quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

RPG na clínica Vivere





Segue o texto da nossa fisioterapeuta Sandra Paolini sobre RPG - (Crefito 3/ 51896-F)

A Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular (RPG/RPM) é uma abordagem profissional que engloba uma série de procedimentos terapêuticos e diagnósticos, tendo como base os conceitos de cadeias musculares e posturamento, associados a recursos manuais miofasciais, articulares e dinâmicos. Age sobre o equilíbrio biomecânico restabelecendo o eixo postural fisiológico e normalizando a função músculo-esquelética e, consequentemente a postura.

O tratamento baseia-se principalmente na consciência corporal, respeitando a individualidade de cada paciente.

Ao longo da vida perdemos essa referência corporal. Um corpo posturalmente equilibrado possibilita um bom funcionamento dos órgãos internos, propiciando que todo o organismo trabalhe de forma sinérgica e harmônica em todos os seus sistemas.

O trabalho tem como base as posturas de tratamento derivadas dos estudos em cadeias musculares desenvolvidos pela Fisioterapeuta francesa Françoise Mezièré. Busca-se a causa dos problemas posturais, atuando sobre suas compensações e suprindo seus efeitos que, em geral, são disfunções morfológicas associadas às algias (dores).

A combinação das técnicas nos permite "preparar" o corpo para a colocação e evolução nas posturas cujo principal objetivo é o de eliminar as retrações das cadeias musculares através de um distencionamento lento, progressivo e gradual.

A definição clássica de cadeia muscular dada por Françoise Mezièré, é: "Conjunto de músculos de mesma direção e sentido, geralmente poliarticulares que se comportam como se fossem um só músculo e se recobrem como telhas de um telhado".

No desenvolvimento da postura, o posicionamento harmônico do corpo é mantido pelo indivíduo através de contrações isométricas, trabalhando diretamente nos músculos que necessitam de tonificação. Dessa maneira agimos globalmente no indivíduo, colocando em harmonia todos os segmentos corporais.

O que nos mantém de pé, contra a gravidade, são os músculos estáticos. Para exercer esta função anti-gravitacional, que requer um estado de contração parcial, os músculos estáticos têm um alto teor de tecido conjuntivo e um tônus elevado. Por isso eles tendem a se tornar hipertônicos, hipoflexíveis e encurtados,
especialmente em casos de patologias ou estresse, podendo causar desvios em ossos e articulações.

A técnica pode ser usada em pacientes de todas as idades, desde que o profissional saiba utilizar as ferramentas apropriadas, respeitando sempre os limites de cada paciente.

As crianças devem ser avaliadas desde muito cedo pois um diagnóstico precoce, por exemplo, no caso de uma escoliose é essencial para a evolução favorável da patologia e correção da postura. Sugere-se iniciar o tratamento a partir do momento em que haja compreensão para executar os exercícios de forma adequada, ou seja, coincidentemente com a pré-alfabetização, por volta dos 6 a 7 anos, aproximadamente.


As posturas visam restabelecer equilíbrio entre força, flexibilidade e consciência corporal, proporcionando alivio de dores e bem estar imediato ao final de cada sessão.

Venham conhecer essa técnica de reabilitação motora muito eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....