domingo, 5 de fevereiro de 2012

MOMENTO GARÇA


Eu gosto muito desta foto. Foi tirada pela minha filha numa viagem linda que fizemos a Manaus. Vocês já sabem que eu tenho essa pegada verde muito forte (rs). Gosto muito do contato com a natureza e o verde é para mim tranquilizador.

E lá, a natureza é exuberante. Muita água, igarapés, animais selvagens, uma profusão de estímulos sensoriais. Cheiros e sons muito diferentes da nossa realidade.

Mas o que essa foto tem de especial não é nada disso. É a serenidade contemplativa dessa garça. Linda e elegante, o mundo corre a sua volta e a sensação que eu tenho é que ela parou um minuto para observar a paisagem.

Quantos de nós fazemos isso com frequência? Parar e observar a paisagem com um olhar sem pressa e sem julgamento. Só contemplar, só curtir, só admirar. Ter esse tempo interior para apreciar a paisagem é um exercício que proponho a todos nós. Pode ser uma árvore perto de casa, um jardim de uma casa vizinha, uma nova flor que se abriu no caminho do trabalho. Ter a mente aberta para esse olhar mais profundo traz serenidade e paz interior.

Num mundo onde desde a mais tenra idade recebo crianças com queixa de nervosismo e ansiedade, termos e ensinarmos às nossas crianças a ter um o que chamo de “momento garça” pode ser parte da solução da nossa ansiedade e agitação.

Um abraço

Dra. Alessandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....