sábado, 28 de abril de 2012

A descomplicada final!!!

Para finalizar esse assunto, o artigo traz algumas dicas que compartilho com vocês para descomplicar a vida:


1)   Foco no que importa:
 

Para isso, é preciso identificar as nossas opções mais relevantes. Muita gente já faz, intuitivamente, essa triagem. Por exemplo: normalmente, não se sofre para escolher um xampu, mesmo com tantas opções. Afinal, você pode experimentar à vontade e trocar se não gostar. Mas uma decisão de maior duração, como a escolha da profissão, merece mais dedicação.


2)   Restrinja as opções:

        Nem sempre ter mais opções é bom. Às vezes, menos é mais. Nós percebemos como perdas as opções que deixamos para trás. Portanto, quanto mais opções, maior a perda. Uma dica para reduzir as opções disponíveis é descartar, de cara, o que não queremos.

“Ter tudo em excesso significa não ter nada” - Wim Wenders.

Use a metáfora dos óculos (restrição da visão) para fazer escolhas – quando for comprar algo, selecione não mais que três lojas. No supermercado, vá direto aos produtos que interessam. Ao escolher uma atividade física, comece descartando aquelas com que você não tem afinidade, e assim por diante.


3)   Conheça a si mesmo:
 

Fazer comparações é inevitável. Comparamos nossos salários, nossos carros, nossas casas e bens materiais. E sofremos com isso.

Antes de se comparar, pergunte a si mesmo se sua opção o satisfaz. Talvez ajude pensar que uma das características da sociedade de excessos é a efemeridade – tudo tende a ser mais passageiro.

Não existe certo e errado. Evite se julgar e julgar as outras pessoas.


4)   Confie nas suas escolhas:


Você provavelmente já escolheu algo sem saber exatamente por que, guiado por uma sensação. Confiou nesse sentido e...bingo! Acertou na escolha. Isso acontece porque, quando fazemos uma escolha, levamos em conta também nosso mundo interno. Faz parte desse universo interno nosso consciente e também o inconsciente, todas as memórias que ficaram registradas, mas às quais não temos acesso. É importante aprender a escutar e a confiar nessa voz interna, e ainda ampliar a consciência tanto para as percepções racionais e conscientes quanto para as mais intuitivas.

Fez uma escolha? Se entregue a ela. Se você fica dividido, não consegue aproveitar com intensidade o que escolheu.

Existe uma prática de meditação que ajuda a ampliar a confiança nas escolhas. No final de cada dia, tente se lembrar de coisas pelas quais você se sente grato. Desde as grandes até aquelas mais triviais, como a palavra doce de um amigo, o pôr-do-sol ou um bom artigo no jornal. Com a prática você de repente começará a descobrir boas coisas, se sentirá melhor com sua vida como ela é. Vai pensar menos nas oportunidades que perdeu e se sentir mais confiante ao fazer à próxima.


         Novamente chamo atenção que minha intenção não é dar receitas prontas para uma vida sem problemas. Até porque, vida sem problemas é utopia. Correria, problemas, preocupações são a tônica da vida de praticamente todo mundo. Mas ainda sim, podemos ser felizes, muito felizes nesse turbilhão.

Manter a mente alerta e focada, fazer escolhas conscientes e trazer para nossas mãos a responsabilidade de nossas escolhas e de nossa vida, aumenta muito a responsabilidade, por outro lado nos dá uma incrível e absoluta sensação de liberdade.

Sejamos felizes.
Dra. Alessandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....