (não sei definir bem) muitas vezes durante o sono dele até chegar ao ponto dele chorar, ele se mexe bastante também, rola de um lado para o outro no berço. Será que o meu filho possui algum distúrbio no sono? Durante o dia ele dorme muito pouco e acorda muito cedo, mesmo tendo uma noite agitada, ele também é elétrico tem muita energia.

    ResponderExcluir
  23. Olá Doutora! Tenho um bebê que completará 1 ano dia 13.01.14 e desde os 6 meses ele acorda toda hora a noite, ate 6x por noite, mexe na cama muito, não tem uma noite de sono tranquila, coloquei o colchao do berço dele no meu quarto (no chão) pra eu dormir mais segura já que acorda tantas vezes e passa a noite toda resmungando e observei que as vezes ele levanta, senta e com os olhos fechados começa a engatinhar e chora ai eu em silencio deito ele e balanço um pouco e ele dorme, já é a 5º vez que ele acorda no meio da noite chorando muuuito como se tivesse caido da cama, parece assustadissimo mas continua com os olhos fechados e chorando muuuito, tem hora que acho queé sonambulismo, hora acho que é algum transtorno do sono, meu bebê é bem parecido com o bebê relatado pela Daiana 5 de janeiro de 2014

    ResponderExcluir

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!