terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ACUPUNTURA: UMA NOVA E RICA EXPERIÊNCIA

Na definição da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a saúde é um estado de harmonia entre as funções orgânicas internas e entre o ser humano e o meio ambiente onde vive. Na natureza, os fenômenos podem ser divididos, de uma forma simplista, em dualidades opostas, denominadas de yin-yang, que apresentam um estado de equilíbrio dinâmico. Essa compreensão foi estendida ao entendimento do funcionamento dos organismos vivos.

Diferente né?? Pois é, quando iniciei minha formação em MTC, foi um choque cultural. Minha formação ocidental é muito forte e alguns paradigmas tiveram que ser quebrados para que eu pudesse entender realmente o assunto.

Mas não se pode deixar de lado, que essa é uma técnica milenar, realizada com muita seriedade e com resultados comprovados até pela medicina ocidental.

Hoje entendo a MTC como um recurso terapêutico completo. Percebo os detalhes diagnósticos e entendo o tratamento com a acupuntura como um equilibrador do organismo.

Nas crianças, a fitoacupuntura (que é meu maior foco de estudo) vem se mostrando extremamente factível, com bons resultados na minha experiência e sem a necessidade da agulha, que ainda assusta muito as pessoas no Brasil.

Indicada no tratamento da dor (aguda ou crônica), para obesidade, ansiedade, entre outros, a acupuntura é hoje parte importante do meu arsenal terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....