terça-feira, 10 de junho de 2014

BRINCADEIRA É COISA SÉRIA

A criança para seu pleno desenvolvimento neuropsicomotor, necessita de cuidados, boa alimentação e, sobretudo amor. Porém, nada é mais estimulante para o desenvolvimento das potencialidades de uma criança do que o brincar.

O brincar oferece possibilidades de sermos mais naturais, principalmente, na infância, onde construímos a nossa base psíquica, suporte para toda uma vida.

O brincar é essencial às crianças e nos revela de diversas formas que tem poder terapêutico natural, além de constituir auxílio na boa formação infantil.

O brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde; conduz aos relacionamentos grupais; é a forma mais completa de se estimular e demonstrar amor a uma criança.

É no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e expressar sua personalidade de forma integral.

Sabemos que a brincadeira apresenta uma série de benefícios para qualquer criança. Brincar sozinho, fantasiar, brincar com outras crianças, onde espontaneamente se aprende regras sociais e de convivência e brincar com os pais, onde há um estreitamento da convivência e da intimidade, aprofundando a relação pai (ou mãe) / filho.

E é neste terceiro aspecto que encontro a maior dificuldade. Os pais não brincam mais com seus filhos. TV, videogame e computadores são agora os grandes brinquedos. Brincar de boneca, montar um quebra-cabeças em família, pular amarelinha, jogar bola não são mais atividades frequentes em grande parte das famílias. E eu me sinto meio estranha dando essa “receita”, mas oriento os pais a brincarem com seus filhos.

Através dos marcos do desenvolvimento da criança, com ou sem deficiência, iremos observar o quanto ela irá adquirindo movimentos e posturas que facilitaram a exploração dos brinquedos que lhes são oferecidos.  Mas para isso, é preciso estar com a criança, observá-la, conhece-la.

Para que isso ocorra é fundamental novamente a colaboração dos pais estimulando. Contato físico, visual, cantar para a criança, ter um tempo só para brincar e se dedicar a ela são aspectos fundamentais para a saúde física e mental do seu filho.

Então, mãos a obra. Vamos brincar! Você verá que esse é um exercício de amor que vai trazer felicidade e tranquilidade não só ao seu filho, mas a você também.

Sejam felizes!
Dra Alessandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....