terça-feira, 10 de agosto de 2010

Comunidade Aprender Criança

Congresso Aprender Criança 2010

Neste fim de semana fui ao Congresso Aprender Criança 2010, que aconteceu em Ribeirão Preto. Um final de semana interessante, primeiro porque fugi do frio e do tempo nublado de São Paulo e segundo porque esse congresso tem a finalidade de reunir profissionais de saúde e educação num só lugar para falarmos das questões médicas relativas à aprendizagem.

Palestras sobre TDAH (Transtorno de Déficit de Atençaõ e Hiperatividade), dislexia, discalculia, formas de suspeitar precocemente destas situações, a forma correta do professor abordar a situação, quando encaminhar, foram assuntos correntes no encontro.

Destaque para o meeting exclusivo de médicos onde discutimos novos medicamentos para o TDAH e para aplestra do Dr José Alexandre Bastos sobre Fatores Preditivos de Desempenho em Matemática.


Outros destaques, foram as palestras sobre neurônios espelho, metacogniçao e educando funções executivas.

Em todos os momentos se falou do papel da família em todo o processo de educação das crianças, a participação, a motivação, o empenho e o reforço positivo familiar são insubstituíveis em qualquer processo de aprendizagem, especialmente quando há alguma dificuldade.

Enfim, novidades, comunicação entre duas áreas improtantes na vida da criança, na quente e bela Ribeirão Preto, num fim de semana extremamente agradável.

Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....