segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Um trabalho especial

Atualmente, um ponto importante do meu trabalho, é a pessoa com deficiência. Vejam vocês, que trabalho na APAE, AACD e no Centro de Reabilitação da prefeitura de Cotia, entre outros. Ou seja, o atendimento à criança com deficiência é parte importante da minha vida.

Aliando os conhecimentos de neurologia com o aprendizado proporcionado pelo trabalho multi ou interdisciplinar que desenvolvo nestas instituições, temos conseguido bons resultados na integração global destes indivíduos.

Os problemas na aprendizagem, as dificuldades na inclusão social são fatores que motivam este trabalho.

Aliás, a questão educacional atualmente é parte integrante do trabalho do neuropediatra. É uma das queixas mais comum na clínica pública e privada. Escolas com padrões rígidos de avaliação, com pouca tolerância às diferenças e crianças super estimuladas que não se contentam mais com a educação lenta do nosso sistema escolar são os principais fatores causais desta “epidemia” de transtornos do aprendizado, na minha opinião.

Acredito na abordagem medicamentosa, porém não podemos esquecer que a participação familiar e escolar são pontos importantes no processo do aprender.

Proporcionar à criança, especial ou não, um ambiente acolhedor e estimulador, ajudar nas tarefas, participar com alegria do cotidiano, brincar com seu filho, são ações simples que tem um grande impacto na estimulação cognitiva e emocional.

Não podemos esquecer também de dar às nossas crianças o tempo do BRINCAR. Criança precisa brincar, livremente, alegremente,ter um tempo sem compromissos formais, ter um tempo para ser criança.

Enfim, hoje vejo a neuropediatria como um meio de orientar pais, familiares e educadores e um oportunidade de aprender com as experiências destes, para um bem comum, que é a exploração do potencial de cada criança, respeitando seus limites, porém dando a chance, que desenvolva plenamente suas potencialidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....