quarta-feira, 20 de junho de 2012

Palestra gratuita

Palestra imperdivel no IP USP - convidada Dra Maria Sigride Thomé-Souza
Tema Autismo e epilepsia.
Maiores informaçōes ni link abaixo.
APROVEITEM!

http://amareproteger-2.blogspot.com.br/2012/06/palestra-gratuita-autismo-e-epilepsia.html

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O mundo da epilepsia

Cercada de mistérios e preconceito desde a antiguidade, a epilepsia é sempre um tema interessante de estudar e tratar. Com uma prevalência de 1% na população geral, é importante olhar sem medo para esse assunto.

O congresso está sendo muito interessante. A epilepsia foi amplamente discutida, em todos os seus aspectos. Um programa abrangente, com convidados bastante expressivos no cenário atual, fizeram deste um proveitoso encontro.

Iniciamos com o dificil diagnostico diferencial da epilepsia com outros eventos paroxisticos. Muitos eventos podem ser confundidos com epilepsia, desde doenças do movimento, até as chamadas CNEPs, que são as crises não epilépticas psicogênicas, diagnóstico esse só esclarecido com a realização do vídeo-EEG.

Passamos então, ao estudo da nova classificação proposta pela ILAE - liga internacional contra a epilepsia. E novamente voltamos a utilizar o termo convulsão como sinonimo de epilspsia.

Muito se falou das possibilidades de exames na investigação etiológica, com exames de imagem e genética. Indicações cirúrgicas das epilepsias foram bem exploradas também.

Outro tópico bastante revisitado foi o da associação da epilepsia com os transtornos psiquiátricos. Há tempos essa associação é conhecida, mas só agora vem sendo mais profundamente estudada.

E finalmente, tratamento e prognóstico em longo prazo das mais diversas síndromes epilépticas, com o advento de novas medicações e o olhar mais abrangente do paciente epiléptico como um todo, visando não só o controle das crises, como também uma melhor qualidade de vida e um impacto funcional menor. Enfim uma abordagem mais humana do individuo com epilepsia.

Um abraço
Dra Alessandra

quarta-feira, 6 de junho de 2012

VAMOS ESTUDAR NO FERIADO!

Aqui estamos novamente aproveitando o feriado para estudar. Vocês que me acompanham já sabem o quanto é frequente a ocorrencia de congressos no feriado.

A quente e nublada Ribeirão recebe esse ano o 34o congresso brasileiro de epilepsia. Faz alguns anos que não venho a esse congresso, apesar da minha formação em epileptologia, não consigo ir todos os anos a todos os congressos, senão não consigo trabalhar...

Mas já que vim, resolvi fazer o pacote completo, iniciando com o curso pré congresso em neuroimagem em epilepsia.

Assistir palestras de neuroimagem é sempre meio deprimente para quem como eu, trabalha preferencialmente em serviços de saúde pública.

Fico sempre com a sensação de que muito há para se oferecer e pouco conseguimos realizar.

Variaveis como tipo de equipamento, profissional que lauda o exame com experiencia em epilepsia e recursos tecnológicos de ponta, influem sobremaneira no resultados dos exames.

Embora a neuroimagem seja primordialmente usada na investigação etiológica das epilepsias, muito se perde neste quesito pela falta de exames bem realizados e acessiveis a toda a população.

Mas, otimista que sou, prefiro pensar que o importante é sabermos tudo o que há disponivel atualmente, analisar criticamente quais as possibilidades com melhor custo/benefício e lutar ativamente para que toda essa tecnologia seja possível para omaior número de pacientes.

Amanhã vamos mergulhar na epilepsia propriamente dita.
Um abraço
Dra Alessandra

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....