domingo, 19 de agosto de 2012

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO

Essa semana participei do Congresso Brasileiro de Medicina Fisica e Reabilitação. É a primeira vez que venho a esta evento e o tamanho impressiona. 

Realizado no Centro de Convenções do Anhembi junto com a feira de reabilitação, a estrutura física é enorme.

Embora com algumas falhas, especialmente na parte de alimentação (no primeiro dia oficialmente passei fome), a organização é muito boa e o espaço muito bem pensado.

Impressionante como a deficiência vem cada vez mais tomando seu espaço e seu lugar nas discussões e nos investimentos na área da saúde.

Claro que quando falamos de saúde pública, essa realidade ainda está muito distante e pouco acessível, mas a área da reabilitação cresce exponencialmente, tanto em novos recursos quanto em aprimoramento dos antigos.

Muito se falou sobre o idoso, que mesmo quando não tem deficiência, tem mobilidade reduzida e uma fragilidade que se não diagnosticada e abordada reduz sua expectativa e qualidade de vida.

Um consenso nesta área é que qualidade de vida, integração, inclusão e principalmente funcionalidade são os reais objetivos de um bom programa de reabilitação. Olhar esse indivíduo como alguém que está se adaptando a uma nova realidade (como na maior parte dos casos), respeitar o tempo e o luto e apoiar essa pessoa durante todo o processo é a base de qualquer reabilitação bem feita.

Ouvi ainda, algumas palestras sobre internação para reabilitação e outras sobre a dificuldade de acharmos locais para os casos crônicos e a reabilitação de manutenção. Resumindo, o que é difícil, é difícil para todo mundo.

Finalizando, muito se falou de técnicas de reabilitação no presente e especialmente para o futuro, mas sempre pensando o individuo por trás da deficiência, os aspectos psiquicos e emocionais dessa pessoa e de sua familia. Só assim reabilitamos globalmente. Trazendo essa pessoa, toda sua potencialidade e sua pluraridade de volta à vida e não só reabilitando a marcha ou o controle de tronco.

No proximo post falaremos sobre as novidades propriamente ditas.
Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....