sábado, 20 de julho de 2013

Saber o diagnóstico do seu filho é um direito e um dever!

Vou voltar a um tema que já conversamos algum tempo atrás, que é o diagnóstico. Diagnóstico é o nome da situação clínica ou da doença que leva um indivíduo à consulta, no meu caso médica. 

Baseia-se na história clínica, no exame físico e eventualmente necessita de exames complementares para sua confirmação.

Atendo muitas crianças onde pergunto para a mãe se ela sabe o que o filho tem e escuto respostas variadas, algumas absurdas, do tipo, o médico não quis me falar ou ele me falou, mas eu não entendi nada. Ele passou esse remédio, mas eu não sei por quê.

Entendo que às vezes falamos muitas palavras novas e difíceis, num momento onde há emoção, ansiedade e mais uma série de sentimentos e que isso ode dificultar o processo de entender o que está acontecendo. Entretanto, saber o diagnóstico do seu filho quando há um, é mais que um direito, é quase um dever. O diagnóstico é a base do tratamento, do raciocínio clínico, da evolução.

É muito frustrante quando não conseguimos fechar um diagnóstico, especialmente frente a quadros graves, mas mesmo quando isso não é possível, é minha obrigação falar para a família que ainda não sabemos o que a criança tem e que vamos continuar investigando.

Por isso pergunte, várias vezes se for necessário, anote, caso chegue à sua casa e note que não entendeu direito, anote as dúvidas e tire na próxima consulta. Leve um pedaço da caixa do remédio se você não consegue decorar o nome, mas se envolva na vida do seu filho. 

Profundamente. Emocionalmente. Fisicamente. Se envolva. Pesquise, tire dúvidas, procure boas leituras, outras opiniões se não estiver confiante na primeira.

E seja feliz.
Abraço

Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....