terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Coruja - Mais um recurso para a avaliação das dificuldades escolares




A avaliação de crianças e adolescentes com dificuldades acadêmicas vem evoluindo muito nos últimos tempos. Várias possibilidades diagnósticas podem ser pesquisadas através de testagens cada vez mais específicas.

Esse arsenal de recursos para avaliação nos dá maior segurança na hora de fecharmos um  diagnóstico, na hora de sugerirmos um processo de tratamento, seja ele medicamentoso ou não, mas principalmente, nos mostra onde estão as dificuldades e as potencialidades dessa criança.

Várias situações neurológicas cursam com dificuldades acadêmicas e refinar esse diagnóstico melhora e muito a evolução. 

Nesse sentido temos investido muito no nosso material de avaliação, seja com nossa formação, seja com novos instrumentos. Já falamos em posts anteriores sobre o CPT e a ADOS. Hoje vou então falar de um teste muito interessante, que é o Coruja.

O Coruja Especialista é um roteiro elaborado para a sondagem do desenvolvimento das habilidades acadêmicas nos anos iniciais do ensino fundamental. Seu objetivo é verificar se essas foram adquiridas e, em caso de defasagem, indicar a(s) área(s) de concentração das dificuldades encontradas.Essa avaliação gera um relatório personalizado sobre o desempenho da criança em três domínio fundamentais:

1) Língua Portuguesa

2) Matemática

3) Habilidades de aprendizagem

É um teste computadorizado, indicado para crianças do ensino fundamental, muito estimulante para a criança que está realizando as tarefas e que nos dá informações preciosas nos casos de dificuldades na aprendizagem.

Gera, ainda, propostas de atividades para serem utilizadas na intervenção com base nas dificuldades apontadas pelo teste.


Tratar uma criança com dificuldades escolares é um belo trabalho, cheio de bons resultados, entretanto é um trabalho que deve ser criteriosamente realizado. 

Nosso objetivo não é robotizar crianças e fazer todo mundo tirar 10 em tudo e sim ajudar as crianças nas sus dificuldades, estimular seu potencial, reconhecendo suas habilidades e transformar essa fase tão gostosa que é a escola, em um momento de prazer e felicidade.

Um abraço
Dra Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas, sugestões, comentários? Me escreva!!!

Ansiedade na infância: por que nossas crianças sofrem com o amanhã?

Eu acho que a infância é, sem dúvidas, a melhor fase da vida. Onde tudo é lúdico e onde a vida ainda é mais diversão do que obrigação....