terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Terapia ABA



Esse final de semana nossa equipe de reabilitação se reuniu para realizar um treinamento em terapia ABA, visando a formação de AT (acompanhantes terapêuticos). Foi um sábado de muito trabalho e muita troca. Mas vamos entender um pouco sobre essa terapia.

A terapia ABA é uma terapia com abordagem analítico comportamental. ABA é a sigla para o nome, em inglês, de Applied Behavior Analysis, traduzindo: Análise do Comportamento Aplicada. Trata-se de uma intervenção terapêutica e educacional para questões socialmente relevantes baseada em uma abordagem científica chamada análise do comportamento. 

A terapia ABA tem mostrado resultados significativos na intervenção com indivíduos com desenvolvimento atípico, entre eles o transtorno do espectro do autismo (TEA). Por isso, tem se tornado um modelo de referência para o tratamento de crianças e adultos com tais diagnósticos. 

O foco da intervenção é construir uma ampla variedade de habilidades importantes no ambiente social da pessoa, como fala, conteúdos acadêmicos e comportamentos sociais e também diminuir problemas de comportamento que dificultem a interação com o mundo a sua volta.

O primeiro passo é a avaliação. A partir desta avaliação objetiva da criança estabelecem-se metas e objetivos de curto, médio e longo prazo e elabora-se um PEI: Plano de ensino individual. 

Nesse trabalho, existe um tripé de parceria fundamental para o alcance das metas: equipe, família e escola.  O objetivo maior da Terapia ABA é sempre tornar o individuo o mais autônomo possível para que, no futuro, possa aprender e interagir de forma independente de adaptações e ajudas profissionais.

Em países onde esse tratamento já é bem melhor conhecido, fala-se em 20-30h por semana. Aqui no Brasil esse tempo ainda é muito menor por conta de questões culturais e financeiras, mas é importante ter em mente que crianças com desenvolvimento atípico devem receber uma estimulação mais consistentes, especialmente nos primeiros anos de vida para um melhor resultado.

Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....