sábado, 20 de março de 2010

DIA MUNDIAL DA SÍNDROME DE DOWN

Esta ocorrência genética deve o seu nome ao médico inglês John Langdon Haydon Down, que a descreveu. Ocorre em cerca de 1 para cada 660 crianças nascidas, sendo assim a forma mais freqüente de deficiêcia intelectual causada por uma alteração cromossômica.

É causada pela ocorrência de três (trissomia) cromossomos na posição 21, na sua totalidade ou de uma porção fundamental dele, sendo por isso também conhecida como trissomia do 21. Não pode ser detectada pelo teste do pezinho e nem em exames pré-natais de rotina.

Em um primeiro momento, o nascimento de uma criança com Síndrome de Down pode trazer um misto de surpresa, decepção, tristeza, desesperança... O bebê chegou diferente do esperado, deixando em seus pais dúvidas sobre seu presente e seu futuro. Entretanto, o desenvolvimento de indivíduos com Síndrome de Down é influenciado pela qualidade do cuidado, educação e experiência que lhes são oferecidos, como qualquer outra pessoa.

Não é possível prever o desenvolvimento futuro de um bebê com síndrome de Down somente a partir de seu diagnóstico.

Algumas crianças tem alguns problemas adicionais de saúde. Por conta disso, após a realização do cariótipo (exame que confirma o diagnostico), as crianças com síndrome de Down necessitam realizar outros exames periodicamente ou a critério médico, especialmente cardíacos.

Todos os indivíduos com síndrome de Down mostram algum grau de deficiência de aprendizagem. Algumas crianças progridem dentro da faixa de baixo rendimento de crianças sem deficiência de escolas comuns, outras são mais lentas, com dificuldades que vão de moderadas a graves, e uma minoria tem dificuldades adicionais múltiplas que levam a progresso mais lento ainda.

Cada criança com síndrome de Down precisa ser considerada como um indivíduo único e suas necessidades determinadas como uma pessoa, levando-se em consideração as possíveis consequencias da síndrome no desenvolvimento, mas não deduzindo-se que a síndrome sozinha determinará o futuro.

As crianças com Síndrome de Down tem direito a uma educação adequada, na rede regular de ensino e mais ainda tem o direito de receberem um investimento familiar e da sociedade, pois são capazes de se tornarem adultos produtivos e independentes.

Dia 21 de março comemoramos o dia mundial da Síndrome de Down e mais do que nunca devemos pensar numa sociedade mais justa, menos preconceituosa e mais inclusiva.
Visite o blog
www.institutosouespecial.blogspot.com e veja como tem muita gente boa trabalhando por um mundo melhor para todos.

Um abraço
Dra Alessandra

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