quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

É CARNAVAL!

Época de festa, de feriado prolongado, descanso e diversão. Tudo de bom né?

Mas às vezes a alegria acaba em sofrimento. Parece lugar comum o que vou postar hoje, mas atendo diariamente crianças com graves sequelas de acidentes que podem ser facilmente prevenidos. Afogamento na piscina de casa, acidentes automobilísticos sem cinto de segurança, engasgos com comida inadequada para a idade, entre outros.

Portanto, o melhor a fazer para ter um carnaval de paz e alegria é se prevenir.

Se for dirigir, não beba. Se seu filho estiver no carro, sempre na cadeirinha adequada à idade e com cinto de segurança mesmo no banco de trás. Dirija por você e pelos outros.

Na praia, mantenha as crianças hidratadas (com ÁGUA, não refrigerante) e na medida do possível, mantenha regulares os horários das refeições. Não exponha as crianças ao sol nos horários de pico. Use protetor solar, mesmo que ela não esteja diretamente exposta ao sol.

E o mais importante, vigie atentamente as crianças no mar e na piscina. Se houver piscina em casa, mantenha fechada se há crianças pequenas.

Independente da opção para o carnaval, brincar e curtir na rua, ou ficar mais reservado em casa, essa é uma época propensa a acidentes e vale muito se privar um pouco da diversão para cuidar do seu filho, pois logo ele cresce e vai ser um companheiro de folia.

Mais uma coisa. Carnaval é um tempo mágico, de brincar de ser o aquilo que não somos. Super herói, palhaço, bailarina. Isso é bonito e lúdico. Então, atenção ao tipo de fantasia que seu filho usa. Criança tem que ser criança. E não um “mini adulto” com roupas curtíssimas, mostrando um corpo que ainda não se formou completamente. Sei que parece careta e que é difícil dizer não, quando todo o externo faz. Mas, conforme já falamos várias vezes, o não é necessário e ser educada é um direito da criança.

Mantendo o foco na diversão com segurança, tenho certeza, que o carnaval de todos nós será de harmonia e diversão. Eu vou me divertir com minhas plantas e minha cama, colocando o sono em dia. Escolha a sua diversão e aproveite.

Sejamos felizes!

Um abraço

Dra. Alessandra  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....