terça-feira, 6 de abril de 2010

Amigo animal: mais que um amigo, um terapeuta!!!

Você sabia que seu bichinho de estimação pode ser bem mais que um bom amigo? Pois é, originada na Inglaterra em 1792, a pet terapia ou terapia assistida por animais (TAA) é a realização de terapia de reabilitação utilizando cães, cavalos ou outros animais domésticos como instrumento mediador entre o terapeuta e o paciente.

A TAA é uma intervenção direcionada, individualizada e com critérios clínicos específicos onde um animal é parte integrante e fundamental do processo do tratamento; deve ser aplicada e supervisionada por profissionais da saúde devidamente habilitados e todo processo deve ser documentado e avaliado periodicamente, promovendo a melhora na função física, social, emocional, e/ou cognitiva de pacientes humanos.

Os animais funcionam como catalisadores na recuperação da saúde mental, promovendo ganhos motores, na auto-estima, comunicação, entre outros aspectos.
A presença de pets em ambientes hospitalares pode causar estranheza inicial, porém especialmente em pacientes pediátricos (crianças) o retorno é praticamente imediato. A visita dos animaizinhos quebra totalmente a rotina do lugar e a alegria transmitida por eles estimula a sociabilização, humaniza o ambiente e melhora o humor das crianças.

Atividades como: levar o “cachorro para passear”, com um material adaptado, colete com uma alça, servindo ao paciente como um andador vivo, em diferentes tipos de solo, com declives e aclives; escovação; pinçamento; arremessos de bola; bambolê; jogos de futebol, e jogos com finalidade pedagógica como: classificação e nomeação de cores e formas geométricas, objetos, introdução à matemática, estruturação de palavras, nomeação de vogais, seqüência lógica, análise e síntese, e montagem de quebra-cabeça estimulam as capacidades cognitvas e pedagógicas num ambiente extremamente prazeiroso para as crianças.

Os pacientes são ainda, colocados em contato com a textura do pêlo e com a temperatura corpórea dos animais, alimentam os animais, são expostos á motivação do comando buscando a atenção e a concentração, em um ambiente facilitador.

Mas você pensa que só crianças se beneficiam deste tipo de tratamento? Não mesmo! A pet terapia é utilizada também na reabilitação de idosos com doenças degenerativas, trazendo estímulo sensorial e cognitivo, melhorando a qualidade de vidas desses idosos que se sentem acolhidos e amados de forma incondicional. Este é um aspecto essencial para a melhora observada em casos de depressão, por exemplo.

Vários projetos se espalham pelo Brasil trabalhando de forma profissional com a pet terapia. Os animais são escolhidos de acordo com porte e docilidade para o trabalho e são adestrados por profissionais capacitados. É de extrema importância que o animal estaja em perfeitas condições de saúde e higiene e que tenha um acompanhamento periódico de médico veterinário.

Outros exemplos da atuação desses animais são como guias de deficientes visuais e no trabalho junto a forças policiais. Os cães são especialmente selecionados e treinados para desenvolver estas atividades que beneficiam uma infinidade de pessoas.

Entretanto, ser proprietário de um animal de estimação já é o suficiente para melhorar as relações no ambiente familiar, pois torna as pessoas mais tolerantes e compadecidas com os outros. Além disso, estudos revelaram que os proprietários de “pets” respondem melhor ao tratamento e se recuperaram mais rapidamente do infarto do miocárdio, possuem menos fatores de risco de acidentes cardiovasculares e apresentam menores níveis de stress. Até o bucólico peixinho no aquário comprovadamente reduz níveis de stress e ansiedade, por conta disso esses bichinho vem enfeitando com frequencia consultórios dentários.

UAU!! Aposto que após todas essas boas notícias você gostou mais ainda de seu pet né? Então não perca, pois em breve falaremos sobre a equo ou hippoterapia, a terapia com cavalos.
Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....