segunda-feira, 23 de junho de 2014

As angústias do dia a dia

Esse é um canal de muita liberdade, onde podemos dividir com nossas angústias e dificuldades do dia a dia. E são muitas as angústias. 

Crianças sem diagnóstico por anos a fio, sendo tratadas como preguiçosas, outras com diagnóstico mas sem a abordagem adequada, outros ainda com boa abordagem, mas com muitas inadequações ambientais e escolares. Enfim, muitos pontos para pensarmos.

Mas o ponto mais difícil é quando temos resistência familiar, especialmente em relação ao diagnóstico. É difícil para a equipe lidar com reabilitação quando não se segue as orientações, quando não se acredita que a criança não faz de propósito. 

Quando orientamos algumas adaptações ou apoio para dar a criança com deficiência ou com dificuldade um aparato mínimo para que ela expresse sua plena potencialidade e a família acha que estamos “facilitando demais a vida”. Esse é um ponto difícil de lidar. Porque se isso é verbalizado na consulta, fico com medo do que é dito em casa. A sensação é que não estamos todos no mesmo time.

Por outro lado, temos a dificuldade de quando se orienta a dar mais independência, a deixar, mesmo que lentamente, que ela se vista, ou coma sozinha. 

É difícil deixar qualquer filho sair da nossa asa, ainda mais quando nos preparamos para ter um criança dependente por mais tempo, eventualmente, pela vida toda. Mas precisamos estar atentos no quanto essa dependência é real e o quanto ela é gerada por excesso de zelo. Esse aspecto me preocupa menos porque é parte do envolvimento, do amor e lidar com excesso de cuidados é sempre mais fácil do que com a falta.

Já falei várias vezes neste ou em outros canais, que exercer a paternidade e a maternidade dá muito trabalho. Trabalho esse que só é proporcional a alegria que dá ter filhos.

O olhar deve sempre estar atento. A intenção de acertar sempre permeando as atitudes. E acima de tudo, esse amor maior que norteia essa relação deve ser palpável e presente todos os dias.

Um abraço.
Sejam felizes!
Dra Alessandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....