domingo, 17 de novembro de 2013

SIMPÓSIO DE PARALISIA CEREBRAL



A paralisia cerebral (PC) foi descrita por William Little em 1860, como uma desordem que acometia crianças nos primeiros anos de vida, causando espasticidade (rigidez) dos músculos dos membros inferiores e em menor grau dos superiores. Estas crianças apresentavam dificuldade em segurar objetos, em engatinhar e em andar. Elas não melhoravam nem pioravam com o tempo. Esta condição que foi denominada como doença de Little por muitos anos, é agora conhecida como uma das formas de paralisia cerebral, a diplegia espástica.

O diagnóstico precoce e o tratamento contínuo, instituído precocemente, são fatores de maior importância para a boa evolução. Para isso, é fundamental uma boa equipe de neonatologia treinada para reconhecer fatores de risco, a presença do neuropediatra de retaguarda para avaliação desses casos e a realização de exames complementares de forma rápida e acessível.

Baseada nessas premissas, semana passada compareci no evento que realizamos na câmara dos vereadores de SP sobre PC. Além de dar uma palestra, participei da organização do programa do simpósio e da realização de uma cartilha para diagnóstico precoce da PC, escrevendo um capítulo.

O evento foi muito interessante e produtivo. Não vou conseguir esgotar todos os pontos que quero discutir com vocês em um único post, por isso vou escolher hoje um tópico  de extrema importância que é a assinatura do Decreto que instituiu o dia 07 de novembro como dia municipal da Paralisia Cerebral.

Esse decreto foi assinado durante o evento e embora vocês já saibam que não curto muito dia disso ou daquilo, nesse caso é diferente. Estabelecer dia para se pensar em determinadas situações clínicas, tais como o Autismo, a Síndrome de Down e a Paralisia Cerebral é fundamental. Falar sobre  o assunto, cobrar políticas públicas de assistência, estudar, melhorar a vida dessas pessoas.

Esse foi um primeiro passo, de outros maiores que com certeza virão. Vem caminhar com a gente!

E seja feliz!

Abraços
Dra Alessandra



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....