terça-feira, 21 de janeiro de 2014

VOLTA AS AULAS! SÓ ALEGRIA?

Na próxima semana a maioria das escolas iniciará seu ano letivo. Muita ansiedade, animação e expectativa nesse momento. Me lembro quando minha filha era pequena, a felicidade de comprar o material escolar, a expectativa de quem seria a professora, quais amigos mudaram de escola e quais os novos amigos. A emoção de estar um ano mais para a frente. Quanta coisa boa!

Entretanto conversando sobre isso com meus pacientes, percebo que essa memória que tenho, não condiz com a realidade de boa parte de minhas crianças. Muitos pais não sabem para que ano seus filhos foram. Comprar ou receber material escolar é mais visto como um trabalho, "um peso", do que como alegria. As crianças não tem mais curiosidade em saber quem será seu professor, porque mal lembram o nome do anterior. Enfim, cada dia mais a escola vai perdendo seu lugar no coração desses jovens que só pensam em internet, redes sociais, shopping, consumo, dancinhas...

Triste não? E concomitante a isso vem os problemas no aprendizado. Tem de tudo. Criança que não aprende, escola que não ensina, família que não respeita os limites de seus filhos, exigindo nota máxima em tudo. Quem é ótimo em tudo? Cada criança é única, tem seus pontos fortes e seus pontos fracos. Temos que estimular de forma criativa os pontos fracos e vibrar, elogiar os fortes. Mas para isso temos primeiramente que olhar para essas crianças e adolescentes. E evitar o caminho mais fácil: "preguiça", "má vontade", entre outros rótulos.

Eu sempre gostei de estudar, mas estava longe de ser ótima em tudo. Tinha minhas dificuldades (principalmente em geografia) e meus pontos fortes (ciências, obviamente e matemática). Fui uma estudante feliz, o que me fez ser uma estudante para o resto da vida. E criar uma filha com esse mesmo gosto.

Vamos então fazer da escola esse momento feliz? Mostrando para os jovens com leveza e alegria tudo de bom que um bom livro pode trazer. Tudo de melhor que aprender coisas novas pode ser. Escola é a obrigação deles, mas diz o ditado: "Escolha um trabalho que você ame e nunca mais precisará trabalhar". Então vamos despertar esse amor. Que tal? Eu estou tentando!

Um abraço e um ótimo ano letivo para todos, professores e alunos!
Dra Alessandra




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....