terça-feira, 15 de março de 2016

Terapia Multidisciplinar


Muito tem se falado deste termo na atualidade, especialmente na reabilitação neurológica. O termo avaliação ou terapia multidisciplinar descreve a parceria entre diversos profissionais da área da saúde para a avaliação diagnóstica e o tratamento de um paciente.

Quando usamos esse termo para nos referir ao processo de avaliação diagnóstica, estamos dizendo que vários profissionais de diferentes áreas vão examinar aquela criança para fechar um diagnóstico e orientar o tratamento.
 
Por exemplo, em crianças com dificuldades escolares, essa avaliação conta, geralmente com neuropediatra, neuropsicólogo e fonoaudiólogo. Eventualmente, a terapia ocupacional (TO) pode ser necessária no processo diagnóstico. Nas crianças com suspeita de transtornos do espectro do autismo, essa avaliação também deve ser realizada por esses profissionais. Já quando pensamos na paralisia cerebral, a avaliação é realizada pelo neuropediatra, pelo fisioterapeuta, pelo fonoaudiólogo e pelo terapeuta ocupacional. 

Uma vez finalizada essa investigação e concluindo-se que a criança apresente algum transtorno, essa equipe sugere a abordagem terapêutica a ser instituída.

Várias situações neurológicas requerem uma terapia multidisciplinar, que pode combinar o tratamento medicamentoso (com remédio), com terapias de reabilitação, tais como fisio, fono, TO, psicoterapia, terapia ABA, treino cognitiva, equoterapia, hidroterapia, arteterapia, musicoterapia, entre outros. Eventualmente a terapia medicamentosa pode não ser necessária, ficando a reabilitação como parte principal do tratamento.

Mais importante que a presença de vários profissionais cuidando de uma criança é que haja uma troca profunda e regular entre eles. Os objetivos de terapia têm de ser tratados em conjunto e em harmonia, bem como as avaliações subsequentes da evolução.

Tratar uma criança com dificuldades escolares, motoras, sensoriais ou cognitivas é um belo trabalho, cheio de bons resultados, entretanto é um trabalho que deve ser realizado por uma equipe unida e que trabalhe pelo mesmo objetivo, com cada especialista somando forças com sua expertise para que tenhamos crianças bem adaptadas e principalmente, felizes.

Um abraço
Dra Alessandra
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....