sábado, 17 de maio de 2014

MIELOMENINGOCELE

Quando comecei a trabalhar com crianças com deficiência física me deparei com uma condição sobre a qual eu já havia estudado, mas é muito pouco citada apesar de relativamente comum em nosso país: a espinha bífida ou mielomeningocele (MMC).

Principal razão para o uso de ácido fólico na gestação, a MMC é um defeito na formação da medula durante a formação do feto. Para correção do defeito é realizada uma cirurgia para correção nos primeiros dias de vida do recém-nascido ou ainda no útero. Entre as sequelas estão vários graus de paraplegia, incontinência vesical. A reabilitação é, de maneira geral, voltada para correção/prevenção de deformidades, prevenção de lesões, ortostatismo e marcha.

Mas a MMC não afeta apenas os movimentos.Associada a ela existe uma mal formação de porções do cerebelo que pode causar hidrocefalia. Esta mal formação é camada de Chiari tipo II.
Não sabemos ainda todas as funções do cerebelo, mas estudos tem mostrado que seu papel vai muito além de controle dos movimentos. Pacientes com lesões nesta região apresentaram prejuízo em planejamento, atenção e linguagem, e alterações na personalidade, por exemplo.

A maioria das crianças com MMC apresenta desenvolvimento cognitivo próximo ao normal na primeira infância, especialmente nas habilidades linguísticas.Por conta disso, a avaliação de seu desenvolvimento intelectual é negligenciado até o final do primeiro ciclo do ensino fundamental. Estudos sistemáticos tem mostrado prejuízo em atenção e função executiva (comportamentos direcionados a uma meta futura) e ocorrência significativa de indivíduos com deficiência intelectual, além de funcionalidade reduzida na vida adulta. São observados também uma ocorrência acima do restante da população de problemas psicológicos, como ansiedade e depressão.

Por causa de tudo isso, convido as pessoas que lutam por um mundo mais inclusivo que olhem também para essas crianças, adolescentes e adultos de maneira mais cuidadosa.

Um grande abraço,


Melanie Mendoza
Neuropsicologia
CRP 06/103028

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....