terça-feira, 3 de maio de 2016

Corre Menina!


Hoje vim aqui falar de um assunto diferente, mas que ainda assim tem muito a ver com saúde física e mental.
Em alguns momentos já abordei aqui a necessidade de pais e cuidadores de pessoas com deficiência terem um tempo para cuidar de si.
E uma resposta que eu sempre ouço é: “Não tenho tempo”, “a vida é muito corrida”, “só eu sei cuidar dele”. E assim, de desculpa em desculpa, vamos abrindo mão da nossa saúde e principalmente da nossa vida.
Por isso hoje vim contar a vocês uma história muito pessoal.
Eu adoro correr! Comecei a correr por acaso. Vinha caminhando e resolvi sair correndo. Simples assim! Sem treino, sem planejamento. Só correr. Fui me viciando nessa endorfina que a corrida libera e me apaixonando pelas possibilidades da corrida. A meta era correr os 10 km em menos de 1 hora. E consegui! Mas como prêmio, machuquei o joelho.
Fui então ao médico que disse que era bem simples, eu só teria que fortalecer a musculatura. Sim! Para correr eu tinha que fazer musculação e me preparar. Fui deixando pra lá. Parei de correr, e ganhei cerca de 20 kg nos 5 anos que se seguiram. E aí começaram as dores. Dói a coluna, dói o joelho, dói o ombro, dói o pé. Doía tanta coisa que era até difícil classificar.
Mas a coisa mais gostosa da vida é que sempre é tempo de recomeçar. E um belo dia, eu resolvi que queria voltar a ter aquele prazer e de quebra perder todo aquele peso que não me pertencia.
 
Comecei a treinar minha musculatura, com treino funcional e pilates, procurei um personal e uma nutricionista, perdi muito peso e finalmente, depois de 10 meses, voltei a correr. Devagar fiz 5 km, depois 10 km e finalmente 16 km. Um misto de euforia e sensação de superação. Outros desafios virão, com consciência e disciplina. Como uma escolha. Uma escolha que eu faço todos os dias quando acordo as 5:30h da manhã para treinar. Bate uma preguiça às vezes! Claro que sim. Mas eu penso: É pra mim. É a minha escolha. Eu dedico uma hora do meu dia, praticamente todo dia, para mim. Porque eu mereço. Porque todos nós merecemos.
E acredite, um dia isso fica tão parte da sua rotina, tão parte de você, que a gente sente muita falta quando não pode treinar.
Essa história vem para que eu reafirme a vocês que é possível. É possível que no meio de tantos afazeres, tantos compromissos, a gente possa se olhar, se cuidar e se amar. Não precisa ser com um esporte, não precisa perder peso, mas é preciso um autocuidado, um momento pra você.
A gente cuida muito melhor do outro quando se cuida primeiro. A caridade começa de dentro para fora. Seja caridoso e cuidadoso com você. E principalmente, seja feliz!
Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....