terça-feira, 16 de novembro de 2010

Congresso SBNI 2010

Semana passada, dias 11, 12 e 13, fui ao Congresso da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI). É o congresso nacional da especialidade, com temas atuais, convidados estrangeiros e toda a “trupe” de neuropediatras do Brasil.

Bom para rever os amigos e para nos atualizarmos com o que há de mais novo na especialidade.

O pré-congresso ocorreu no dia 11 e foi sobre as fronteiras da neuro com a psiquiatria. Um dia muitíssimo interessante, com discussão de duas especialidades afins, que abordaram temas como o TDAH, autismo, novas medicações que chegarão ao mercado (especialmente para o TDAH), novidades no campo da genética para as patologias psiquiátricas e uma boa discussão sobre um sintoma muito frequente na prática clínica, a irritabilidade!


Enfim, um dia cheio e bastante produtivo. Chamo a atenção para as palestars do Dr Luiz Augusto Rodhe de Porto Alegre e do Dr Guilherme Polanczyk, um gaúcho que atualmente está em SP, ambos psiquiatras da infância.

O congresso propiramente ditoa foi nos dias 12 e 13 e o tema foi: Neuroimunologia!

Uma série de doenças não muito frequentes, porém importantes na prática clínica, pela possibilidade de tratamento e pela diferença que faz no prognóstico final do evento a velocidade do diagnóstico e da instituição do tratamento.

O simpósio sobre Doença de Niemann-Pick tipo III foi excelente, tanto para o alerta para o diagnóstico precoce, quanto pela possibilidade de tratamento medicamentoso, com bons resultados. Essa é uma doença neurodegenerativa e para a qual, até pouco tempo atrás não existia tratamento.

O dia terminou com a palestra, brilhante como sempre, da Dra Elza Márcia Yacubian, que falou sobre os efeitos colaterais das medicações anti-epilépticas.

O último dia do congresso foi marcado por um simpósio interessantíssimo, conduzido pelo Dr André Palmini, que falou da comorbidade frequente entre epilepsia e TDAH. Com espaço para discussão e opiniões diversas dos colegas, foi um momento enriquecedor do congresso.

Enfim, um feriado muito produtivo de estudo e descontração. Volto nova e cheia de idéias para o trabalho!


Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....