terça-feira, 22 de abril de 2014

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A COMORBIDADE

Comorbidade é a presença ou associação de duas ou mais doenças no mesmo paciente. Deriva do latim “cum” à contigüidade, correlação, companhia e "morbus“ que  designa estado patológico ou doença. É a coexistência de transtornos ou doenças no mesmo indivíduo.

Várias situações clínicas predispõe a ocorrência de outras em associação. Por exemplo, a frequência de epilepsia em indivíduos com transtorno do espectro do autismo (TEA) é bem maior que na população geral. Assim como a presença de TEA e outros transtornos psiquiátricos nos pacientes com paralisia cerebral (PC). Na PC temos ainda outras comorbidades bastante frequentes, como a deficiência intelectual e a epilepsia.

Em algumas situações como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade a presença de comorbidades é muito frequente e eventualmente, a ocorrência pura do transtorno é até menos observada do que associado a outras condições.  

É de extrema importância a investigação e o diagnóstico das comorbidades, especialmente nos casos onde o quadro clínico é duvidoso ou a resposta ao tratamento não é satisfatória.

Conhecer as situações clínicas mais comumente associadas e realizar o correto diagnóstico é fundamental para um bom planejamento terapêutico.

É sempre importante salientar que procuramos ativamente por um menor número de diagnósticos que expliquem a queixa clínica, mas a presença de outras situações clínicas associadas não devem trazer angústia ou aumentar as preocupações e sim melhorar o tratamento e a qualidade de vida.

Um abraço
Dra Alessandra

"comorbidade", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/comorbidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....