domingo, 1 de junho de 2014

Gente nova no pedaço!

A partir do mês de junho, a clínica Vivere conta com mais uma profissional no seu quadro clínico. A Dra. Simone Spadafora - biomédica acupunturista e terapeuta floral, vem somar sua experiência, simpatia e competência à nossa equipe.

Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura

A medicina tradicional chinesa (acupuntura) faz as interpretações dos casos clínicos baseada em um pensamento holístico e integrativo, é uma medicina centrada na pessoa e não na doença.

As doenças físicas, emocionais e mentais são concebidas como diferentes aspectos, intimamente relacionados, de um mesmo todo, e não doenças de naturezas diferentes.

O ideal de saúde chinês caracteriza-se por um sentimento de harmonia e bem-estar, enfatiza o equilíbrio como chave para a saúde. Qualquer desarmonia contínua pode se tornar uma causa patológica. Esse equilíbrio não está em um protocolo, tem caráter individual. 

As diferentes técnicas terapêuticas chinesas visam estimular o organismo do paciente para que ele siga a sua própria tendência natural em voltar ao equilíbrio.

As dores físicas costumam ser a porta de entrada para a acupuntura. Mas, os aspectos biológicos são apenas parte da composição de um sujeito e da sua saúde. Fatores sociais, culturais, psicológicos e espirituais também constituem o Ser e contribuem positiva ou negativamente para a sua saúde.

Contrastando com os avanços tecnológicos e científicos, existem sérias limitações para responder efetivamente às complexas necessidades de saúde de indivíduos e populações.


Escutar o sujeito em sua subjetividade permite, realmente, tratá-lo. O acolhimento pode ser o ponto de partida e chegada para a ressignificação da vida!

Dra. Simone Spadafora
Biomédica especializada em Análises Clínicas e Acupuntura
Aperfeiçoamento em Gerontologia Social – Instituto Sedes Sapientiae
Mestrado em Gerontologia – PUCSP
Acupunturista nas ONGs: Associação São Joaquim de Apoio à Maturidade (idosos) ;
Instituto Adhara (surdos)
Professora de Pós Graduação em Acupuntura na Faculdade Mário Schenberg/Casa da Terra Cursos e Educação Continuada
Conhecimento da LIBRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....