sábado, 2 de outubro de 2010

O sono infantil - continuação

Continuando nossa conversa sobre os padrões de sono na infância e seu desenvolvimento de acordo com a faixa etária, vamos hoje conversar sobre o sono de lactente até a adolescencia e no final dicas para tornar esse momento de descanso e paz, num momento realmente agradável.

1 ano

Começam a ocorrer brigas na hora de dormir. A criança está tão entusiasmada com suas novas habilidades, que sossegar para dormir torna-se cada vez mais difícil.
A criança de um ano dorme de 10 a 11 horas por noite e tira duas sonecas de uma a duas horas durante o dia. Como sempre, ela é quem sabe quanto sono precisa.
Dica: Uma mamadeira à noite não é um bom hábito. Não é bom para os dentes. Se começar a fazer parte da rotina, a criança precisará sempre da mamadeira para dormir, até mesmo quando acordar no meio da noite.

2-5 anos

Elas dormem de 11 a 12 horas à noite e talvez uma a duas horas à tarde.
Reduzem as sestas diurnas;
Redução dos despertares noturnos;
Os problemas são geralmente relacionados à falta de rotina.
Ser coerente com as regras diárias para a hora de dormir é a melhor maneira de ensinar os bons hábitos de sono para a criança.
6-12 anos

Não tem mais hábito de sesta, reduz-se também a dificuldade para dormir. Os pesadelos e os sonhos vívidos são frequentes. Insônia, resistência para dormir e ansiedade são os principais problemas desta idade.
Em crianças hiperativas os distúrbios de sono são um achado importante como dificuldade para dormir, despertares freqüentes podendo estar acompanhados de comportamento inadequado durante à noite, destruindo objetos da casa.
Adolescência

Adolescentes dormem de 9 a 10 horas por noite. O tempo de sono noturno decresce no início da adolescência durante os dias em que eles vão à escola, enquanto continuam estáveis naqueles em que não vão à escola. Ocorre, portanto, um déficit crônico de sono determinado pela pressão social. Por isso surge a sonolência durante o dia e o desejo de dormir durante o dia caso surja alguma oportunidade.
A sonolência diurna também pode estar relacionada à maturação física e hormonal do adolescente.
Para que as crianças aprendam a dormir, é necessário rotina, ajuste de horários e paciência, muita paciência.


Dicas:
Evite ninar bebê no colo diariamente (o correto é colocá-los na cama ou berço e ler ou contar uma estória por uns 15 minutos ou cantarolar embalando-o pelo mesmo tempo);

Manter horário fixo para despertar matinal;

Adequar horário de dromir de acordo com a rotina da família;

Rotina pré-sono: reduzir atividades; evitar ingesta excessiva de líquidos e cafeína; evitar TV;

Ambiente de sono escurecido, com temperatura adequada;

Nada de perambular com a criança pela casa no carrinho de bebê, ou pior ainda, colocar no carro e dar uma volta, ou colocar o bebê-conforto em lugares esquisitos, como sobre a máquina de lavar (ninguém precisa ser chacoalhado para pegar no sono. Dê uma fraldinha, que ele se auto ninará);
Não ofereça mamadeira ou chá a cada choramingo, elas só podem existir se fizerem parte do ritual;
Deixe o quarto da criança quando ela estiver sonolenta, mas ainda acordada. Ela deve perceber que está sozinha, para não se assustar quando despertar no meio da noite;
Nada de inventar situações negativas em relação ao sono, como bicho-papão;
E atenção!! Berço não é lugar para castigo! Dormir é um prazer! Ensine isso à seu filho!!

Boa semana
Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....