quinta-feira, 19 de junho de 2014

Cuidando de quem cuida

Eventualmente falamos aqui sobre os cuidados ou o olhar para os cuidadores de indivíduos com deficiência, especialmente os mais graves e mais dependentes. Ter um tempo para dedicar a si mesmo é fundamental para poder cuidar do outro. Afinal, se não estamos bem, como vamos nos dedicar a alguma coisa ou a alguém?

Hoje quero voltar a esse assunto, porém com foco em outros cuidadores, os profissionais da saúde.

Vários empregos, alimentação ruim, pouco tempo para cuidar da própria saúde, carga de trabalho extremamente dura.

Como cuidar do outro assim? Como olhar para o outro sem olhar antes para nós mesmos? Faça o que eu mando e não o que eu faço?
Quantos médicos que não fazem seus exames médicos há anos. Quantos terapeutas com dores pelo corpo. Sobrepeso, sedentarismo, depressão e por aí vai.

Essa situação não pode e não precisa ser assim. Cabe a nós escolher o rumo das nossas vidas. Eu amo muito o que faço, mas preciso de um tempo para mim. Preciso dormir, comer, fazer exercício, ir ao médico. Ir ao cinema, encontrar amigos, pegar um sol no parque. Pensar em outras coisas.

Especialmente profissionais que como eu escolheram o atendimento clínico, olhar o outro nos olhos, vibrar com as vitórias, ser o ombro amigo quando não dá certo. Não podemos esquecer do auto cuidado. Fazer o bem começa de dentro para fora. De você para o outro.

Falo isso com a propriedade de alguém que por muito tempo não deu a mínima atenção a esses aspectos e hoje aprendendo a comer melhor, descansar, fazer outras atividades, acho que sou uma médica melhor, mais próximas das pessoas. Porque quando estou com elas, estou inteira e quando não estou, também estou inteira nas minhas escolhas.

Sejam felizes!
Um abraço
Dra Alessandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....