quarta-feira, 12 de outubro de 2011

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

Devo confessar que não gosto muito de datas festivas comerciais, tipo dia das mães, dos pais e até mesmo esse Natal tão comercial onde o foco principal é qual presente vou ganhar e em quantas listas de “amigos” secretos terei que entrar.
Porém acho que essas datas tem seu valor quando nos levam a pensar a respeito de nossas crianças.
Vi uma reportagem no jornal, que perguntava o que as crianças queriam ganhar de presente e a luta dos pais para convencê-las a levar algo mais barato. Telefones celulares, tablets eram palavras frequentes na boca de crianças cada vez mais jovens.
Acho interessante destacar dois pontos; o primeiro é a questão de valor. Dia das crianças é uma data simbólica. Se dermos um tablete de presente, o que sobra para o natal ou o aniversário, essas sim, datas mais significativas? As crianças de hoje (claro, que nós adultos temos responsabilidade nisto) estão perdendo a noção de valor. É a moda do quero sempre o mais caro agora!
O segundo ponto é o limite que damos aos nossos filhos. Um não firme, com amor, com certeza e especialmente, com firmeza é um ato de amor. Mais vale um jogo de cartas de 10 reais para se jogar em família que um tablete de R$2.000,00 para se brincar sozinho e abrandar a culpa de pais ausentes emocionalmente. E essa diferença quem ensina às crianças somos nós. E isso, mais que uma necessidade, é uma obrigação.
Atendo muitas crianças, cuja queixa dos pais é a intolerância à frustração. Dizer NÃO dá trabalho, gerenciar uma crie de birra sem ceder, dá muito trabalho, mas acreditem em mim, no futuro nos poupará de um trabalho muito maior.
Vamos então, usar esse dia das crianças para observar e pensar em que crianças estamos deixando para o mundo. E mais que um feliz dia das crianças, eu desejo de coração, crianças muito felizes e saudáveis. Não somente hoje, mas todos os dias.
Boa semana
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....