terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Diagnóstico no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - Texto no site vivereclinica.com

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico frequente em crianças em idade escolar, atingindo 3 a 5% delas. Apesar disto, o TDAH continua sendo um dos transtornos menos conhecidos por profissionais da área da educação e mesmo entre os profissionais de saúde. Há ainda muita desinformação sobre essa questão, especialmente em relação ao diagnóstico.

Uma das grandes dificuldades quando falamos de TDAH é que não existe um exame que confirme o diagnóstico. Trata-se de um diagnóstico clínico, baseado na história do paciente e no exame clínico. Entretanto várias ferramentas, em especial os testes neuropsicológicos, podem auxiliar nesse diagnóstico.

Um teste bastante difundido no mundo, mais ainda pouco utilizado no Brasil é o CPT ou teste de desempenho contínuo (do inglês Continuous Performance Test).  Esta testagem tem se tornado cada vez mais popular como uma maneira objetiva de medir aspectos relacionados à atenção e impulsividade  e frequentemente é utilizado para auxiliar no diagnóstico de distúrbios de atenção, tais como o TDAH.

É uma tarefa visual computadorizada, realizada no consultório e que nos dá como resultado um gráfico completo dos vários aspectos da atenção (tais como atenção sustentada, atenção compartilhada) e da impulsividade e do controle deste impulso. Pode ser aplicado em crianças a partir dos 4 anos de idade e não há idade limite para sua aplicação em adultos.

Buscando sempre a excelência no atendimento e uma profunda e séria investigação diagnóstica, a clínica Vivere conta agora com mais esse instrumento para investigação diagnóstica e controle de tratamento do TDAH.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....