quinta-feira, 30 de abril de 2015

Você sabe o que é Função Executiva?

O termo função executiva (FE) descreve um conjunto de habilidades cognitivas que controlam e regulam outras habilidades e comportamentos. Incluem a capacidade de iniciar e parar as ações, monitorar e mudar o comportamento quando necessário e planejar o futuro.

O dicionário da International Neuropsychological Society define funções executivas como "as habilidades cognitivas necessárias para realizar comportamentos complexos dirigidos para determinado objetivo e a capacidade adaptativa as diversas demandas e mudanças ambientais".

Na avaliação neuropsicológica, a denominação FE é utilizada para designar uma ampla variedade de funções cognitivas que implicam: atenção, concentração, seletividade de estímulos, capacidade de abstração, planejamento, flexibilidade de controle mental, autocontrole e memória operacional.

As FEs estão entre os aspectos mais complexos da cognição, pois envolvem seleção de informações, integração de informações atuais com outras previamente memorizadas, planejamento e flexibilidade cognitiva.

De acordo com Lezak e cols. (Lezak MD, Howieson DB, Loring DW. Neuropsychological assessment. 4th ed. New York: Oxford University Press; 2004.), as FEs podem ser divididas em quatro subconjuntos: 1) Volição, 2) Planejamento, 3) Ação intencional e 4) Desempenho efetivo.

A volição é a capacidade de estabelecer objetivos, é a motivação. O planejamento é a capacidade de organizar e prever ações para atingir um objetivo. A habilidade de planejar requer capacidade para tomar decisões, desenvolver estratégias, estabelecer prioridades e controlar impulsos. A ação intencional é a efetivação de um objetivo e planejamento, gerando uma ação produtiva. O desempenho efetivo é a capacidade de auto-monitorar e auto-regular a intensidade, o ritmo e outros aspectos qualitativos do comportamento e da ação, ou seja, é um controle funcional.

A alteração das FEs é chamada de síndrome disexecutiva ou disfunção executiva e é caracterizada pela incapacidade das FEs em processar e elaborar ações adaptadas. Essa disfunção pode se apresentar como uma ou várias dificuldades práticas que impactam o cotidiano, como comprometimento da atenção sustentada, dificuldade em iniciar tarefas, empobrecimento da estimativa de tempo, dificuldade de alternar de uma tarefa para outra ou lidar concomitantemente com distintas tarefas que variam em grau de relevância e prioridade, déficit no controle de impulsos e impaciência, problemas de planejamento, distração, pouco insight, inquietação, agressividade, problemas de sequência cronológica, problemas de inibição de resposta e labilidade motivacional.

As alterações das FEs estão na fisiopatologia de diversas situações clínicas, que geram impacto primário ou secundário no aprendizado, tais como o transtorno do espectro do autismo e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).


Conhecer o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central é fundamental para o entendimento de patologias que  o comprometam. E esse entendimento abre perspectivas, para, baseado no exame clínico e em testes padronizados estabelecer diagnósticos ou suspeita diagnóstica precocemente.

Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....