sábado, 17 de maio de 2014

Algumas considerações finais sobre o Congresso Internacional de Neurologia Infantil


Retomo o assunto do congresso para deixar algumas considerações que não tinha abordado anteriormente.

Muito se falou em Paralisia Cerebral (PC) e isso foi ótimo. Esse tema durante algum tempo ficou meio que esquecido, como se pouca coisa tivéssemos para fazer por esses pacientes. Nos últimos anos a reabilitação ganhou fôlego e tecnologia e com isso o tratamento da PC voltou à tona, com mais possibilidades. 

Reabilitação Virtual, realidade virtual, inúmeras técnicas, várias novidades para reabilitação tanto na PC quanto no autismo e até para TDAH foi o que se viu no Congresso. Países investindo fortemente na funcionalidade e na adaptação da pessoa com deficiência.

Outra coisa que se falou muito foi da importância de diagnóstico, e especialmente, intervenção precoce. Mesmo sem um diagnóstico final, estimular a criança com qualquer tipo de atraso o mais cedo possível é fundamental para a melhor evolução.

Finalmente, e mais importante, foi o papel da família e das entidades de suporte, associações, grupos, criados pelas famílias para acolherem outras famílias, lutar pelos direitos de seus filhos e principalmente, exercerem papel ativo e atuante na reabilitação de suas crianças. 

Realizar estimulação domiciliar e ambiental na criança especial é muito importante, talvez mais até que a reabilitação formal. A foto abaixo demonstra a importância do envolvimento não só da família como da comunidade no tratamento da criança com deficiência. 

Esse é o ponto que mais destaco. Participação ativa, envolvimento. Aprender a cuidar do seu filho. Pais, mães, avós, tios, todos envolvidos formando uma rede de amor e investimento na criança. 

Um abraço
Dra Alessandra






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....