terça-feira, 26 de maio de 2015

Vamos ao estudo! As novidades que vem por aí.

Os dois últimos finais de semana passei estudando. Vocês já sabem o quanto eu adoro estudar. Sou uma curiosa por natureza, ainda mais quando vejo no estudo uma possibilidade de cuidar cada vez melhor dos meus pequenos.

No dia 16 de maio, eu a neuropsicóloga Melanie Mendoza fomos a Campinas no simpósio Braincare (www.grupobraincare.com).

Colegas de profissão e parceiros, o evento foi organizado de forma muito competente e contou com palestras interessantíssimas, que abordaram o TDAH, os Transtornos do Espectro do Autismo, as Desordens do Processamento Auditivo Central, a Dislexia e especialmente, a reabilitação e as estratégias de ensino em situações especiais, assim como intervenções para memória e atenção.

Sempre saímos desses eventos cheias de ideias e motivadas a melhorar cada vez mais nossa abordagem.

E como dizia o subtítulo do evento, “o cérebro nunca para de nos encantar”.  Quanto mais estudamos, mais abrimos possibilidades de melhor intervir, estimular e dar às nossas crianças e adolescentes um futuro e um presente cheios de alegria.

Já no dia 23 de maio, participei de um fórum sobre Epilepsia. Confesso a vocês que esse assunto me encanta. É meu desafio diário entender esse processo tão complexo do nosso sistema nervoso. Controlar as crises, curar sempre que possível e dar aos pacientes com epilepsia uma vida normal, adaptada é uma luta diária.

E por conta disso nosso entendimento sobre essa condição vem cada vez mais se expandindo. Controlar as crises é o foco, mas pensar nas comorbidades, especialmente o TDAH, os transtornos do aprendizado e de linguagem abrem uma nova forma de abordar a epilepsia. Nessa direção, a pesquisa ativa de comorbidades e seu tratamento é uma parte fundamental do tratamento.

Métodos objetivos de diagnóstico como o CPT e a BRIEF que já usamos na clínica estão agora mais que indicados na avaliação completa da pessoa com epilepsia.

Enfim, trocar o descanso por tantas boas experiências, aprender coisas novas, validar outras que já usamos na nossa prática é o que me alimenta. Volto ao trabalho renovada e cheia de esperança de dias cada vez melhores para nossos pequenos, onde eles sejam sempre felizes.

Assim como vocês!
Um abraço
Dra. Alessandra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....