terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um caso de amor à vida e superação!!!

Semana passada num dos milhares de empregos que tenho (rs), atendi um rapaz que me emocionou muito.

Iniciamos há poucos meses um serviço de informática para deficientes visuais (ou cegos), e devo confessar que a cegueira pura é muito nova para mim.

Vou explicar: eu estou acostumada a atender casos de deficiencia visual no contexto de situações clínicas graves, como paralisia cerebral grave ou deficiência mental.

A cegueira pura, em pessoas com mobilidade e cognição normal é para mim um novo mundo, onde os pacientes me relatam suas experiências, suas dificuldades e sua percepção sobre a situação.

Pois bem, esse rapaz, B. de 23 anos, estava saindo do seu curso de informática à noite, quando tinha 16 anos e foi abordado por 2 assaltantes, que levaram seu pouco dinheiro e na fuga dispararam 2 tiros na direção de B. Os dois disparos acertaram a cabeça na região posterior (occipital). Uma bala entrou e saiu e a outra continua alojada. Após várias cirurgias e cerca de 3 meses de internação, B. foi liberado do hospital com poucas sequelas motoras e sem sequelas cognitivas, mas sem enxergar nada em ambos os olhos e com uma epilepsia controlada com medicamentos que ele toma até hoje.

A região occipital é a responsável pela visão e embora seus olhos continuem normais, ele não enxerga pois o cérebro não processa essa informação – é o que chamamos cegueira cortical.

A partir daí, surge uma história de superação, B. vai à escola, onde se alfabetiza em Braile, quer fazer computação e violão e está aprendendo a tocar violino para fazer parte do grupo de música de sua igreja. Em casa, é independente para todas as atividades (toma banho, se troca, vai ao banheiro, come). E se recusou a receber o auxílio doença (LOAS) pois ele quer mesmo é trabalhar e não se sente incapacitado em momento algum.

Terminou a consulta me dizendo: Doutora, acho que a bala destruiu a parte ruim do meu cérebro! Aquela que sentia raiva e tristeza. Ficou só a parte boa, que sente alegria de viver e que ama à todos!

Terminei a consulta sentindo um misto de emoção e admiração e agradecendo a oportunidade de conhecer pessoas tão diversas e tão ricas em suas diferenças!!

Boa semana! Um abraço!
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....