terça-feira, 8 de junho de 2010

Ansiedade: Vamos melhorar esta situação!!

Já vimos semana passada, que a ansiedade é uma situaçao comum e que tem impacto na nossa vida. Então, o que podemos fazer para reduzir nossa ansiedade?

Em casos avançados de transtornos ansiosos ou fóbico, o melhor é procurar ajuda médica especializada para o tratamento medicamentoso. Porém mudanças simples nos hábitos de vida podem prevenir o desenvolvimento de doenças mais graves.

Para poder combate-la o primeiro passo é identifica-la. O corpo fica tenso, existe uma necessidade de se movimentar fisicamente (mexer pés ou mãos e inquietação em geral), a respiração esta mais acelerada e o pensamento fica agitado (muitas idéias passam pela cabeça de forma acelerada). Algumas vezes a cabeça fica confusa e não se sabe direito o que se quer.
Uma vez identificado este estado deve-se focar na respiração. A freqüência respiratória precisa ser diminuida. Deve se inspirar lentamente, expirar e tirar todo o ar do pulmão(inclusive com a ajuda do diafragma),também de forma lenta. A respiração tem a capacidade de controlar o corpo e a mente. Este tipo de exercício deve ser feito por pelo menos 5 minutos e deve-se tentar manter a cabeça vazia. Os Yogues já sabem destas coisas há mais de 3000 anos.

Não se pode ter pressa para atingir objetivo.É como dizem os ditados populares: "O apressado come cru". "Devagar se vai ao longe". É lógico que não devemos abrir mão de nossos objetivos, mas é preciso que ele seja atingido quando possível e necessário no plano do real e não na cabeça.

10 dicas para espantar a ansiedade:

- Organize-se: Quando as coisas estão em seus devidos lugares, colocamos menos energia em resolver o cotidiano.
- Priorize: Faça primeiro o que é mais importante.
- Confie: De pouco adianta suspirar pelas coisas que são de responsabilidade de outros. Aprenda a confiar mais nas pessoas.
- Valorize: Atenha-se ao que realmente tem valor, como a amizade, a saúde e a ética, e não às picuinhas, à inveja, às fofocas.
- Diversifique: Não ponha toda sua energia em uma só atividade. Trabalhe, sim, mas também namore, pratique seus hobbies etc.
- Relaxe: A partir do relaxamento muscular chegamos ao relaxamento mental. Tenha um bicho de estimação, faça um trabalho voluntário. Conheça outras realizades além da sua.
- Divirta-se: O bom humor, o riso e a alegria são antídotos poderosos contra a ansiedade. Não leve a vida tão a sério.
- Compartilhe: Quando dividimos nossas ansiedades com alguém de confiança, passamos a compreender melhor os motivos.
- Medite: Reserve momentos para ficar em silêncio, sem fazer nada.
- Cuide-se: Orientação psicológica ajuda a conviver com as dificuldades da vida.

E o mais importante: Seja feliz com a sua vida e com as suas escolhas. Sorria, pense positivo e acredite que a vida é o melhor possível!!

Boa semana!!
Um abraço!
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....