terça-feira, 27 de março de 2012

Vai brincar ou trabalhar?

Dias destes, estávamos eu e duas colegas chegando ao trabalho e pegando nossos materiais no armário, quando uma delas me perguntou: Nossa, quanto brinquedo! Você vai trabalhar ou brincar?

 
Achei muito inusitada a pergunta, mas ao olhar para minhas mãos, vi que realmente só havia um martelo e vários brinquedos. Respondi animada que brincar é meu trabalho.

Já conversamos algumas vezes no blog sobre a importância no brincar no desenvolvimento infantil. Durante a consulta médica, o brinquedo reduz a ansiedade da criança em passar no médico, faz um vínculo melhor com o profissional. Vários testes do exame neurológico realizo brincando com a criança e ela nem percebe que está sendo examinada.

Observo como a criança manipula o brinquedo, se tem contexto de brincadeira, se explora o ambiente adequadamente, se usa as duas mãos na brincadeira, se tem força para pegar o brinquedo, se faz movimentos de coordenação fina, enfim, brincar é parte fundamental da minha avaliação neurológica.

Acredito que o ambiente onde uma criança é examinada deva ser leve e bonito, assim como o lugar onde ela vive. Brinquedos coloridos, adequados para a idade, liberdade de movimentos, paciência e explicação de cada passo do exame é uma atitude de respeito ao paciente, neste caso, à criança.

Uma frase que detesto escutar é quando a mãe fala “se você não ficar quieto, ela vai te dar uma injeção!” Desminto na hora. Não dou injeção e medicar não pode seu usado como uma punição. O exame é necessário e vai ser realizado, explico o que vai ser feito e caso não haja colaboração, contemos fisicamente (família segura), mas não com ameaças ou punição, pois isso não funciona bem com criança, especialmente com as menores.

Examinar uma criança é um momento delicioso, de manter contato, criar confiança e conexão. Tornar essa ocasião, um momento de prazer é fundamental para construir uma boa relação terapêutica.   

Se é assim na consulta médica, imagine em casa? Por isso, sempre insisto na necessidade de brincar junto com a criança, estimular e participar de perto da vida de seu filho, tanto nas brincadeiras, quanto na escola. Esse é o melhor estímulo que qualquer criança pode ter.

Boa semana
Dra. Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....