terça-feira, 13 de outubro de 2015

Setembro e suas possibilidades


Setembro foi um mês de muito trabalho e muitas novidades interessantes na Clínica Vivere. Mas vocês já sabem, muito trabalho e muita novidade significam menos tempo para o blog.
No início do mês, como relatei no post anterior, participei do Congresso Brasileiro da ABENEPI.  Muita informação, muita troca de experiência e sempre a parte boa de rever os amigos.
Na sequencia, proferimos (eu e a neuropsicóloga Melanie Mendoza) uma palestra para pais e responsáveis de crianças surdas que frequentam o Instituto Adhara, em Cotia. Uma manhã muito rica de troca de experiências e dúvidas. Aprendemos muito sobre a cultura surda e a dificuldade de inclusão nos serviços médicos e na avaliação destas pessoas.
E para fechar o mês, nossa neuropsicóloga Melanie viajou até Santa Catarina a convite da AMA Brusque para participar do II Jornada de Atualização em TEA (Transtornos do Espectro do Autismo).  
Além desses eventos, solidificamos na clínica o projeto de estimulação multiprofissional para crianças com TEA. A equipe formada por mim, pela neuropsicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e três terapeutas ABA tem se reunido intensamente, discutindo casos, planejando estratégias de abordagem e avaliando resultados. A intervenção precoce e intensiva em crianças com TEA vem se mostrando a melhor abordagem terapêutica e nossa experiência com nossos mais de 20 pequenos com esse diagnóstico nos anima a trabalhar cada dia mais.
A terapia ABA (manejo comportamental realizado por psicólogo especializado) ocorre na casa da criança e as outras terapias na clínica. Semestralmente realizamos a reavaliação neurológica e neuropsicológica e a avaliação dos objetivos propostos, além de traçar novos objetivos.
E assim trabalhando muito, estudando muito, aprendendo e trocando muito setembro passou. Que outubro seja tão produtivo e tão estimulante quanto setembro e que eu consiga estar mais próxima de vocês aqui do blog.
Em caso de dúvidas, podem perguntar por aqui, mas caso eu demore a responder, por favor enviem e-mail para contato@vivereclinica.com ou visitem nosso site: www.vivereclinica.com
Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....