sábado, 7 de julho de 2012

Livro, de novo!

Sei que ando parecendo uma critica literaria, postando dicas de leitura no blog. Mas como adoro ler e volta e meia acho algo interessante em relação a alguma situação neurológica, gosto de compartilhar com vocês.

E a dica desta vez é o livro: O estranho caso do cachorro morto. O autor Mark Haddon nos escreve em primeira pessoa como se fosse Christopher, um rapaz de 13 anos, 5 meses e 2 dias.

Sim, Christopher é uma menino com Síndrome de Asperger, uma situação clinica que se encaixa nos transtornos do espectro autista.

Extremamente inteligente, Christopher nos leva de forma objetiva e clara a observar toda a sua dificuldade de socialização e suas limitações diante do novo.

O autor expoe de forma muito bem elaborada os sentimentos do personagem e de forma leve e bem humorada, nos leva a entra nesse mundo tão diferente que é o dos Asperger.

A história é bem humorada e envolvente. Uma leitura rápida e fluida, mas com uma profunda reflexão sobre o outro, o diferente. Nem pior, nem melhor. Só diferente. Só precisando de respeito, compreensão e amor. Como qualquer um de nós!

Embora seja um livro relativamente antigo (de 2004), é sempre atual entender as diferenças e conviver sem preconceito.

Vale a leitura

Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....