terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DÚVIDAS SOBRE DOR DE CABEÇA

Vamos conversar sobre uma situação muito frequente na vida de todas as pessoas, inclusive das crianças que é a cefaleia ou dor de cabeça.

1) O que é dor de cabeça?
E a presença de uma sensação dolorosa na cabeça, pescoço e/ou face. Existem mais de 150 tipos diferentes de dor de cabeça sendo que as mais comuns são as primárias. As cefaléias, nome científico das dores de cabeça, podem ser primárias ou secundárias. As cefaléias primárias são aquelas causadas por alterações na parte química do próprio cérebro que levam à dor por mau funcionamento de neurotransmissores (as substancias químicas cerebrais).

2) Dor de cabeça é grave?
Toda dor de cabeça tem uma causa, na maioria dos casos não é grave, porém só o médico pode avaliar corretamente e excluir causas mais sérias.

3) O que é enxaqueca?
A enxaqueca, também conhecida como migrânea, é uma doença do cérebro transmitida e herdada geneticamente. Não costuma ser grave e geralmente evolui em surtos, ou seja, com períodos de melhora e piora.

4) Criança e adolescente tem enxaqueca?
Sim. Estima-se que 4 a 8% das crianças tenham enxaqueca. Muitas começam em torno dos 4-5 anos de idade e há pais que asseguram que mesmo antes, seus filhos já se queixavam de dor de cabeça.

5) A enxaqueca da criança e igual ao adulto?
Não. Existem sintomas diferentes nas crianças. As principais características da enxaqueca na infância são:
Dor em peso ou pressão; localização na testa; intensidade menor; duração inferior a 4 horas.
Sintomas associados como enjôo, vômitos e intolerância à luz, ruídos e odores fortes também são comuns.

6) O que desencadeia uma crise de dor de cabeça na criança com enxaqueca?
Nas crianças, a influência alimentar nas crises de enxaqueca é mais marcante do que nos adultos. Comidas do tipo junk food ou fast food tais como sanduíches com queijo amarelo e molhos, cachorro quente, batata frita, brigadeiros, doces e confeitos ricos em corantes artificiais e refrigerantes do tipo cola são importantes fatores desencadeantes. Outros fatores, como menstruação, estresse do dia a dia, ambientes com ar viciado ou repleto de fumaça, maus hábitos de sono, exposição ao sol, privação de sono e jejum prolongado também são importantes. Entretanto, nem sempre uma determinada criança com migrânea irá sempre apresentar crises quando da ingestão de um determinado alimento. Isso pode ocorrer em uma ocasião e não em outra, obrigando os pais a uma observação mais atenta em conjunto com seus filhos.

7) A enxaqueca tem tratamento?
Sim. As crises em crianças costumam ser mais leves por isso, não raro não há necessidade de remédios para combatê-las. O repouso ou o sono frequentemente trazem alívio. Hábitos saudáveis de vida, horário de sono e alimentação adequados, exercícios físicos podem resolvar a maior parte dos casos. Em outras ocasiões, entretanto, é necessário o uso de medicamentos para as crises. Neste caso e muito importante que a criança seja avaliada por um médico neurologista, para eliminar as causas mais graves da dor de cabeça.

Crianças que apresentem uma ou no máximo duas crises de enxaqueca por semana, mas que não são prejudicadas por elas, não devem utilizar medicamentos em caráter diário para preveni-las. Se, no entanto, esta mesma frequência de uma ou duas vezes por semana se traduz em crises incapacitantes, que obrigam ao uso de analgésicos muitas vezes em doses altas, e afastam a criança de suas atividades por várias horas ou mesmo durante todo o dia, devem ser prevenidas com o tratamento diário, chamado profilático.
Um abraço
Dra alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....