terça-feira, 3 de agosto de 2010

Memória - continuação. Dicas para melhorar sua memória

Como vimos semana passada, a memória não está localizada em uma estrutura isolada no cérebro; ela é um fenômeno biológico e psicológico envolvendo uma aliança de sistemas cerebrais que funcionam juntos.

Você sabia que toda vez que você aprende alguma coisa ou adquire alguma experiência, as células do seu cérebro sofrem uma alteração e essa alteração refletirá em seu comportamento?
Por exemplo, se você já passou por uma rua à noite e percebeu que ali haviam pessoas com aparência estranha e perigosa, você evitará passar por aquela rua novamente.
Neste exemplo, o comportamento foi modificado em decorrência de uma experiência (aprendizagem). As alterações celulares decorrentes da aprendizagem e memória são chamadas de plasticidade neuronal.

Então, após entender os mecanismos da memória, como melhorar a sua memória?
Existem muitas coisas que você pode fazer para melhorar a sua memória, entre as quais o uso de determinadas técnicas mentais, e os cuidados com a nutrição e os medicamentos.

1)Estimular a memória: Utilize ao máximo a sua capacidade mental. Desafie o novo. Aprenda novas habilidades. Se você trabalha em um escritório, aprenda a dançar. Se for um dançarino, aprenda a lidar com computador; se trabalhar com vendas, aprenda a jogar xadrez; se for um programador, aprenda a pintar.
Isto poderá estimular os circuitos neurais do seu cérebro a crescerem.

2)Prestar atenção: Não tente guardar todos os fatos que acontecem, mas focalize sua atenção e se concentre naquilo que você achar mais importante, procurando afastar de si todos os demais pensamentos.
Exercício: pegue um objeto qualquer, por exemplo, uma caneta e se concentre nela. Pense sobre suas diversas características: seu material, sua função, sua cor, sua anatomia, etc. Não permita que nenhum outro pensamento ocupe a sua mente enquanto voce estiver concentrado na caneta.
A meditação é também um interessante recurso para estimular sua atenção.

3)Relaxar: É impossível prestar atenção se você estiver tenso ou nervoso.
Exercício: Respire profundamente, segure o ar por cerca de 5 segundos. Solte lentamente por 8 seguntos e retenha novamente por mais 5 segundos.

4)Associar fatos a imagens: Aprenda técnicas mneumônicas.Elas são uma forma muito eficiente de memorizar grande quantidade de informação.

5)Visualizar imagens: Veja as figuras com os "olhos da mente".
Exercício:
• Feche os olhos e imagine um ovo frito.
• Sinta o o aroma e a maciez do ovo.
• Visualize a gema e a clara.
• Imagine-se saboreando o ovo, com o pão molhando a gema.
Se a sua boca se encheu de água enquanto você visualizou esta cena, então você fez um bom trabalho!
Procure identificar ingredientes dos alimentos pelo gosto e pelo cheiro.
Faça isto diariamente e depois procure recordar dos mesmos.

6)Alimento: Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: tiamina, ácido fólico e vitamina B12. São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas.

7)Água: A água ajuda a manter bem funcionante os sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas.

8)Sono: Afim de se conseguir uma boa memória, é fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória.
A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.

Dicas tais como : tomar notas, organizar-se, usar um diário, manter-se em forma, check up regular da saúde, são importante para a manutenção não só da memória, como da saúde geral.

A contínua atividade intelectual como a leitura, exercícios de memória, palavras cruzadas e jogo de xadrez auxiliam a manutenção da memória.

Um estilo de vida ativo com atividade física regular e uma dieta saudável são dicas básicas para a manutenção da memória. Portanto, aproveite o início do semestre e mãos à obra.

Para outras informações, veja: Os labirintos da Memória - Ivan Izquierdo - Ciência Hoje

Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....