sábado, 11 de setembro de 2010

Como é gostoso trabalhar com criança!!!

Atendi um menino dia desses, com 12 anos de uma vida absurdamente sofrida. Mas como criança é tudo de bom, ele entrou animado, sem lamentações e foi logo falando a respeito da sua saúde.

Tagarela e esperto, me contou que ele era um garoto sem nenhum problema até os 7 anos quando descobriram que ele tinha um tumor na cabeça: - Como é mesmo o nome mãe? – ele perguntou! A mãe respondeu: - Craniofaringeoma. E ele disse: - Ah!! Isso mesmo.

Obs: O craniofaringioma é uma neoplasia epitelial rara que surge na região hipotalâmica e da glândula pituitária originada de restos embrionários. Apesar de sua natureza benigna, estes tumores possuem uma evolução clínica maligna. Seu aspecto patofisiológico se deve à sua localização adversa, sua propensão a infiltrar tecido normal adjacente, aderir em estruturas intracraniais cruciais e sua recorrência após ressecção cirúrgica, principalmente após ressecção incompleta.

E retomou sua narrativa me contando que se submeteu a umas 5 ou 6 cirurgias e numa delas, perdeu a visão. Mas que o pior dessa fase foi a quimioterapia, que tirou muito sua energia!!

Ele então me disse que achava que tudo tinha acabado, quando veio novamente o tumor. E ele pergunta de novo a mãe: - Como chama mesmo quando volta? Recidiva, filho, ela respondeu.

A essa altura da consulta eu já não conseguia mais falar nada. Só ouvia emocionada seu relato preciso dos fatos.

Bem, ele me contou que nessa recidiva, nova cirurgia, uma complicação – a hidrocefalia. Nova cirurgia para colocação de válvula e um AVC (acidente vascular cerebral) na sequencia, que lhe tirou os movimentos do lado direito.

“ Mas tia – disse ele – nada que os exercícios na fisioterapia não resolvessem. Eu sou criança e a doutora disse que criança recupera rápido!”

E ele recuperou boa parte dos movimentos, voltou a andar e tem uma dificuldade leve no membro superior direito.

“Mas, aí, tia – disse ele – mais uma coisa aconteceu!! No início do ano eu tive um... Como chama mesmo mãe? Trombose venosa profunda, respondeu a mãe. Isso!! Na perna esquerda e fiquei sem andar. Eu chorei, mas a médica me lembrou que criança recupera rápido e eu sei que vou recuperar. Já estou quase andando sozinho de novo!!”

Eu estava paralisada, tanto pela fluência com que ele me contava a história, como pela força interior que demonstrava.

E ele finalizou a consulta me contando que há uma nova suspeita de recidiva, mas que ele tem certeza que “papai do céu” está com ele e tudo vai dar certo!!

A única queixa que ele fez, foi do remédio para tireóide que ele tem que tomar 20 minutos antes do café (um saco, né tia?). Pois é, eu, meio sem jeito, contei um pouco de mim! Eu tomo a mesma medicação e é chato mesmo!!! Ele adorou saber que eu também tomo o mesmo remédio!!

Terminamos a consulta conversando sobre a escola e a alfabetização em braile que ele está adorando e eu precisei de uns minutos e um copo d´água para retomar meu dia!!

Eu sou uma pessoa de fé, mas eu não sei se numa adversidade tão grande eu conseguiria manter a força interior desta forma. Por isso eu gosto de criança! Esse pureza, essa certeza que o mundo é bom e que tudo vai dar certo porque a vida está só começando me encantam.

E aqui estou eu, rezando muito para que o “papai do céu” faça tudo dar certo mês que vem na nova ressonância!!

Boa semana! Um abraço!
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....