quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vamos observar e estimular o desenvolvimento de nossas crianças!

Marcos importantes no Desenvolvimento Neuropsicomotor.

Todo bebê, seja ele prematuro ou com qualquer intercorrência perinatal (bebê de risco), ou seja ele um bebê sem qualquer problema ao nascimento deve ter seu desenvolvimento seguido de perto pelo pediatra e principalmente por seus pais.

A puericultura é como esse seguimento é realizado. São consultas mensais, onde o bebê é pesado, medido e seu perímetro cefálico (medida da cabeça) também é checada.

Bebês de risco, normalmente são seguidos também em programas de intervenção precoce, onde além da avaliação pediátrica de rotina há também a avaliação do neuropediatra e da equipe de reabilitação – fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

Seguem os achados mais importantes do desenvolvimento, porém é importante salientar dois aspectos: o primeiro é que na criança prematura, a idade de nascimento deve sempre ser corrigida. Por exemplo, um bebê de 6 meses que foi prematuro de 32 semanas, deve ser avaliado como um bebê de 4 meses, pois nasceu 8 semanas ou 2 meses antes do tempo.

O segundo aspecto diz respeito aos marcos propriamente ditos. Colocamos idades médias em que a aquisição da habilidade deve acontecer, mas há um tempo um pouco antes e um pouco depois onde essa aquisição ainda é considerada normal. Por exemplo, uma criança senta em média aos 6 meses, mas ela pode adquirir essa habilidade entre 5 e 7meses e meio.

É importante que os pais conheçam os tempos médios das aquisições motoras e cognitivas para observar eventuais atrasos e principalmente para estimular a criança adequadamente em cada fase da vida dela. 

Marcos:

·        1 a 3 meses: nesta fase o bebê começa a:

Fixar o olhar e acompanhar objetos --> coloque brinquedos grandes e com cores fortes para ele olhar;

Sustentar a cabeça: coloque o bebê de bruços para ele levantar a cabeça;

Converse bastante com ele, cante canções tranquilas, tenha contato físico com o bebê;

No terceiro para o quarto mês ele já agarra chocalho e ri para suas brincadeiras.

·        5 a 6 meses: ele agora vai se preparar para sentar:

Coloque o bebê sentado com apoio (almofadas, bebê conforto, carrinho)

Deixe de bruços com brinquedos na frente para ele segurar o tronco com os braços;

Ajude ele a rolar (passar de bruços para costas);

Compre brinquedos de levar a boca;

Brinque de esconder com ele e ensine ele a segurar a mamadeira.

·        8 a 9 meses:

Já imita sons de palavras. Fale palavras simples como "da", "pá";

Fica de pé se segurando. Brinque com ele de pé. Deixe-o livre no chão forrado para que se movimente.

·        9 a 10 meses:

Anda segurando nos moveis;

Pode ou não começar a engatinhar;

Começa a indicar o que quer;

Reconhece familiares.

·        11 meses a 1 ano e 3 meses

Começa a andar sem apoio. Pode cair algumas vezes e ate parar de andar por conta disso. Não se assuste e não o assuste com os tombos, sempre o estimule a recomeçar;

Brinque de jogar bola com ele;

Ensine-o a beber no copinho.

Brinque muito com seu bebê, conte histórias, cante músicas, massageie seu corpinho na hora do banho, olhe nos olhos. Todo bebê precisa desse vínculo de amor e proteção para se desenvolver saudável e feliz.

Um abraço

Dra Alessandra

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